Teresa Branco é a coordenadora da clínica metabólica de Peso Pesado

"Fisiologicamente a mulher perde menos peso do que o homem", garante Teresa Branco, fisiologista e coordenadora da clínica metabólica de ‘Peso Pesado', SIC, que acompanha os treinadores Sara e Rui. O programa ainda não estreou, mas os vinte concorrentes já estão a trabalhar para perder peso, assegura a médica. Teresa Branco levanta a ponta do véu daquilo que se poderá ver nas primeiras emissões. Em síntese: os concorrentes perdem peso ao primeiro impacto, ainda que não estejam a fazer abordagens muito restritas, porque o volume se deve à retenção de líquidos, depois esse processo diminui porque se entra na fase da massa gorda, mais difícil de perder. É aqui que tudo se complica e que o "trabalho motivacional" é fundamental porque as pessoas terão de gerir esse factor. É aqui, também, que começa o jogo, pois vão começar a definir-se algumas desvantagens fisiológicas.
O segredo está na divisão de refeições ao longo do dia, além do exercício físico adequado. Teresa Branco garante que "o menu foi elaborado de acordo com os testes clínicos dos concorrentes, bem como com as provas diárias às quais são submetidos. Também houve a preocupação de perceber quais os alimentos que alguns dos concorrentes não gostavam". O objectivo destes cuidados é não só ajudar à perda de peso mas também "dar algum conforto às pessoas". A fisiologista tem na sua equipa um psicólogo e uma nutricionista especializados e ainda um gestor de imagem.
PROGRAMA ALIMENTAR
A maioria dos concorrentes fazia duas a três refeições por dia e em grandes quantidades. Agora passaram a alimentar-se de forma fraccionada, assegura a coordenadora da equipa metabólica, Teresa Branco. Os programas alimentares diferem de acordo com características individuais, ainda assim, a maioria come ao pequeno--almoço fruta, queijo fresco e ovos. A meio da manhã é a vez das barras de proteínas, com pouco açúcar e pobres em hidratos de carbono. Ao almoço comem sopa de vegetais, sem batata, peixe gordo e fruta. Durante a tarde dois snacks. À noite é a hora do jantar e alguns ainda ceiam.
CM

Comentários