DANCIN' DAYS

estreia SEGUNDA na SIC a novela onde vale a pena sonhar!

ÍDOLOS

Domingo temos músicas do século XXI com os 10 finalistas

BOA TARDE

O talk show das tardes da SIC

ROSA FOGO

Assiste à novela no horário nobre da SIC

FINA ESTAMPA

Já estreou na SIC!

30 de setembro de 2010

Cenas do Casamento substitui Tás Aqui Tás Apanhado

Depois de 13 dias a darem-nos muitas alegrias os apanhados de Nuno Graciano e Sofia Cerveira despedem-se do publico na noite de hoje. Tás Aqui Tás Apanhado termina hoje, quinta-feira, a série de programas que estavam previstos. De entre os apanhados desta primeira série tivemos nomes conhecidos como Ricardo Pereira, João Manzarra, Clara de Sousa, Cláudia Vieira, Fábio Coentrão, Diana Chaves, Emanuel, Anjos, Rita Andrade, Rui Santos ou José Cid. Isto sem esquecer do Bla Bla Bla com Lara Afonso que andava na rua a baralhar os portugueses, dos clássicos do Amadeu e do 'Bassouras'!
A partir de terça-feira a SIC tem um programa novo. O canal vai arrancar a partir de terça-feira, 5 de Outubro, com a 2.ª temporada da série Cenas do Casamento!

Liga Europa volta à SIC dia 21 de Outubro!

O Sporting venceu o Levski Sofia por 5-0 com golos de Daniel Carriço, Maniche, Diogo Salomão, Hélder Postiga e Matias Fernandez em jogo a contar para a Liga Europa.
A SIC vai voltar a dar destaque ao Sporting no próximo dia 21 de Outubro. Nesse dia, às 20h a SIC volta a transmitir um jogo da Liga Europa. Sporting X Gent é o próximo jogo que poderá ver na transmissão da sua televisão!

18 anos, 18 vidas... por João Manzarra

Maria João Bastos em Alta Definição

Nasceu em 1975. Passou por séries, novelas e filmes da SIC como Médico de Família, Alta Fidelidade, Cavaleiros de Água Doce, Querido Professor, A Minha Família É uma Animação, Ganância ou Só Gosto de Ti. Entregou prémios nos Globos de Ouro em 2003 e 2004.Também participou recentemente em novelas da TVI como Equador e Flor do Mar.
MARIA JOÃO David da Silva BASTOS conta já, também com participações em novelas da Rede Globo e do GNT.
Agora, será a convidada de Daniel Oliveira para mais uma entrevista em Alta Definição. Este sábado logo a seguir ao Primeiro Jornal!

Jornal da Noite lidera e Boa Tarde com 16,5% de share

O Jornal da Noite foi o programa mais visto da SIC. O principal noticiário do canal foi visto por mais de 936 mil espectadores sendo que alcançou 26,6% de share e 9,9% de audiência média. O noticiário apresentado por Clara de Sousa foi o quarto mais visto do dia e o segundo no seu horário.
Da SIC no top 15 ainda há lugar para Laços de Sangue, Tás Aqui Tás Apanhado e Caras & Bocas. A novela das nossas gentes ficou em 9.º lugar (subiu 2 lugares) com 23,2% de share e 7,8% de audiência média.
Tás Aqui Tás Apanhado com Carlos Martins a ser o apanhado de ontem, desceu ao 12.º lugar (tinha ficado na 3.ª feira em 9.º lugar). O programa de apanhados de Nuno Graciano e de Sofia Cerveira fez 22,5% de share e 6,1% de audiência média. Com 6,1% de audiência média ficou, também Caras & Bocas a subir 1 lugar para o 13.º posto com 26.1% de share.
O programa Boa Tarde fez 1,9% de audiência média e 16,5% de share. Companhia das Manhãs nos 21,5% de share e 2,3% de audiência média.

SIC e SIC Notícias sobem

A SIC no dia de ontem, quarta-feira, foi o 3.º canal mais visto do dia ficando atrás das suas concorrentes directas TVI e RTP1. Enquanto que a TVI liderou com um share de 28,9% a RTP1 ficou-se pelos 25,0%.
O canal dirigido por Nuno Santos fez 22,3% sendo que representa mesmo assim uma subida de quase 1% em relação a 3.ª feira.
Depois da SIC seguiu-se o Cabo com 19,1% e a RTP2 com 4,7% de share.
Quanto aos canais por cabo a SIC Notícias subiu para o 4.º lugar com share de 4,2% o que representa 1.466.100 espectadores a verem o canal durante o dia. A SIC Mulher também sobe ao 9.º lugar com 1,8% de share com mais de 743 mil indivíduos a assistirem ao canal 7. São, de resto, os únicos canais a aparecerem no top 15 sendo que não estão presentes nem a SIC Radical nem a SIC K.

