Impresa em Matosinhos a partir de Outubro

Localizado no antigo Matadouro Municipal, no quarteirão das ruas Conselheiro Costa Braga, Afonso Cordeio e Sousa Aroso, o Centro de Inovação de Matosinhos (CIM) está pronto para receber os novos inquilinos: o grupo Impresa.
Hoje, sexta-feira, dia 8 de Julho, o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, procedeu à entrega simbólica das chaves ao Vice-Presidente da Administração do Grupo Impresa, Engº Francisco Pinto Balsemão, após uma breve visita aos recantos deste espaço que ganhou uma nova vida graças à intervenção da autarquia, num projecto da autoria da arquitecta municipal Susana Mota Freitas. Marcaram também presença o Vice-Presidente, Dr. Nuno Oliveira e os Vereadores Fernando Rocha, Dra. Joana Felício, Prof. Correia Pinto e Dr. Guilherme de Aguiar.
O Presidente da Câmara deu as boas-vindas a todo a equipa do grupo Impresa, que agora vai ter o seu local de trabalho concentrado em Matosinhos, realçando que a transformação do antigo Matadouro num espaço de excelência preparado para albergar empresas como a SIC, o Expresso, a Visão, a Caras ou o Portal AEIOU foi “um gesto de renovação urbana decisivo”.
O autarca relembrou que “a Câmara Municipal de Matosinhos tinha um produto de excelência para oferecer” pelo que, fazia todo o sentido, “entrar no mercado” e captar para aquela zona da cidade um pólo de atracção relevante como é o caso deste grupo empresarial. Acrescentou ainda que “Matosinhos é uma cidade fantástica para se viver e trabalhar” porque para além de uma ambiência cativante, tem uma oferta ao nível da restauração difícil de igualar e uma orla costeira que convida a um passeio ou a uma breve pausa à beira-mar.
O projecto de remodelação das instalações do antigo Matadouro Municipal faz parte de uma estratégia concertada da Câmara Municipal de Matosinhos para a captação de empresas de renome nacional e internacional na área das indústrias criativas e comunicação. Em menos de um ano, tempo recorde, foram criadas todas as condições para o acolhimento de um parceiro considerado estratégico para Matosinhos, o grupo Impresa.
Com um investimento de 1 milhão e 700 mil euros, procedeu-se à requalificação de um pólo deprimido da zona de Matosinhos sul, transformando-o num local de acolhimento de novas empresas e de partilha de conhecimentos e recursos, construindo um cluster com características únicas de inovação e conhecimento no país. Importante salientar que, num período de contracção e avaliação pormenorizada dos investimentos, foi uma prioridade assumida pela Autarquia consolidar este projecto.
Contamos assim, já a partir deste mês, com a instalação em Matosinhos de algumas células do universo Impresa, como o Expresso, a Visão ou Caras, envolvendo a fixação imediata de 100 colaboradores, estando prevista a mudança total do grupo com a estrutura da SIC até ao final do mês de Outubro.

Comentários