DANCIN' DAYS

estreia SEGUNDA na SIC a novela onde vale a pena sonhar!

ÍDOLOS

Domingo temos músicas do século XXI com os 10 finalistas

BOA TARDE

O talk show das tardes da SIC

ROSA FOGO

Assiste à novela no horário nobre da SIC

FINA ESTAMPA

Já estreou na SIC!

31 de janeiro de 2012

Clube do Livro SIC procura histórias sobre o Rock in Rio

A organização do Rock in Rio, a editora Guerra e Paz e o Clube do Livro SIC lançam um desafio a todos os fãs do maior evento de música e entretenimento do mundo: partilhar os seus momentos e fotografias nas edições portuguesas do evento para fazerem parte do livro que vai reunir as melhores histórias e imagens do Rock in Rio-Lisboa. 
 Um pedido de casamento no meio do concerto de Sting? Um encontro inesperado com um amigo que não via há anos a caminho do Palco Sunset? São este tipo de relatos que o Rock in Rio quer descobrir para que seja o público a contar, na 1ª pessoa, a história das várias edições do evento, partilhando episódios curiosos, aventuras e experiências únicas. O passatempo para encontrar os testemunhos mais interessantes decorre de 11 de Janeiro a 11 de Fevereiro. 
Os interessados devem aceder ao site oficial do evento em www.rockinriolisboa.sapo.pt, fazer o upload de uma história verídica que deve conter entre 1.000 a 3.000 caracteres e de uma imagem que ilustrativa. O júri, composto por um elemento do Rock in Rio e por um elemento da Guerra e Paz, avaliará até ao dia 14 de Março todos os textos recebidos, baseando-se no critério da originalidade. 
As 100 melhores histórias serão anunciadas no site oficial do Rock in Rio-Lisboa no dia 15 de Março. As melhores histórias/imagens vão ser publicadas no livro com o título ‘Rock in Rio-Lisboa: EU FUI’ que será lançado no mês de Abril.

Audiências 30 Jan - Informação é a mais vista da SIC

Destaques do dia:
- 4.º lugar – Jornal da Noite com 11,3% de rating e e 26,5% de share 
- 5.º lugar – Gosto Disto com 10,2% de rating e 24,0% de share 

Total do dia: 
Cabo – 26,3% 
TVI- 26,0% 
SIC – 22,3% 
RTP1 – 22,0% 
RTP2 – 3,3%

30 de janeiro de 2012

Condenados regressa sexta-feira


A SIC apresentou, em 2010, a série ‘Condenados’, sobre 4 homens que terão sido vítimas de erro judicial. O programa, que obteve um assinalável sucesso, ganhou o prémio de “Melhor Programa de Informação”, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores. 
Um ano depois de terem contado a sua história, fomos ver o que terá mudado na suas vidas e de que forma o peso do cadastro terá afetado a sua integração familiar, social e profissional. 
Um programa de Sofia Pinto Coelho com realização de João Nunes e Manuel Chaves.
O Programa de estreia abordará a história de Sérgio Casca.

TV Barroso no Meu Pequeno Mundo

Quinta-feira no Jornal da Noite
Este é o tal canal... Uma televisão onde as notícias são o mundo rural. As aldeias desertas, os bailaricos, as sessões da câmara, as chegas de bois e a noite das bruxas. Em Montalegre, concelho vincado pela emigração e pela desertificação, há um canal que emite através da Internet. Para escapar ao isolamento de Trás-os-Montes, para matar as saudades dos emigrantes. 
Os bastidores de uma televisão, onde alegria rima mesmo com dia-a-dia. O diretor-geral e a jornalista são as estrelas de serviço. Vedetas da terra. 
Autoria: Ana Sofia Fonseca 
Reportagem: Ana Sofia Fonseca e Paulo Cepa (imagem) 
Edição de imagem: Luís Gonçalves 
Grafismo: Eduardo Militão
Pós-produção áudio: Edgar Keats e Octaviano Rodrigues 
Produção: Sónia Ricardo 
Direcção de Informação: Alcides Vieira

Sofia Alves abre portas à SIC

Está em final de contrato com a TVI (termina no final do ano) e pode ser reforço do canal, assim a própria o entenda. Sofia Alves, ligada à vários anos à estação de Queluz não fecha as portas a uma possível saída do canal.
Contrato com TVI termina no final do ano
Numa entrevista à revista TV Guia, a actriz refere que depois do contrato finalizar "vou analisar tudo antes de aceitar a proposta de quem quer que seja" reforçando a ideia de que tudo vai depender dos locais "onde houver bons desafios".

Teresa Guilherme pede a Júlia que se preocupe com o programa

Está para durar a "guerra" entre Júlia Pinheiro e Teresa Guilherme. Depois da apresentadora da SIC ter referido que só não foi para a TVI apresentar o Big Brother porque o Emídio Rangel a prendeu na SIC, Teresa Guilherme contra-ataca. "Ela devia preocupar-se mais com o ‘Querida Júlia’. Está há mais de um ano na SIC e contam-se pelos dedos de uma mão as vezes que o seu programa ganhou à concorrência. Quando é que ela pensa ganhar? Daqui a dez anos?”, atira.