Brevemente na SIC "José & Pilar"

29 de setembro de 2010

Susana Vieira vai ao restaurante M em Laços de Sangue

Susana Vieira chegou na segunda-feira e ontem, terça-feira começou a gravar a sua participação especial em Laços de Sangue. A primeira cena onde vamos poder ver a actriz brasileira na novela da nossa gente é precisamente no restaurante M. Como já havia sido referido anteriormente em textos publicados no blogue sobre a novela, a actriz brasileira irá interpretar Lara Romero criada por Aguinaldo Silva a propósito de uma série – a “Cinquentinha”. Susana Vieira terá a oportunidade de contracenar, por exemplo, com Hugo Sequeira que em Laços de Sangue dá a vida a Bernardo Coutinho.

Escrito nas Estrelas a 11 de Outubro


11 de OUTUBRO

Susana Vieira já grava Laços de Sangue

Susana Vieira está em Portugal a gravar 'Laços de Sangue', da SIC. E o namorado também. Mas não foi cunha, garante a actriz.
Duas horas mais tarde que o previsto, Susana Vieira termina as gravações das primeiras cenas para a novela Laços de Sangue. Troca de roupa e entra na sala, onde vários jornalistas a aguardam, bem disposta e com a energia que a caracteriza. Com ela vem Sandro Pedroso, o namorado, que fará também de seu namorado na novela da SIC. "Mais juntinhos para ele aparecer um pouco", pede aos fotógrafos. "Ele vai ficar famoso em Portugal", comenta. Mas, garante, não teve qualquer influência.
"Nunca pediria para darem trabalho a ninguém. Sou muito rígida e exigente no meu trabalho. Nunca pedi nada aos produtores, nem trabalho para a minha mãe, nem para o meu namorado, nem para a empregada. Não era agora que ia pedir", dispara. Depois fala sobre as "fofocas" e a "competição" que existem no meio e garante que quer que Sandro deixe de aparecer apenas por ser namorado dela. "Quero que ele seja conhecido por ele."
Para Sandro Pedroso, 26 anos, é a estreia numa novela. E logo numa produção estrangeira. "Quase caí duro de felicidade", comenta ele sobre o momento em que viu na Internet que iria fazer par romântico com a própria namorada.
Os dois vão surgir em breve na novela da SIC. Ela no papel de Lara Romero, personagem que fez recentemente na série Cinquentinha, uma actriz que vem assistir aos Globos de Ouro e que decide comprar casa em Lisboa. É então que conhece Bernardo (Hugo Sequeira), com quem se envolve. Mas o namorado, Sandro, na ficção e na vida real, vem buscá-la.
"Vamos ver se na próxima vez eu não encontro um galã que me prenda a Portugal", brinca a actriz. Por enquanto, o coração de Susana Vieira pertence a Sandro. Ele, católico, "pretende cumprir os mandamentos", mas ainda não fez o pedido de casamento. Ela, mais prática, acha que não precisa de nenhum "contrato". Filhos já têm seis. De quatro patas. "Na hora da separação vai ser um puxa para cá e um puxa para lá", comenta.
Susana Vieira sente-se bem em Portugal. Diz até que nem a Madonna seria tão bem recebida. E já cá veio várias vezes, sempre em trabalho. Uma delas, em 1982, marcou-a. "Vim um mês e só tinha um compromisso. Foi a melhor viagem que fiz a Portugal. Viajei muito, fomos a todas as cidades históricas. Só não fui ao Norte para comer aquele queijo que eu gosto tanto", diz, referindo-se ao queijo da serra.
Desta vez, Susana Vieira veio fazer Laços de Sangue e dificilmente conhecerá uma praia portuguesa. "Adoraria que acontecesse alguma coisa para poder ficar mais uns dias", confessa, depois de ter visto um pouco da novela e de ter trabalhado com alguns actores portugueses. "Vim de coração aberto para respeitá-los e eles gostarem de mim, não ficarem com inveja e pensarem que estou a ser invasora." Mas, à partida, volta ao Brasil no dia 7, já depois das eleições presidenciais.
(...)
DN

28 de setembro de 2010

A qualidade da água na Grande Reportagem!

De certeza que já bebeu água da torneira. E alguns poderão estar habituados a fazê-lo. A SIC mostra-lhe no domingo, na Grande Reportagem SIC, a qualidade da água no país juntamente com a QUERCUS. A conclusão a que se chega é a de que na maior parte do país não se cumpre os requisitos impostos pela União Europeia. Há zonas abastecidas por água vinda de rios poluídos sendo que em alguns locais é adicionado desinfectante antes de chegar às nossas torneiras!
DESTA ÁGUA BEBEREI? é o nome da Grande Reportagem deste domingo!

