Querida Júlia > objectivo: ser líder das manhãs

‘Querida Júlia’ estreia a 14 de Março e quer retirar as manhãs da SIC do terceiro lugar de audiências. Do lado de Queluz, Goucha vai manter o modelo de sucesso de ‘Você na TV’.
Querida Júlia’, com estreia marcada para 14 de Março, é a arma da SIC para ganhar a liderança do horário das manhãs. Pela frente, Júlia Pinheiro vai encontrar ‘Você na TV!’, de Manuel Luís Goucha, um amigo e colega de longa data na TVI, e ‘Praça da Alegria’, da RTP 1.
Para este combate Júlia Pinheiro já definiu as prioridades. "Estamos a trabalhar violentamente para nos rodearmos de todos os elementos e artifícios para lançar uma proposta competitiva", diz a directora de Conteúdos da SIC à Correio TV. Júlia coloca os objectivos de forma muito clara: "Tenho a firme convicção de que a médio prazo vamos liderar o horário", revela. Para tal, começou desde logo a montar a estratégia. Rescindiu com a produtora MBTV, de Manolo Bello, e contratou a Endemol, com quem fez, por exemplo, ‘Casa dos Segredos’, o último projecto que conduziu na TVI. Garantida está também a
saída de alguns profissionais do ‘Companhia das Manhãs’, como Francisco Menezes, que já se despediu do público. Em sentido contrário, Hernâni Carvalho, Ana Marques e Cláudio Ramos vão continuar e receber novos colaboradores, que serão decididos nos próximos dias. Além disso, Júlia vai contar com três editores, dois contratados à TVI: Rosário Mendonça e Filipa Mourato. Artur Cassiano, antigo director de Informação do Rádio Clube, fecha a equipa de editores. É com este grupo que Júlia espera ganhar público à concorrência. E a apresentadora deixa já um aviso: "Mal os tenha a olhar para mim, não os largo mais".
Sem adiantar pormenores sobre o formato, que a SIC mantém em segredo, Nuno Santos, director de Programas, apenas diz que "terá uma componente forte de actualidade". Explica ainda que vai "reflectir a maneira de ser e de estar da Júlia". Ou seja, terá um ambiente "muito descontraído, interventivo e vai tentar animar as pessoas". A meta é recuperar audiência num horário que, nos últimos tempos, tem sido um dos pontos fracos da estação. Em Janeiro, por exemplo, o espaço teve menos de metade do share de ‘Você na TV!’, que lidera o horário mas que é seguido de perto por ‘Praça da Alegria’.
(...)
Neste sentido, Manuel Luís Goucha afirma que vai existir "uma concorrência diabólica a partir do dia 14". E apesar de desejar "o melhor à Júlia", deixa um aviso: "Não me apetece perder". "Eu, a Cristina e a nossa equipa tudo faremos para não facilitar a vida à Júlia", sublinha.
As manhãs são o primeiro objectivo da directora de Conteúdos da SIC, mas não o último. ‘Peso Certo’ (‘Biggest Loser’), que vai arrancar nas noites de domingo em Abril ou Maio, já começou com as fases de castings e é uma das grandes apostas da SIC. "É o formato de que toda a gente fala, estão todos entusiasmados e curiosos e as expectativas são as melhores", diz Júlia Pinheiro. O concurso vai ter entre 16 a 20 concorrentes, que vão competir em duplas. Estes vão viver numa casa nos arredores de Lisboa durante o programa e vão ser acompanhados por uma equipa de dez pessoas, entre médicos e treinadores. Júlia Pinheiro só vai dar a cara no dia da estreia, mas está a acompanhar a produção de perto. À margem da apresentação de ‘A Família Mata’, Nuno Santos disse à Correio TV que as pessoas que apareceram no primeiro casting, em Lisboa, apresentaram "histórias muito poderosas".
"Ficámos verdadeiramente impressionados com o que vimos", disse. Agora segue-se um segundo casting, no Porto, existindo ainda a possibilidade de um terceiro, novamente em Lisboa. Depois entra a fase de entrevistas finais, que vai reduzir o leque de centenas de candidatos aos finalistas. Até ao momento, apareceram várias duplas familiares, como marido e mulher e pai e filhos, mas também amigos e colegas de trabalho.
Mas nem só de Júlia Pinheiro se fazem as novidades da SIC. Em Março vai estrear o programa de Manuela Moura Guedes. O formato, sabe a Correio TV, está fechado e o programa está em pré-produção.
A equipa que vai trabalhar com a jornalista ainda não está decidida, mas parece cada vez menos provável que a mesma venha da TVI. Isto porque Manuela gostava de contar com antigos colegas do ‘Jornal Nacional de Sexta’. Só que estes fazem parte dos quadros da TVI e o que a SIC poderá oferecer é um contrato a prazo, tal como o de Manuela, que fechou o acordo para 13 programas.
(...)
ANA MARQUES: AO LADO DE JÚLIA
É um dos rostos mais antigos da SIC e amiga pessoal de Júlia Pinheiro. Ana Marques faz parte da actual equipa de ‘Companhia das Manhãs’ e tem lugar garantido em ‘Querida Júlia’. Marques foi a escolhida para ir buscar Júlia Pinheiro e acompanhá-la no regresso à SIC.
CM

Comentários

Rodrigo disse…
é desta energia que se precisa... diz que quer ser líder e de certeza que vai sê-lo!
assim devia ter acontecido com o Boa Tarde ou mesmo com o Companhia das Manhãs!
Anónimo disse…
A SIC para ser lider...
07:00-Edição da Manhã
09:00-Programa sobre Desporto,Moda,Teatro etc...
-Rita Ferro Rodrigues
10:15-Querida Julia!
-Julia Pinheiro
13:00-Primeiro Jornal
14:15-Programa da Tarde com...
Manuel Luis Goucha e Conceição Lino ou Leonor Poeiras
17:25-Tempos Modernos
18:10-Nós por Cá
Agusto Madureira
19:00-Tititi
20:00-Jornal da Noite
21:00-Família Mata
22:10-Laços de Sangue
23:15-Insanto Coração
00:25-Escrito Nas Estrelas
01:00-Cinema
Gonçalo disse…
Visitem:
http://maistelevisao1.blogspot.com/