Estreia de Querida Júlia foi a 14 de Março
Pois, a questão é que apesar de Júlia estar na SIC há um ano, o programa Querida Júlia ainda não tem um ano de idade... 
O Querida Júlia estreou precisamente a 14 de Março de 2011 e, curiosamente, já começou a ganhar à concorrência. Ainda na quinta-feira levou a melhor sobre a RTP e sobre a TVI.

Jurados do Ídolos podem mudar

Ainda há incertezas quanto a permanência de Roberta Medina, filha do criador do "Rock in Rio", Laurent Filipe e Pedro Boucherie Mendes. O único nome que está totalmente confirmado é de Manuel Moura dos Santos, que garante que a mesma equipe será mantida. 
Recorde-se que “Ídolos” vai entrar na quinta temporada em meados deste ano. O programa irá revelar o mais novo cantor do país.

Audiências 29 Jan. - Pedro Mourinho dá audiências

Jornalista conduziu os 2 noticiários do canal
Destaques do dia:
- 3.º lugar – Jornal da Noite de Pedro Mourinho com 26,5% de share e 11,1% de rating 
- 5.º lugar – Primeiro Jornal de Pedro Mourinho com 9,4% de rating e 37,2% de share 
- Fama Show com 7,3% de rating e 33,1% de share 
- Ganha Num Minuto com 6,7% de rating e 18,7% de share 
- Lua Vermelha com 3,4% de rating e 20,5% de share 

Total:
Cabo – 28,8%
TVI – 28,7%
SIC – 22,5% 
RTP1 – 17,5%
RTP2 – 2,5%

Parabéns Daniel Oliveira!


Parabéns Daniel Oliveira pelos 31 anos!

29 de janeiro de 2012

Audiências 28 Jan - Pedro Mourinho é o mais visto

Destaques do dia:
- 3.º lugar – Jornal da Noite de Pedro Mourinho com 10,7% de rating e 26,9% de share 
- Até à Verdade com 7,4% de rating e 30,9% de share 
- Dr White com 7,3% de rating e 20,9% de share 
- Alta Definição com 6,2% de rating e 33,1% de share 
- E-Especial com 4,0% de rating e 25,8% de share

Total:
TVI – 27,8%
Cabo – 27,6%
SIC – 23,7%
RTP1 – 16,8%
RTP2 – 4,1%

Nuno Graciano substitui Figueiras no Alô Portugal

Enquanto José Figueiras se encontra por terras de Monte Carlo a gravar com Sofia Cerveira, o Alô Portugal da SIC Internacional é conduzido por Nuno Graciano. 


Ao 'tio careca' cabe substituir durante três emissões o anfitrião do programa que foi até ao Mónaco gravar o Festival de Circo de Monte Carlo para ser emitido no Natal pelo canal.

28 de janeiro de 2012

Casamento de Rosa Fogo já está gravado

Já está gravada uma das cenas mais ansiadas da novela da SIC – o casamento de «Maria» (Cláudia Vieira) e «Estevão» (Ângelo Rodrigues). Os protagonistas de «Rosa Fogo» subiram esta semana ao altar no belo cenário da Igreja da Misericórdia, em Santarém. Ela, Cláudia Vieira, aliás «Maria Azevedo Mayer», e ele, Ângelo Rodrigues, aliás «Estevão Amorim», disseram o «sim» na presença de quase todo o elenco da novela. 
E quanto todos pareciam felizes, eis que surge a surpresa: a malvada «Catarina» (Sandra Barata Belo) entra inesperadamente na igreja e faz uma revelação bombástica: «Eu estou grávida! É verdade, eu estou à espera de um filho do Estevão!...» As imagens desta cena tão emocionante e crucial para o desenrolar da história só irão para o ar no episódio 125 de «Rosa Fogo», sensivelmente daqui a um mês, mas nós estivemos no «casamento» e mostramos-lhe já aqui as melhores fotos.

SIC Blogue é parceiro da novela Rosa Fogo

"Estamos Juntos": Júlia na SIC


Seja bem-vindo ao Estamos Juntos!

Há um ano na SIC, a apresentadora do Querida Júlia ainda não conseguiu reconquistar o público que lhe foi fiel, mas acredita que vai ser líder.


Ao regressar à SIC, Júlia já estava preparada para perder. Era um milagre se conseguisse chegar e iniciar logo a vencer. Um programa para ser líder precisa de muito tempo, por exemplo, o Você na TV demorou 3 anos até conseguir sair vitorioso.
Acredito muito no Querida Júlia, acho que é um programa diferente e original.