Laços de Sangue com máximo a 20 de Setembro

A novela Laços de Sangue, que a SIC estreou a 13 de Setembro, obteve na segunda-feira, 20 de Setembro, o melhor registo, com 9.9% de audiência média e 25.3% de share. Dos espectadores que viram o primeiro episódio, 48.4% também esteve presente na audiência do episódio transmitido a 20 de Setembro. Por faixa etária, esta novela regista a melhor afinidade junto dos indivíduos entre os 45/54 anos, quando comparada a audiência média do alvo com a audiência do universo.
Marktest

José Pedro Gomes é o próximo a ser surpreendido!

MINUTOS MÁGICOS Sábado na SIC!

18 anos, 18 vidas... por Proença de Carvalho

Histórias com Gente Dentro está de volta

Dois dias depois do aniversário do canal eis que volta "Histórias com Gente Dentro". Um género diferente de Grande Reportagem que promete dar que falar.Tal como havia acontecido na primeira temporada de Histórias com Gente Dentro, o jornalista fica invisível e o protagonismo é dado às pessoas que vão falar sobre pedaços da sua vida. Ana Sofia Fonseca é, uma vez mais, a responsável pelo programa e ao contrário do que aconteceu em 2009, em 2010 vamos ter o programa às sextas-feiras.
A estreia está marcada para dia 8 de Outubro!

SIC mantem 2.º lugar

No dia de ontem, segunda-feira a SIC manteve o segundo lugar com 24,2% de share. Representa uma descida face a domingo, mas mesmo assim está a mais de 4 pontos percentuais do líder TVI que ontem fez 28,4%.
A RTP1 não ultrapassou os 23,3% de share sendo que em 4.º lugar se situa o cabo com 19,2%. O canal 2 da RTP ficou com 4,9%.

27 de setembro de 2010

18 anos, 18 vidas... por Pacheco Pereira

Susana Vieira já está em Lisboa para gravar Laços de Sangue

A sobriedade do visual não conseguiu esconder a alma de uma diva. Mal Susana Vieira aterrou no Aeroporto de Lisboa na manhã de ontem, todos os olhares se dirigiram para ela de imediato. Fotógrafos, jornalistas e fãs rodearam a actriz brasileira que distribuiu sorrisos, atirou beijos e até se dispôs a tirar fotografias com os seus admiradores. "Estou muito feliz por poder estar aqui, voltar numa circunstância que não o turismo", começou por dizer Susana Vieira, que viajou do Brasil propositadamente para fazer uma participação na novela Laços de Sangue - co-produzida pela SIC e pela TV Globo -, a convite de Aguinaldo Silva.
Na trama portuguesa, a artista voltará a dar vida à personagem Lara Romero, da minissérie Cinquentinha, conferindo assim um toque de humor e glamour a Laços de Sangue. "É uma pessoa extravagante e de que o Aguinaldo gosta muito porque é atrevida. Ela é uma diva numa proporção que já nem existe mais. É uma coisa divertidíssima porque ele coloca através da boca da Lara um pouco de crítica em relação à sociedade", explica ao DN. Sobre as palavras do Aguinaldo ao avisar que Lisboa não voltará a ser a mesma depois da passagem de Susana Vieira, a actriz responde. "Não sei o que ele imagina que eu vá fazer, pôr fogo no coliseu?", atirou, entre risos.
Ainda que tenha uma carreira de mais de 50 anos e um currículo vastíssimo, a actriz, de 68 anos, está ansiosa na chegada em Lisboa, pelas gravações da novela. E até partilha do nervosismo de Hugo Sequeira, com quem irá contracenar. "Eu soube que ele [Hugo Sequeira] está nervoso por trabalhar comigo, pois digam-lhe que eu também estou", disse, bem-disposta.
DN

SIC sobe mas fica em 2.º

A SIC subiu, mas não o suficiente para liderar. O canal perdeu o dia para a TVI pois a estação líder conseguiu 28,3% de share enquanto que a SIC ficou com 25,2%. O cabo desceu para o 3.º posto com 23,3% de share.
Um pouco mais atrás, em quarto lugar, ficou a RTP1 a não ir além dos 18,7% de share sendo que fecha a tabela a RTP2 com 4,5%.

26 de setembro de 2010

Lembra-se de... A Loja do Camilo?

6. A Loja do Camilo – Uma das séries de Camilo de Oliveira na SIC passava-se numa típica mercearia de bairro. Acompanhado do empregado, Camilo era o merceeiro que tentava vender os produtos que tinha nos expositores. Como sua amiga especial Camilo tinha a personagem interpretada por Anita Guerreiro. Como é típico nas séries de Camilo de Oliveira em cada episódio tinha um actor convidado.

