Rosa Fogo > Quem é Quem?

Gilda Azevedo Mayer (Irene Cruz) - 70 anos 
Casou cedo com Fernando Mayer. Durante anos foi a mulher do líder da Forella, criando dois filhos, António e Miguel, e tratando da quinta na Costa Oeste. O traço que mais define Gilda é a sua dedicação à Forella e às mulheres da sua vida. É muito atenciosa e preocupada com aquilo que a rodeia. Gilda é uma mulher crente e religiosa. Pede pela família e implora perdão pelo seu passado que a persegue diariamente.
Maria Azevedo Mayer (Cláudia Vieira) - 30 anos 
Filha de Beatriz e António Azevedo Mayer, ambos mortos num acidente de carro, quando Maria era ainda criança, com 10 anos. Tem poucas memórias dos pais, a avó Gilda foi quem tomou conta dela. É bailarina. Estudou Dança Clássica no Conservatório, porque queria ter todas as bases de dança. Mal saiu, tomou logo conta da companhia BiaMay, que tinha sido criada pela mãe. Decidiu expandir e testar novas misturas: ballet, flamenco (que aprendeu com a mãe) e dança contemporânea. A companhia ocupou o espaço da academia “A menina dança?”, também herança da mãe. Nesta academia, Maria treina, pratica com os seus pares e dá aulas a crianças e a graúdos. É com a academia que ganha dinheiro para manter a companhia. Encara a dança como o espaço de total liberdade. É quando dança que ela se sente ela mesma, no seu estado mais puro e essencial. É aqui que está em profunda comunhão consigo e também com o mundo que a rodeia. Vive com a avó desde sempre. As duas dividem-se entre Lisboa e a quinta. 
  
Agostinho Nunes (Joaquim Nicolau) - 45 anos 
Responsável pela criação de Labradores, feita na quinta Mayer, na Costa Oeste. Marido de Carlota Nunes. Agostinho é um homem sisudo, duro e cujas funções o fazem usar roupa prática, que se possa sujar. Mistura-se o facto dele ter sido militar e portanto trabalha usando camuflados, botas, peças usadas em caçadas e misturadas com apontamentos bélicos, gabardines. É um homem que passa muito tempo com os cães, em passeios pela floresta e cuidando-lhes da higiene e alimentação. 
Carlota Nunes (Ângela Pinto) - 40 anos 
Caseira na quinta de Gilda Mayer e esposa de Agostinho Nunes.
Diogo Martins (José Fidalgo) - 32 anos
É o aliado secreto de José da Maia no seu plano. Vai pedir Maria em casamento, mas as suas intenções não são honestas. É actualmente o agente da companhia de dança BiaMay. 
José da Maia (Rogério Samora) – 50 anos 
É um burlão, um esquemático, um trapaceiro de pouca monta. Fez especulação imobiliária, algum tráfico de droga, pequenos negócios ilegais até se tornou demasiado ganancioso e perdeu tudo. Acumulou muitas dívidas na Argentina, país onde decidiu “investir” há uns anos. Ele faz tudo o que for preciso para conseguir enriquecer, sem ter que dar no duro. 
Lara Gomes (Ana Nave) - 48 anos 
É empregada na quinta argentina de José da Maia. Ela sempre trabalhou no campo e não sabe fazer outra coisa. A sua vida está ligada à terra e é ligada à terra que quer continuar. Conheceu Horácio muito nova e casou com ele, verdadeiramente apaixonada. É uma mulher fiel e dedicada ao seu marido. 
Horácio Gomes (Joaquim d’Almeida) – 50 anos 
Vive na Argentina, casado com Lara e pai de Javier. O casal partilha o mesmo amor pelo campo, pelo silêncio da planície, pela labuta e o suor de quem trabalha a terra. 
Javier Gomes (Tomás Alves) - 22 anos 
Javier é filho de Lara e Horácio. Nasceu na Argentina e foi criado nos vários sítios onde a mãe e o pai trabalhavam. Quando o conhecemos é estudante mas vai abandonar os estudos para ajudar a mãe - e ele próprio - a recuperarem da perda de Horácio. É um rapaz muito humilde, simples, despretensioso. 
Estêvão Amorim (Ângelo Rodrigues) - 35 anos 
Filho de Teresa e Luís Amorim (que já morreu). Não tem irmãos. Quer ser gestor de topo, à frente de uma multinacional. A Matemática, os números, a lógica, aliado a negócios e à possibilidade de fazer uma empresa prosperar e ganhar dinheiro, gerando postos de trabalho e produzindo, é o que o move. Progredir, crescer, fazer mais e chegar mais alto. Estêvão é ambicioso, quer muito, quer mais. Não só para si, mas numa perspectiva global. Maria, e a sua faceta artística, serão o que Estêvão vai precisar.

estreia segunda-feira
na SIC!

Comentários