Nos últimos tempos, o programa das manhãs da SIC tem conseguido vencer a Praça da Alegria. As manhãs da RTP1 e até a programação em geral da RTP1 é feita para pessoas com mais idade. Mas, lá está, é também um programa muito bem feito. Mesmo estando atrás dos seus companheiros na TVI, Júlia afirma ' fico feliz com o sucesso do Goucha e da Cristina' e revela ainda que os gostava de ter na SIC. Júlia conta ainda que ' sei que vou vencer. É uma questão de tempo'. E a verdade é que o Querida Júlia já venceu as manhãs, esta quinta-feira (dia 26 de Janeiro).


Júlia Pinheiro está nomeada, pela TV7DIAS, como melhor apresentadora de televisão. Concordo plenamente, foi um ano muito difícil para a apresentadora da SIC. Sinceramente, não compreendo como é que tinha tempo para tudo. Era Querida Júlia e Peso Pesado, Peso Pesado e Querida Júlia. Acho que devia vencer. 
Vote na Júlia Pinheiro como melhor apresentadora em http://www.tv7dias.pt

Por hoje é tudo, eu volto para a semana com mais um Estamos Juntos, aqui no SIC BLOGUE. Até para a semana!

Audiências de 27 de Jan. - Jornal da Noite é o mais visto do canal

Destaques do dia:
- 3.º lugar – Jornal da Noite com 28,2% de share e 11,6% de rating 
- 5.º lugar – Gosto Disto com 26,0% de share e 10,6% de rating 

Total: 
Cabo: 27,2%
TVI – 25,9%
SIC – 22,7%
RTP1 – 20,8%
RTP2 – 3,4%

Facebook do Correio da Manhã dá destaque ao SIC Blogue

Estava eu muito sossegado a navegar pelo Facebook e eis que me deparo com mais uma publicidade gratuita ao SICBlogue… Então não é que o Facebook oficial do Correio da Manhã nos mencionou como “entrada” a uma notícia que lançamos sobre a gafe de Rodrigo Guedes de Carvalho? O título da notícia que colocamos foi "Acontece aos melhores..."
Página de Facebook do Jornal Correio da Manhã
(Clique na imagem para aumentar)

Desde já agradecemos a publicidade da referida publicação e informamos que a mesma notícia apenas serviu para brincar com situação gerada. Apenas nos limitamos a reproduzir aquilo que aconteceu na realidade e, mais do que isso, estava a ser comentada por muitos na rede social Facebook.

Dupla Maia e Brenha no Perdidos e Achados

Hoje no Jornal da Noite
Em 1996, Miguel Maia e João Brenha representaram pela primeira vez Portugal nos Jogos Olímpicos. A dupla de voleibol de praia estreava-se no ano em que a modalidade integrava também pela primeira vez as olimpíadas. 
A excelente prestação dos portugueses transformou-os em autênticos heróis nacionais. Mas o sucesso dos dois atletas de Espinho não ficou por aqui. Quatro anos depois voltaram a representar Portugal, ao mais alto nível, nos Jogos Olímpicos de Sidney. E repetiram a presença nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. 
No próximo sábado, o ‘Perdidos e Achados’ vai ao encontro dos dois voleibolistas. 
Recordamos o passado de glória, visitamos as memórias de infância e percorremos o presente com ambos e com a família de cada um.  
Jornalista: Isabel Osório 
Imagem: Carlos Aranha 
Edição: João Nunes 
Produção: Madalena Durão e Diana Matias 
Coordenação: Sofia Pinto Coelho 
Direcção: Alcides Vieira

SIC foi pioneira em telefilmes em Portugal!

Numa altura em que muito se fala em telefilmes convém lembrar que a SIC foi a primeira a ter telefilmes em Portugal. 
É necessário recuar até ao ano de 2000 quando Amo-te Teresa de Ricardo Espírito Santo e Cristina Boavista mostrou Diogo Morgado num papel que o iria marcar até aos dias de hoje.
Enquanto que a RTP e TVI agora estão a começar a produzir telefilmes, a SIC já tem no seu portfolio um total de 21 telefilmes, alguns deles sucessos de bilheteira! 
Alta Fidelidade, Anjo Caído, Pulsação Zero são apenas alguns dos exemplos dos telefilmes do canal.


27 de janeiro de 2012

"A estação está contente" com Rosa Fogo > Rogério Samora

A desempenhar o seu primeiro papel desde que se mudou para a estação de Carnaxide, Rogério Samora refere, em declarações à NTV, que "a estação está contente" com a novela Rosa Fogo.
A interpretar José da Maia, o actor de 53 anos afirma que "a novela tem anunciantes e não perdeu público desde que começou" e continua referindo-se à sua personagem que é "talvez a mais grandiosa" que teve até hoje em televisão. 
Para Rogério este "foi o melhor presente que me deram. Tenho olhos e também sou telespectador da novela, e posso dizer que acho que não estou a fazê-la mal. Outro actor poderia fazê-la de outra forma, mas acho que dei conta do recado"


Este é um blog reconhecido pela novela Rosa Fogo!