Até domingo!

Minutos Mágicos foram o programa mais visto da SIC

Nuno Santos trocou Lua Vermelha por Minutos Mágicos fazendo com que o programa de magia da SIC começasse antes da série de vampiros.
O resultado foi um 7.º lugar para o segundo programa de Mário Daniel Minutos Mágicos ao conseguir 23,8% de share e 8,3% de audiência media. O top 5 foi dominado pela TVI sendo que a 6.ª posição pertenceu à RTP1.

SIC em 3.º com cabo em 2.º

A TVI foi ontem o canal mais visto do dia. A estação de Queluz beneficiou da transmissão de futebol que contribuiu para os 28 pontos percentuais de share que o canal conseguiu ontem.
O cabo foi o segundo mais visto com 23,8% mandando a SIC para 3.º com 21,2% o que fez com que o canal descesse um lugar na televisão mais vista.
Um pouco mais atrás aparece a RTP1 com 20,9% e a RTP2 com 6,1%.

18 anos, 18 vidas... por Fátima Lopes

Zapping na Grande Reportagem SIC

Quer se queira, quer não, a SIC mudou o país e a forma de se ver televisão. As imagens coloridas que estão presentes no Hino do canal, tornaram-na num caso de estudo pois em cinco anos já liderava!
Com o nascimento da SIC, nasceu a televisão privada em Portugal. O canal nasceu há 18 anos (faz no dia 6 de Outubro). O panorama audiovisual mudou, a forma de fazer jornalismo mudou, e a forma de se fazer política mudou.
Zapping é o nome da Grande Reportagem que a SIC emite hoje a seguir ao Jornal da Noite em mais uma GR dedicada aos 18 anos do canal!

Fama Show na Disneyland Paris com Manzarra

O apresentador celebrou os 18 anos da SIC em Paris e ficou deliciado com as novidades do maior parque de diversões da Europa.
Há mais de um ano sem férias, João Manzarra tenta aproveitar todo o tempo livre que tem para se divertir e descontrair. O apresentador viu na Eurodisney, em Paris, uma oportunidade de ouro para aliviar o stress antes de começarem as galas de domingo do programa Ídolos (SIC), que apenas terminam no final deste ano.
Mas Manzarra não viajou sozinho: a equipa do Fama Show acompanhou o apresentador para um programa especial que assinala os 18 anos da SIC, no dia 6 de Outubro.
No entanto, o colega de Cláudia Vieira desligou-se do trabalho e passou três dias inesquecíveis no mundo dos desenhos animados. Como já era a terceira vez que visitava o espaço, Manzarra aproveitou para conhecer todas as novidades da Eurodisney.
Ao chegar à Toy Story Playland sentiu-se do tamanho de um brinquedo, uma vez que neste espaço todos os elementos têm um tamanho bastante superior ao da realidade. Lá dentro dirigiu-se à diversão Toy Soldiers Parachute Drop, onde participou numa "aterragem" de pára-quedas muito divertida, num campo militar, a mais de 27 metros de altura. Depois seguiu-se o Slinky Dog Zigzag Spin, onde Manzarra fez questão de tirar uma fotografia ao lado do simpático dinossauro Rex.
No RC Racer, a última diversão que não conhecia, o apresentador teve a oportunidade de andar a bordo de um carro telecomandado numa rampa com mais de 25 metros de altura.
Enquanto visitava a Toy Story Playland, ele encontrou-se inesperadamente com duas personagens muito queridas pelos fãs de Toy Story - Woody e Jessie. O apresentador revelou que esta última é a sua personagem preferida da nova geração Disney.
Manzarra ainda teve tempo de assistir a vários desfiles e espectáculos e garantiu que deseja voltar.
DN

Camp Rock 2

ESTREIA EM TELEVISÃO!
18h00

25 de setembro de 2010

Adão e Eva hoje às 23h

UM TELEFILME SIC!

A frase da semana - estreia

A partir de hoje e todas as semanas vamos ter a “frase da semana” que será divulgada todos os sábados às 16h. De tudo o que acontecer nessa semana, vamos dar destaque aqui no SIC Blogue com a divulgação da “Frase da Semana”. A rubrica começa hoje às 16h e a frase é dita por alguém (actor, apresentador, comediante) e tem como tema a SIC!
Vamos divulgar semanalmente as melhores frases sobre a SIC que são referidas na imprensa!

Para começar a rubrica, esta semana trazemos uma frase que foi dita por Herman José!
forma inacreditável com que a SIC me usou e deitou fora (…) Vestimos [Herman José e Fátima Lopes] orgulhosamente a camisola ” (DN)

A vossa colaboração neste espaço semanal será dada através de comentários às frases que serão colocadas neste espaço!

Que comentário vos merece esta afirmação?

