Perdidos e Achados com o 'Passeio a Fátima'

Amanhã no Jornal da Noite
Num fim de semana que coincide com a peregrinação de maio à Cova da Iria, a SIC revela um filme amador feito em 1929 por um devoto de Lisboa. A película esteve guardada mais de 80 anos e foi recentemente encontrada, por acaso.
É um dos raros filmes de Fátima poucos anos depois das denominadas aparições. Em cerca de dois minutos, o "cineasta" registou o passeio da família ao recinto, onde se vêem as primeiras barracas de vendas, o antigo hospital, a capelinha e os contrastes da multidão. 
A capelinha e a azinheira grande são os únicos elementos comuns com a paisagem actual. Em 1929, a basílica era pouco mais do que um projeto e o local mantinha os traços da ruralidade original. Entre os peregrinos era possível ver as diferenças sociais, na forma como se vestiam, mas também no transporte. Já havia espaços para o estacionamento de automóveis, mas havia sobretudo devotos que se deslocavam a pé ou de burro. Com dois anos de idade, a filha do autor do filme aparece de mão dada com a mãe. 
O ‘Perdidos e Achados’ acompanhou-a, 83 anos depois, num regresso à Cova da Iria, pelos mesmos caminhos que percorreu em 1929. Na viagem, fazemos o retrato social, político e religioso da década de 20. Foram anos de mudança em Portugal, entre as duas guerras mundiais, com a instalação da ditadura militar e o fenómeno da Cova da Iria a impor-se sem que os peregrinos tivessem conhecimento de quaisquer alegadas referências das crianças videntes à Rússia ou a um segredo. Neste 12 de maio assinalam-se os 30 anos da primeira visita de João Paulo II a Fátima. Lembramos também a peregrinação do papa polaco, com a memória do ex-reitor do santuário, Mons. Luciano Guerra.
Jornalista: Joaquim Franco 
Repórter de Imagem: Hugo Neves 
Editor de Imagem: Ricardo Santana 
Produção: Madalena Durão e Diana Matias 
Coordenação: Isabel Horta

1 comentário:

Tiago Daniel Lopes disse...

acho mal a Sic não transmitir as cerimónias de Fátima. tive de ir ver a concorrência :(

Com tecnologia do Blogger.