Acontece aos melhores...


Foi há minutos que os telespectadores do Jornal da Noite assistiram no infografismo do noticiário a uma palavra um pouco diferente. 
Numa notícia relacionada com a saída de Carvalho da Silva da CGTP, no oráculo - que funciona como espécie de introdução à noticia - aparecia uma palavra no mínimo diferente!
Fica uma "gaffe" para a história do canal...

José Figueiras com rubrica no E-Especial

José Figueiras, a cara mais antiga da SIC, está de regresso à SIC Generalista com uma rubrica que fará parte do E-Especial. “O Zé é que Sabe” é a nova rubrica e contará histórias dos 20 anos do canal”, refere Daniel Oliveira, coordenador do programa à NTV desta semana. 
Apesar da data de estreia ainda não ter sido revelada, a rubrica contará com vários conteúdos. “Numa semana podemos falar de uma história sobre alguém que apresentou um programa da SIC e que já não vemos há muito, noutra, sobre uma peripécia, um segredo, uma gafe, etc” esclarece Daniel Oliveira.

João Lobo Antunes na SIC Notícias

Foto: DN
Amanhã às 23h na SIC Notícias
Professor de Neurocirurgia na Faculdade de Medicina de Lisboa, membro do Conselho de Estado, Prémio Pessoa, João Lobo Antunes é um dos mais prestigiados médicos portugueses. Acaba de publicar um livro sobre a Nova Medicina. Aí sublinha uma inquietação: por mais modos de tratar a doença que se inventem, «não se descobriu ainda a forma de aliviar o sofrimento sem empatia ou compaixão». Em tempo de terapias drásticas na economia da saúde, João Lobo Antunes vem à SIC Notícias tomar o pulso ao país. Ume entrevista de António José Teixeira.

Castings do Ídolos começam a 18 de Fevereiro

Tal como aconteceu nas últimas edições o Porto e nomeadamento o Centro de Congressos da Alfândega do Porto é o primeiro ponto de casting do Ídolos. Apesar da data de estreia ainda não ser conhecida o certo é que o concurso começa já no dia 18 de Fevereiro com a primeira fase de castings a realizar-se na Invicta. 
Esperam-se muitos concorrentes a lutar
pelo sonho de serem o próximo "Ídolo"
A necessidade de inscrição prévia para o casting é obrigatória (AQUI) pelo que só serão chamados os jovens que tenham enviado SMS. 
A produção do Ídolos está, uma vez mais, a cargo da FremantleMedia Portugal sendo que João Manzarra e Cláudia Vieira voltam a estar juntos para a 5.ª edição do concurso que já teve Nuno Norte, Sérgio Lucas, Filipe Pinto e Sandra Pereira como vencedores em Portugal.

"O Meu Pequeno Mundo" > o Hospital (c/vídeo)

Corredores sem fim, enfermarias, ginásios de fisioterapia. O dia-a-dia no hospital, onde os doentes são utentes. Ninguém vem aqui para morrer, mas para reaprender a viver. Um acidente, um AVC, diabetes... A esperança numa segunda vida. Francisca tem 21 anos. Fotografias dos tempos de modelo e uma perna de alumínio. Nada lhe amputa o sorriso. Cristiano esteve oito meses em coma. Agora, redescobre como se pisca o olho às miúdas. Manuela é bailarina, o sonho pôde mais do que a cadeira de rodas. O Centro de Reabilitação de Alcoitão é uma realidade à parte. O mundo, esse, fica à porta.

 

Audiências de 26 Jan. - Jornal da Noite em 3.

Destaques do dia: 
- 3.º lugar – Jornal da Noite de Rodrigo Guedes de Carvalho com 27,6% de share e 11,4% de rating 

Total: 
Cabo – 26,5% 
TVI – 24,7% 
SIC – 24,1% 
RTP1 – 20,9% 
RTP2 – 3,8%

26 de janeiro de 2012

Condenados de regresso?

Passou à momentos na SIC uma promo sobre o caso de Sérgio Ferreira que foi retratado em Condenados de Sofia Pinto Coelho.
Quando o programa foi gravado e emitido retratou-se o caso de Carlos Ferreira que esteve preso onze anos por homicídio mas continua a assegurar que está inocente e que a principal testemunha mentiu em tribunal.
Um ano depois, a SIC volta a acompanhar o caso!