18 anos, 18 vidas por Francisco Pinto Balsemão

Operação Especial para comemorar 18 anos de SIC!

No dia 6 de Outubro, a SIC celebra o seu 18.º aniversário com um único evento, no Teatro Tivoli, em Lisboa. A ‘Operação Especial', que será transmitida em directo, está a cargo de Nuno Santos, Daniel Cruzeiro e Gabriela Sobral, a mais recente aquisição do canal de Carnaxide.
"Vão passar pela emissão dezenas de rostos que estão ou que estiveram na SIC", diz Nuno Santos, director de programas da estação. "A emissão ainda não está fechada do ponto de vista daquilo que vai ser a sua configuração final, mas será um dia marcado pelos protagonistas, pela história do que foi a SIC nestes 18 anos", sublinha Luís Marques, administrador e director-geral do primeiro canal privado português. Mas a comemoração da efeméride começou a 6 de Setembro, altura em que o canal mostrou uma imagem gráfica específica dos 18 anos. De resto, a aposta centra-se, sobretudo, na reformatação de programas para esse enfoque. Ao longo deste mês, têm estado a passar elementos de reportagem e de imagem sobre a vida da SIC. "São ‘flashes' intitulados ‘Pequenos Instantes, Grandes Momentos', que se vão intensificando até 6 de Outubro", adianta Nuno Santos. O director de programas destaca ainda quatro grandes-reportagens sobre "o fenómeno da televisão em Portugal", que serão emitidas, até ao dia de aniversário, todos os domingos no ‘Jornal da Noite'.
A actual crise no sector leva a que a estação de Francisco Pinto Balsemão não festeje a maioridade com uma gala. "Nos últimos dois anos não tem havido. É uma opção, não apenas financeira. Uma gala exige um conjunto de requisitos que achamos que neste momento não estão criados; não queremos vulgarizar as galas, queremos, sobretudo, marcar o que são estes 18 anos da SIC mas também do País, porque foi o primeiro operador privado e, portanto, marcou o panorama audiovisual", justifica o director-geral. "O tipo de cobertura, tal como está definida, é suficientemente digno", reforça.
Desde 1992, muito mudou na televisão portuguesa, como sublinha Luís Marques. "A nossa memória é relativamente curta, mas 18 anos é muito tempo. Existia apenas um operador, o público, com uma informação domesticada. A SIC foi uma pedrada no charco e abriu a televisão a uma realidade que não estava espelhada na programação e na informação da RTP. Trouxe novos protagonistas", lembra o director-geral. E recorda os primeiros dias do canal como "muito exaltantes". "Éramos uma equipa muito jovem, de gente que vinha da RTP e outra que nunca tinha feito televisão".
Nessa lista estão nomes como Alberta Marques Fernandes e José Alberto Carvalho, jornalistas que hoje estão na RTP. No lado da programação, a SIC criou verdadeiras estrelas, que também se mudaram para a concorrência. É o caso de Catarina Furtado e João Baião (RTP) e de Júlia Pinheiro e Fátima Lopes (TVI). "Contribuímos de uma forma muito grande para a modernização da sociedade, para que fosse mais plural, mais livre. A SIC trouxe uma liberdade de expressão, de confronto de ideias, que não existia; e isso, obviamente, foi um reforço da democracia portuguesa", destaca. Luís Marques reconhece, contudo, que o aparecimento da TVI provocou impacto em Carnaxide: "É impossível, ou muito difícil, para um operador manter a liderança eternamente. A partir de 2000/01, a SIC entrou numa fase mais difícil e que corresponde à liderança da TVI."
O primeiro lugar da estação de Queluz ainda se mantém e a SIC está a reforçar a grelha para a tentar inverter. ‘Ídolos', ‘Laços de Sangue' e ‘Boa Tarde' são as grandes apostas. Para o futuro, a estação de Francisco Pinto Balsemão pretende "reforçar e tornar cada vez mais competitivo o canal generalista. Mas também ser capaz de acompanhar a evolução do mercado e ser forte também na oferta segmentada".

IRREVERÊNCIA E RIGOR
A 6 de Outubro de 1992, os portugueses ganharam um terceiro canal. "Foi um momento inesquecível, e eu tive o privilégio de participar nele. Estreei-me com o ‘Praça Pública', com a Júlia Pinheiro", lembra Nuno Santos, o actual director de programas, que apresentou ainda ‘Os Donos da Bola'. "Na programação, a SIC trouxe uma nova forma de ver o que é a produção audiovisual, trouxe novos formatos [como o ‘Big Show SIC', com João Baião]". Na informação, a aposta recaiu "na qualidade e na independência". "Trouxeram uma renovação muito grande à oferta da televisão em Portugal", diz Luís Marques, director-geral do canal.
CM

Lucia Moniz em Alta Definição

HOJE NA SIC!

