Vidas a Leilão na Grande Reportagem SIC deste domingo


Portugal é, cada vez mais, um país de falsos proprietários. O sonho da casa própria – que cresceu amparado pelas facilidades dos bancos em tempos de euforia financeira – está a transformar-se num pesadelo para milhares de famílias.
Há 135 mil familias que deixaram de consguir suportar os empréstimos bancários. A divida aos bancos, relativa ao crédito à habitação, já ultrapassa os dois mil milhões de euros.
Graça, Carlos e Mónica deixaram de conseguir pagar a casa. Paulo, construtor civil, tem 60 apartamentos por vender. A divida aos bancos obrigou-o a declarar insolvência.

Quatro vida que já foram a leilão.
Os bancos não aceitam as casas para pagamento das dividas.Esticam a corda dos clientes até a quebrar. Para atenuarem a asfixia financeira, em que a divida as coloca, as familias em falta anseiam ver-se livres das casas – o irónico desejo dos milhares de desesperados.
Histórias na primeira pessoa. Gente vitima de infotúnio que destapa a cara e que deixou de querer viver tão grande agonia em silêncio. Um grito forte de apelo aos bancos. Uma reportagem decalcada da dura realidade portuguesa a que nenhum futuro governo poderá fechar os olhos.

Vidas a Leilão é uma reportagem de Pedro Coelho e Hugo Neves (imagem), com edição de imagem de Ricardo Tenreiro; grafismo de Isabel Cruz; pós-produção áudio de Octaviano Rodrigues; produção de Isabel Mendonça; Coordenação de Cândida Pinto; Direcção Alcides Vieira.

Comentários

Anónimo disse…
Boa tarde gostaria de saber que empresas funcionam online sobre este assunto dos leiloes.