Gravações de Dancin Days começam a 12 de Março

12 de Março é a data escolhida para o próximo passo na ficção nacional! É a partir de dia 12 do terceiro mês de 2012 que Dancin Days começa a ser gravada. A adaptação está a cargo de Pedro Lopes e a produção a cargo da SP Televisão nesta co-produção da SIC e TV Globo. 
Joana é uma das protagonistas
Uma vez mais as duas estações unem-se no caminho da ficção nacional e colocam em marcha o remake da novela que apaixonou brasileiros primeiro e portugueses depois. 
A Joana Santos e Albano Jerónimo caberão os papeis principais desta co-produção, eles que estiveram alguns meses no Brasil a receber formação para poderem construir da melhor forma as personagens que a partir de Março vão encarnar

Henrique Gil escalado para Dancin Days

Segundo alguma imprensa, Henrique Gil está de volta à ficção. O jovem apresentador da SIC K é um dos actores escalados para Dancin Days, o remake da novela brasileira que será gravada já a partir do mês de Março pela SP Televisão. 
Henrique Gil recorde-se foi cara do Leite Night Show no canal jovem da SIC e regressa à ficção da generalista depois de ter feito parte do elenco de Perfeito Coração (em repetição à hora do almoço).

Ana Lourenço conduz programa com painel de luxo

A jornalista conduz ContraCorrente na SIC Notícias
Ana Lourenço tem em mãos um novo desafio. “Contracorrente”, o novo programa da SIC Notícias, irá, todas as semanas, debater grandes temas da actualidade, conduzido pela jornalista e com a colaboração de um painel composto por cinco notáveis comentadores: Manuel Sobrinho Simões, António Vitorino, Manuela Ferreira Leite, António Barreto e Francisco Pinto Balsemão.
"O painel é um luxo e, para mim, significa maturidade e o respeito que a estação conquistou ao longo destes 11 anos", afirma a pivô, que acompanhou o projecto desde a sua criação e não podia estar mais satisfeita com os seus parceiros. "Qualquer uma destas pessoas tem uma agenda alucinante e a disponibilidade para aceitar o desafio foi uma oportunidade única. Sinto o peso da responsabilidade e quero que ‘Contracorrente’ seja uma oportunidade para os espectadores terem acesso a reflexões de espíritos de pensamento livre, personalidades com profundo conhecimento do País e das matérias que vamos tratar", acrescenta. Quanto aos temas, vão sendo decididos em função da actualidade e das escolhas de cada um dos comentadores presente. Assim, todas as terças, entre as 22 e as 24h, conte com a atualidade vista por Ana Lourenço e comentada por um dos seus "senadores". As audiências favoráveis são, para a jornalista "mérito deste painel, mas um bom barómetro para me atrever a dizer que correu bem". 
eis o painel de comentadores

SIC Esperança com novo projecto

A SIC Esperança lança novo projeto intitulado ‘Natal É Quando Quisermos’, que tem como principal objetivo consciencializar a sociedade civil para a sua importância na atenuação dos problemas sociais. 
Na época natalícia as pessoas ficam imbuídas de um espírito de solidariedade, generosidade e de preocupação com o próximo, o que origina um elevado número de iniciativas de solidariedade social por parte da sociedade civil. Iniciativas, essas muito válidas e pertinentes, no entanto temos que perceber que os problemas sociais perduram todo o ano, que as pessoas continuam a sofrer carências a todos os níveis e que necessitamos de uma resposta mais forte da sociedade civil. 
O projecto consiste no desenvolvimento de onze iniciativas, com início no dia 25 de cada mês, podendo durar um ou mais dias, de Janeiro a Novembro, abordando diferentes problemáticas tendo por base a temática da SIC Esperança para 2012, o envelhecimento ativo e a solidariedade intergeracional. 
Para cada mês, será escolhido uma temática, que será trabalhada com parceiros e beneficiários diferentes, sempre numa lógica de solidariedade e entreajuda, tentando envolver a comunidade sempre que possível. Haverá margem para se aprofundar as iniciativas em função do mecenato. 
A iniciativa de Janeiro, “Amigos por Correspondência” consiste na criação de correspondentes à distância, entre crianças/jovens em risco e idosos com fraco suporte familiar, que manterão o contacto através de cartas, procurando combater a solidão, desenvolver laços de afetividades e estimular a escrita. Esta iniciativa começou ontem, dia 25 de Janeiro e terá a duração de todo o ano de 2012, com possibilidade de continuidade. 
Este projeto será acompanhado mensalmente pelo programa ‘Mais Mulher’, na SIC Mulher, que contará com a presença de Mercedes Balsemão, Presidente da SIC Esperança. 
Este projeto não procura ser uma crítica à época natalícia, mas sim uma celebração do estado de espírito que esta acarreta e uma tentativa de perpetuá-lo por todo o ano, porque afinal o Natal é Quando Quisermos!

Audiências de 26 Jan. - Gosto Disto em 2. no canal


Destaques do dia: 
- 3.º lugar – Jornal da Noite com 26,5% de share e 10,9% de rating 
- Gosto Disto com 9,4% de rating e 23,1% de share 
- Rosa Fogo com 8,2% de rating e 25,4% de share 
- Boa Tarde com 3,3% de rating e 25,2% de share 
- Querida Júlia com 1,9% de rating e 19,7% de share 

Total: 
Cabo – 27,1% 
TVI – 26,0% 
SIC – 23,1% 
RTP1 – 20,2% 
RTP2 – 3,6%

25 de janeiro de 2012

Frase da Semana (3) > João Moleira


Olá! 
Está de regresso a ‘Frase da Semana’ ao SICBlogue e nesta terceira edição apresentamos uma frase do pivô da Edição da Manhã, João Moleira. Há vários anos a comandar os noticiários das 07h às 10h da SIC Notícias, o pivô fala sobre a informação do canal onde trabalha.