24 de setembro de 2010

18 anos, 18 vidas por Nuno Rogeiro

Jornal da Noite fecha os 5 mais vistos do dia

O principal bloco informativo da SIC fechou ontem a tabela dos cinco mais vistos. O Jornal da Noite foi o 5.º mais visto na TV portuguesa e o mais visto na SIC. Com mais de 964 mil espectadores o noticiário teve uma audiência média de 10,2% e 27,8% de share. O noticiário subiu 1 posição em relação a quarta.
Outros destaques:
Laços de Sangue a subir 2 posições para o 8.º lugar com 8,1% de rat. e 21,7% share
Tás Aqui Tás Apanhado a subir 3 lugares ocupando no dia de ontem 12.º lugar com 22,9% de share.
Caras e Bocas a ser o 15.º programa mais visto do dia com 24,5% de share e 5,5% de audiência média.

SIC sobe ao 2.º lugar

A SIC ontem, quinta-feira recuperou o 2.º lugar. O canal foi o segundo mais visto do dia tendo ficado à frente a TVI com 31,0% de share. Logo de seguida a SIC subiu 1,5% em relação a quarta-feira alcançando no dia de ontem 23,3% de share.
A RTP1 desceu ao 3.º lugar com 22,5% de share sendo que o cabo mantém o 4.º posto com 17,9% vindo de seguida a RTP2 com 5,4%.
No cabo a SIC Notícias foi a mais vista com 3,7% de share mantendo o 4.º lugar. A SIC Mulher desceu um lugar para o 9.º posto com 1,9% de share sendo que a SIC Radical manteve-se em 12.º com 1,2%.

22 de setembro de 2010

Abraçou o Allô Allô e espera por novos projectos > Iva Lamarão

Iva Lamarão, apresentadora do programa das madrugadas ‘Allô Allô' na SIC, revela a sua vontade de abraçar novos projectos.
- O programa das madrugadas da SIC ‘Allô Allô' sucede o ‘Quando o Telefone Toca'. Mantém-se como uma das apresentadoras. O que a levou a aceitar?
- Fui convidada e decidi aceitar, porque gostei imenso de trabalhar com a equipa. O programa dá-me experiência nos directos e tem a vantagem de ser de madrugada, assim posso ter outras ocupações de dia.
- E como ocupa os seus dias?
- Estou a acabar o mestrado em Bioquímica e à espera de novos projectos na SIC. Estou feliz com o programa ‘Allô Allô', mas gostava de fazer outras coisas.
- Gostava de apostar em novos projectos?
- Há muitas coisas que gostava de fazer em televisão. Enquanto apresentadora adorava fazer trabalhos em programas de entretenimento, com reportagens exteriores. São coisas que ainda não fiz e gostava muito de experimentar.
- Tanto o programa como as apresentadoras são muitas vezes alvo de críticas, como lida com isso?
- Já fizeram muitas críticas ao programa, mas eu acho que está a ter um arranque excelente. É um programa que vai trazer novidades com o tempo, mas essas novidades não foram imediatas e se calhar as pessoas sentiram isso. Tento sempre olhar para as críticas de forma construtiva. Sei que não agrado a toda gente, mas só vendo a opinião dos outros é que consigo crescer. Claro que há opiniões que acho que considero válidas para mim, outras não, mas lido bem com as críticas e o programa também tem de aceitar.
PERFIL
Iva Lamarão tem 27 anos, conquistou o título de Miss Portugal em 2001. Actualmente, apresenta o programa das madrugadas da SIC ‘Allô Allô' e está a acabar o mestrado em Bioquímica.

18 anos, 18 vidas

CAMANÉ, o primeiro artista a cantar em directo num noticiário da tv portuguesa!

SIC mantém 2.º lugar

A SIC na terça-feira conseguiu manter o segundo lugar das audiências. O canal ficou a 0,2% do 3 lugar ocupado pela RTP1. A TVI ficou com 31,0% liderando o dia 21 de Setembro sendo que a SIC aparece em segundo com 22,2%. A RTP1 ficou com 22,0% sendo que o Cabo teve 19,3% de share.
A RTP2 fez 5,6% de share.

18 anos, 18 vidas

Jornal da Noite como o mais visto da SIC

Com os primeiros cinco lugares a serem preenchidos por novelas da TVI e informação da RTP1, a SIC aparece com o seu programa mais visto em 6.º lugar. O Jornal da Noite foi o mais visto da SIC no dia de ontem sendo que as notícias da 20 horas foram o segundo (ficando atrás da RTP1 e à frente da TVI). O jornal da Clara de Sousa teve um share de 26,6% e audiência média de 10,1%.
Outros destaques serão dados brevemente.

