"O Dia mais Longo" na Grande Reportagem SIC deste domingo

No dia 11 de Setembro de 2001, Cláudia Portela estava no escritório da Torre 1 do World Trade Center, Luís Cordeiro estava em Wall Street, atrasado para uma reunião no andar 87 da Torre 1. Alex Sanchez e Manuel Checo estavam longe de saber que seriam destacados para as operações de limpeza do Ground Zero, a zona de impacto. 
 No dia 11 de Setembro, mais de duas mil e setecentas pessoas morreram no World Trade Center. Além das torres gémeas, colapsaram 5 edifícios. 150 mil pessoas perderam o emprego. Os inúmeros incêndios só foram extintos ao fim de três meses. As operações de limpeza duraram quase dois anos. 
 10 anos depois, o 11 de Setembro continua a provocar vítimas. A queda das Torres libertou uma nuvem tóxica e provocou um desastre ambiental urbano sem precedentes nos Estados-Unidos, ao qual foram expostas quase 500 mil pessoas e cujo impacto ainda perdura. Entre os mais expostos estão bombeiros, polícias, voluntários, funcionários de empresas públicas e privadas, destacados para as operações de resgate e de limpeza. Perto de 60 mil pessoas trabalharam longos meses na gigantesca tarefa de limpar os cinco andares de entulho em que se transformou o Ground Zero. 
 ‘O Dia Mais Longo’ é a Grande Reportagem SIC deste domingo, 11 de Setembro. Uma reportagem com depoimentos impressionantes sobre o dia que mudou para sempre a vida milhares de pessoas. 
Um trabalho de Sofia Arêde, com imagem de José Eduarto Zuzarte, edição de imagem de Ricardo Sant'Ana e Grafismo de Isabel Cruz. 
 Jornalista: Sofia Arêde 
Repórteres de Imagem: José Eduardo Zuzuarte 
Edição de Imagem: Ricardo Sant’Ana 
Grafismo: Isabel Cruz 
Produção: Isabel Mendonça 
Coordenação: Cândida Pinto 
Direcção: Alcides Vieira

Comentários