"A marca da SIC é a informação. Não se vê isso nos outros canais. 
Marca de reconhecimento, credibilidade"
(NTV, 20Jan2012)

"Política do filho único" na Grande Reportagem SIC

Domingo na SIC
Há 20 anos Portugal ainda era um país jovem. Em 1992 em cada duzentas pessoas, apenas 73 tinham 65 anos ou mais. No final do ano passado, a proporção estava plenamente invertida: já havia 129 idosos por cada 100 jovens. Em duas décadas, Portugal transformou-se num dos países mais envelhecidos da União Europeia. Em pouco mais de 20 anos perdemos, igualmente, a capacidade para renovarmos as gerações. Cada mulher tem uma média de 1, 32 filhos: o índice de natalidade é o segundo mais baixo da UE. O interior contribuiu decisivamente para afundar as médias.
No ano de 2011 nasceram apenas 37 crianças no concelho de Mação, menos 35 do que há 20 anos. Há 400 velhos por cada 100 jovens. Marta, residente em Mação, acaba de ser mãe. Trabalha com idosos. 
A SIC acompanhou-a nas últimas sete semanas antes do parto. Raquel nasceu de cesariana a 11 de Janeiro. O escritor Urbano Tavares Rodrigues, 88 anos, foi pai há cinco anos. Escreveu uma carta ao filho que ele poderá abrir quando fizer dez anos: “para saber quem eu fui”, esclarece. 
Urbano percorre serenamente a antecâmara da morte. Alice tem pouco mais de 20 anos. Foi mãe de um bebé prematuro. É guineense e ilegal em Portugal. Era campeã de atletismo na Guiné. Fugiu para Portugal para escapar da pobreza e da guerra. Foi mãe prematuramente. Magda é romena. Aos 29 anos foi mãe pela segunda vez. Os imigrantes são os únicos que atenuam o fracasso da média portuguesa. Representam 5 por cento da população e 10 por cento dos nascimentos. Magda rompeu o grilhão da política do filho único.
Política do Filho Único é uma Grande Reportagem de Pedro Coelho com imagem de Luís Pinto, edição de imagem de Ricardo Tenreiro; grafismo de Sérgio Maduro; produção de Isabel Mendonça; coordenação de Cândida Pinto e direção de Alcides Vieira.

Manuel Cavaco este sábado em Alta Definição


Actor proveniente de uma família de amadores teatrais, frequentou o Conservatório Nacional de Teatro cujo curso de Formação de Actores não completou para iniciar o seu percurso profissional. Estreia-se no teatro em 2007, sob a direcção de Carlos Avilez, na peça A Castro de António Ferreira, apresentada na Sociedade Guilherme Cossoul e que traz alguma polémica pela arrojada encenação. 

Co-fundador do Teatro Experimental de Cascais (1965), passa depois pelo Grupo de Acção Teatral, trabalhando com Artur Ramos e Glicínia Quartin e, entre 1971 e 1973 integra a companhia de Amélia Rey Colaço - Robles Monteiro, sediada no Teatro Nacional D. Maria II. 
Muda-se em 1974 para o Teatro Villaret junto de Raúl Solnado. Fica no Teatro Aberto (Grupo4) de 1974 a 1980 e em 1986 regressa ao Teatro Nacional para interpretar com Eunice Muñoz a peça Mãe Coragem de Bertolt Brecht.
Televisão também faz parte do seu vasto currículo. Novelas, séries e em 2010 assina um contrato de exclusividade com a SIC e está a fazer neste momento Rosa Fogo, a sua primeira novela no canal.
Este sábado é o convidado de Daniel Oliveira em mais um Alta Definição que vai para o ar no sábado a seguir ao Primeiro Jornal.