Chakall e Pulga no Douro para a SIC Mulher

O próximo programa de culinária da SIC Mulher dá pelo nome: “Chakall e Pulga”. A Pulga é o nome da cadela do chef argentino que o acompanha em périplo pelo país com o objectivo de mostrar o melhor da cozinha tradicional, junto com suas gentes e músicas.
“Chama-se assim por andarmos os dois em visita de Norte a Sul”, começa por explicar Chakall. “A Pulga é uma cadela gourmet”, atira, em jeito de piada. “Depois de darmos a conhecer um prato típico, sugerimos outros de confecção mais requintada, feitos a partir dos ingredientes da zona”, continua. “Por fim, acaba-se com a actuação de um grupo musical em grande festa, a fazer lembrar os filmes do Kusturica”.
Chakall estava no domingo em Serpa, mas nos últimos dias estacionou a sua mota cozinha no Norte, à beira do Douro, onde está a gravar alguns episódios para a série com estreia marcada para esta sexta-feira. Ontem gravou na Pousada Solar da Rede, a quatro quilómetros de Mesão Frio. É sempre uma animação, conta.
“Em alguns locais no Interior não se passa nada e a nossa passagem é sempre um acontecimento. Somos muito bem recebidos”.
Refuta a ideia de que estará a seguir as pisadas de Jamie Oliver, o britânico que depois de fazer sucesso no seu país, onde alterou a ementa das escolas públicas, por exemplo, ganhou reconhecimento nos Estados Unidos, com uma série destinada a ensinar os norte-americanos a pôr de lado a comida calórica em detrimento de refeições mais equilibradas. “O nosso conceito é um bocadinho menos convencional, é bem mais descontraído”, contrapõe.
Chakall adora a cozinha portuguesa e lamenta que os portugueses não a conheçam bem. “Aprecio muito a variedade. É um país muito pequeno com cozinhados completamente diferentes”. Da sua eleição, fazem parte preparados de peixes simples ou os ensopados mais elaborados e ainda o cabrito. A sua avaliação dos doces suscita-lhe, porém, um reparo: no geral, abusam do açúcar. Em compensação, detecta-lhes paladares fantásticos.
Além de chef, Chakall é o produtor executivo do programa, ainda que conte com a ajuda da Panavideo. Se não é desta forma não se fazem programas de culinária em Portugal! Conta que a proposta não cativou os canais em aberto que contactou e isto apesar da visão cultural do conceito, como procurou realçar.
“Ao contrário da Alemanha, Inglaterra, e outros países europeus, onde os programas de culinária são exibidos em horário nobre, em Portugal, ainda se ficam pelos canais do cabo”. Conclui: “(Estes formatos) foram postos um bocado de lado, não estão na moda. As estações preferem investir em programas fáceis de digerir, acho eu”.
De qualquer modo, lá fora não é assim e a prová-lo a proposta do National Geographic para produzir uma série nos mesmos moldes em território chinês. “No início de 2011, vou para a China percorrer o país para fazer um programa”.
Antes de ser chef, Chakall, que nasceu em Buenos Aires em 1972, estudou jornalismo. A sua vida deu entretanto muitas voltas. Em 1997, seduzido pelo Sol e as praias foi-se deixando ficar em Portugal. Por causa da língua, arranjar emprego como jornalista revelou-se difícil e deu por si a trabalhar num restaurante e a retomar um gosto de criança: ser criativo na cozinha.
JN

21 de setembro de 2010

Ricardo Pereira no Boa Tarde!

Análise dos 6 primeiros episódios de Laços de Sangue

A SIC estreou no dia 13 de Setembro a novela Laços de Sangue, a nova aposta na ficção nacional da estação de Carnaxide em parceria com a Rede Globo. Laço de Sangue centra-se na história de duas irmãs: Inês (Diana Chaves) e Diana (Joana Santos). Devido a um acidente no Rio Minho, as duas irmãs seguem destinos diferentes: Inês é salva e devolvida à família e Diana é raptada por uma mulher. Diana acaba por crescer no meio uma família de poucos recursos e mais tarde, quando descobre a sua verdadeira família, resolve vingar-se...
Na primeira semana, os 5 episódios transmitidos registaram 8.8% de audiência média e 22.6% de share. Na sexta-feira, 17 de Setembro, a novela registou o máximo da semana com 9.8% de audiência média e 24.9% de share. No episódio de estreia, Laços Sangue alcançou o segundo melhor registo com 9.5% de audiência média e 23.4% de share.
A novela Laços de Sangue contribuiu positivamente para a audiência do canal ao apresentar uma audiência superior em quase 3 vezes à média registada pelo canal (3.1%), de acordo com o índice Alfa (alp%). Confrontando esta novela com os restantes programas no mesmo período horário, verifica-se que a ficção estive acima da audiência registada pelo conjunto dos outros programas em 4%, como indica o índice Beta (bet%).
No perfil de audiência, por região, Laços de Sangue regista a melhor adesão no Interior do país e no Litoral Norte. Por classe social, o consumo encontra-se essencialmente dividido pelas Classes C1, C2 e Classe D. Em relação ao género, a melhor adesão pertence à população Feminina. Na faixa etária, esta novela regista o melhor perfil de audiência junto da população mais idosa (mais de 64 anos) e também junto dos indivíduos entre os 35/44 anos, os dois alvos totalizam 34% da audiência.
Análise realizada pela MediaMonitor com base em dados retirados do MMW/Telereport.