Peso Pesado continua a bater recordes

Teresa Branco, a fisiologista de "Peso Pesado", continua a acompanhar todos os concorrentes que no programa da SIC tentaram mudar de vida. O objetivo é ajudá-los a manter-se magros e com isto quebrar um novo recorde a nível mundial deste reality show. "Globalmente, a taxa de sucesso dos concorrentes que se mantêm magros depois de participarem no programa é de apenas 5%. E eu quero aumentar esse valor para 50%. Quero conquistar o terceiro recorde", diz Teresa Branco com confiança. 
O êxito de "Peso Pesado" em Portugal foi enorme, e são nacionais os dois principais recordes do formato. Filipe Matias foi o concorrente que mais peso perdeu durante o programa, emagreceu mais de 70 kg em apenas quatro meses. E Susana Henriques é a concorrente que mais quilos perdeu desde que o programa terminou. Neste momento já ultrapassou a fasquia dos 90 quilos perdidos! Para conseguir o terceiro recorde para Portugal, Teresa Branco fez uma parceria com uma série de instituições, de modo a poder realizar testes específicos que vão ajudar a definir razões para que estas pessoas consigam emagrecer, ou não. Entre exames genéticos, psicológicos, de condição física e análises, todos os que passaram por "Peso Pesado" aceitaram com agrado participar neste estudo inédito. 
Após a conclusão do estudo, a fisiologista acredita que esta recolha de dados irá permitir perceber se este tipo de pessoas com obesidade mórbida consegue emagrecer só através do exercício e da alimentação, ou se é essencial a administração de alguns medicamentos que possam suprimir necessidades genéticas.

Audiências 24 Jan. - Jornal da Noite e Gosto Disto no top

Júlia venceu a RTP1
Destaques do dia:
- 3.º lugar - Jornal da Noite com 10,7% de rating e 26,5% de share
- 5.º lugar - Gosto Disto com 10,3% de rating e 26,2% de share
- Rosa Fogo com 7,8% de rating e 25,3% de share
- Boa Tarde com 2,7% de rating e 21,5% de share
- Querida Júlia com 2,4% de rating e 21,9% de share

Total:
TVI - 26,7%
Cabo - 26,4%
SIC - 22,3%
RTP1 - 21,2%
RTP2 - 3,4%

24 de janeiro de 2012

Taça da Liga volta a 4 e 5 de Fevereiro à SIC

A 3.ª jornada da 3.ª fase da Taça da Liga vai contar com 2 jogos transmitidos pela SIC.
Sporting X Gil Vicente marcado para dia 4 de Fevereiro (20h30) e Benfica X Marítimo marcado para o dia 5 de Fevereiro (20h30) vão ter honras na televisão que tem os direitos da prova.

"Hospital" é a história de estreia de "O Meu Pequeno Mundo"

Estreia quinta-feira no Jornal da Noite
Corredores sem fim, enfermarias, ginásios de fisioterapia. O dia-a-dia no hospital, onde os doentes são utentes. Ninguém vem aqui para morrer, mas para reaprender a viver. Um acidente, um AVC, diabetes... A esperança numa segunda vida. Francisca tem 21 anos. Fotografias dos tempos de modelo e uma perna de alumínio. Nada lhe amputa o sorriso. Cristiano esteve oito meses em coma. Agora, redescobre como se pisca o olho às miúdas. Manuela é bailarina, o sonho pôde mais do que a cadeira de rodas. O Centro de Reabilitação de Alcoitão é uma realidade à parte. O mundo, esse, fica à porta. 
Leia AQUI a sinopse do programa

Autoria: Ana Sofia Fonseca 
Reportagem: Ana Sofia Fonseca e Paulo Cepa (imagem) 
Edição de imagem: Luís Gonçalves Grafismo: Eduardo Militão 
Pós-produção áudio: Edgar Keats e Octaviano Rodrigues 
Produção: Sónia Ricardo Direcção de Informação: Alcides Vieira

Nova obra do Clube do Livro SIC

«Por Acaso - Casos e Vida, Caos de Morte», de Lara Morgado, é a nova aposta do Clube do Livro SIC, editado pela Guerra & Paz. «Não conseguimos entender que estamos nas mãos do aleatório e que tudo pode acontecer. Todos temos momentos em que nos sentimos sozinhos, completamente sozinhos, momentos em que achamos que não há ninguém que nos deite a mão», escreve Lara Morgado.
«Por Acaso - Casos de Vida, Casos de Morte´ e é um livro surpreendente que mostra como a doença e a cura estão na própria vida, na vida e nas mãos de cada um. A psicóloga Lara Morgado centra-se em quatro casos de vida ou de morte: uma jovem é abandonada pelo namorado na semana do casamento; um talentoso estudante tem um acidente e fica paraplégico; um casal descobre que afinal o primeiro filho que espera está morto, dentro da barriga da mãe, e uma mãe com dois filhos, logo após a morte do marido, é despedida. Quem os pode ajudar? Salvam-se ou afundam-se sem remissão?»

Audiências 23 Jan. - Jornal da Noite em 3.

Destaques do dia: 
- 3.º lugar – Jornal da Noite com 11,8% de rating e 27,3% de share 
- Boa Tarde com 2,8% de rating e 21,2% de share 
- Querida Júlia com 2,3% de rating e 21,0% de share 

Total: 
Cabo – 27,3% 
TVI – 25,2% 
SIC – 22,8% 
RTP1 – 21,3% 
RTP2 – 3,4%

23 de janeiro de 2012

SIC K > Inspector Gadget em estreia no canal mais jovem

Estreia HOJE na SIC K
Um ultra-secreto projecto da polícia deu origem ao Inspector Gadget, um investigador que tem a partir de agora acesso às mais sofisticadas tecnologias para combater o crime, e andar sempre um passo à frente deste! Acontece que existem aqui dois “pormenores” que fazem alguma diferença: digamos que Gadget não faz a mínima ideia da forma como poderá controlar os seus artefactos (muitas vezes eles respondem completamente sozinhos) e não tem qualquer aptidão para as suas funções! Na teoria tudo isto tornaria a vida dos criminosos mais difícil mas na prática não é. Pois, a sua perspicaz sobrinha Gwenie e o seu cão Brain acabam por fazer o seu trabalho.

Horários de exibição:

  • Estreia hoje às 18:30 
  • Segunda à Sexta às 18h30 e 08h30

Audiências 22 Jan. - Jornal da Noite em 5.º

Pedro Mourinho conduziu o Jornal da Noite
Destaques do dia: 
- 5.º lugar – Jornal da Noite com 26,1% de share e 11,0% de audiência média. 
- Fama Show com 8,9% de rating e 38,0% de share
- Primeiro Jornal com 8,8% de rating e 35,5% de share 
- Ganha Num Minuto com 7,7% de rating e  22,0%  de share

Total: 
TVI – 30,8% 
Cabo – 29,1% 
SIC – 22,6% 
RTP1 – 14,8% 
RTP2 – 2,6%

22 de janeiro de 2012

SIC Blogue com destaque no Diário de Notícias

O Diário de Notícias escolheu três dos blogues/sites mais conhecidos dedicados à área da televisão para falar sobre as notícias das televisões na internet…
Tiago Henriques (A Televisão), Hugo Alves (deste SIC Blogue) e Tiago Lourenço (A Caixa que já foi mágica) foram os protagonistas de uma entrevista que pode ser lida na edição deste domingo do jornal.
clique para aumentar
Leia AQUI parte da notícia no site do DN

Duas mil jovens concorreram a Dancin Days

Fonte: CM
A fase de inscrições para o casting daquela que será a jovem estrela da próxima novela da SIC – ‘Dancing Days’ – decorreu este sábado e entupiu os Estúdios da SP, em São Marcos, ao longo de quase 10 horas. 
Duas mil jovens, dos 14 aos 20 anos, acompanhados pelos pais ou por amigos, responderam ao repto de Carnaxide. Houve até quem tivesse pernoitado à porta do estúdio, como foi o caso de uma jovem de Lamego que ali chegou às 22h30 de sexta-feira. 
A primeira fase dos castings ainda não tem data, mas prevê-se que as gravações comecem no início de Março. A vencedora dos castings interpretará o papel da filha da protagonista , que na versão original brasileira foi de Glória Pires. Foi aliás este papel que consagrou a actriz. O remake desta versão, que é uma co-produção SIC/Globo tem como protagonista a actriz Joana Santos.

SIC quer encontrar a rapariga para Dancin Days (c/vídeo)

A SIC está à procura de uma estrela para a próxima novela "Dacin days". Milhares de raparigas entre os 14 e os 20 estão numa fila interminável à de uma primeira entrevista para conseguir o papel.

 

21 de janeiro de 2012

Audiências de 20 de Janeiro - Jornal da Noite no top

Destaques do dia:
- 4.º lugar – Jornal da Noite com 10,7% de rating e 26,8% de share

Total
Cabo – 28,5%
TVI – 25,4%
SIC – 22,5%
RTP1 – 19,6%
RTP2 – 3,9%

Casting para Dancin Days já decorre

Ângelo Rodrigues a
entrevistar candidatas
São muitas as aspirantes a actrizes que estão à espera de fazer o casting nos estúdios da SP Televisão em São Marcos. Ângelo Rodrigues convidou e elas aceitaram 
Há figuras conhecidas que já passaram por lá e Ângelo Rodrigues é um desses exemplos. O actor que anunciou na televisão o casting é um dos 'repórteres de serviço' desta iniciativa da SP e da SIC que tem como objectivo escolher uma rapariga que vai integrar o elenco da próxima co-produção entre a SIC e a TV Globo. Dancin Days, a próxima aposta do canal, deverá começar a ser gravada durante o mês de Março.

SIC estreia 'Mestres da Magia'

Estreia HOJE na SIC K
A SIC K com a estreia desta série vai literalmente deixar de “queixo caído” os seus telespetadores, porque todos pensamos que em televisão já foi visto praticamente tudo! Precisamente por isso reunimos os Mestres da Magia, alguns dos mais premiados é célebres mágicos com números que desafiam a racionalidade e a lógica!
A série’ Mestres da Magia’ emitida em 13 episódios, tem estreia marcada para o próximo sábado. O programa é emitido aos sábados e domingos, às 23:00H, em dose dupla. 
No dia 31 de janeiro – Dia Mundial da Magia vamos fazer uma noite temática com compacto de 4 episódios.