Boa Tarde visto na estreia em cerca de 27 minutos

A SIC estreou na segunda-feira, 13 de Setembro, o programa apresentado por Conceição Lina, Boa Tarde. Na primeira semana, cada espectador viu em média cerca 27 minutos do talk-show, o que corresponde a mais de 23% da duração total. O melhor programa da semana coincidiu com a estreia, dia em que o Boa Tarde registou 2.9% de audiência média e 24% de share. A média da primeira semana situa-se nos 2.6% audiência média e 22.8% de share.
Marktest

Quem te vê visto por 1966700 espectadores

A SIC transmitiu no domingo, 19 de Setembro, a Grande Reportagem - Quem Te Vê, a primeira de quatro reportagens sobre os hábitos televisivos dos Portugueses. No primeiro programa, a audiência média foi de 9.6% e o share situou-se nos 26.3%. A Grande Reportagem - Quem Te Vê foi vista por um total de 1.966.700 espectadores. A melhor afinidade manifestou-se junto da população residente no Interior do País e também junto da Classe C2, quando comparada a audiência média do alvo com a audiência do Universo.
Marktest

Lembra-se de...Hora H?

Hora H – Com o final de HermanSIC, Herman José voltou às rábulas e criou um programa em que a base era uma redação de um canal (CNN – Canal Nacional de Notícias). Acompanharam Herman nesta altura Ana Bola, Maria Rueff, César Mourão, Maria Vieira e Manuel Marques. Um programa de humor que sempre foi exibido em horário tardio na generalista tendo depois também passado na SIC Radical.

Até domingo!

Jornal da Noite em 4.º com mais de 1 milhão a assistir

Quanto ao programa mais visto do canal foi o Jornal da Noite a fazer um share de 27,8% e a ter 11,2% de audiência média. O noticiário da noite que contou com os comentários de Miguel Sousa Tavares teve 1,0659,408 espectadores a assistirem. Recorde-se que a TVI à mesma hora transmitia o jogo de futebol. O noticiário apresentado por Clara de Sousa ficou em 4.º lugar.
Laços de Sangue, o início da segunda semana ficou em 7.º lugar com 9,9% de audiência média e 25,3% de share.
O Tás Aqui Tás Apanhado a Cláudia Vieira fez 27,3% de share e 8,4% de audiência média sendo que ficou como o 10.º programa mais visto do dia

SIC em 2.º na segunda

Esta segunda feira a SIC desceu em relação a domingo. A TVI voltou à liderança com 31,2% de share sendo que a quase 10 pontos de diferença aparece a SIC com 22,8% de share. A RTP1 ficou a 0,2% com 22,6% e a ficar em 3.º lugar das audiências.
O Cabo ficou com 18,4% descendo à 4.ª posição sendo que a RTP2 fecha o painel com 4,9%
O canal de cabo mais visto foi a SIC Notícias com 4,6% de share e a voltar ao 4.º lugar subindo uma posição. A SIC Radical teve 1,6% e ficou em 9.º lugar sendo que a SIC Mulher ficou com 1,4% e em 10.º lugar.

20 de setembro de 2010

Ídolos com mais de 1,2 milhões de espectadores e a liderar

A SIC ontem teve o programa mais visto do dia! Os Ídolos venceram toda a concorrência e foram o programa mais visto do dia. Os castings de Lisboa e do Porto, que ontem estiveram em destaque, fizeram com que 1,239,129 espectadores estivessem sintonizados no canal 3 durante o programa. 39,6% de share e 13,1% de audiência média foi quanto fez o programa líder.
Outros destaques:
Primeiro Jornal sobe ao 3.º lugar (sábado ficou em 9º lugar) com share de 38,0% e audiência média de 9,9%
Grande Reportagem “Quem te vê” com 26,3% de share e 9,6% de audiência média a ficar em 5.º lugar
Lua Vermelha a manter a 7.ª posição com 22,9% de share e 8,4% de audiência média.
Fama Show a surgir no 9.º posto com 33,2% de share e audiência média de 8,2%
Jornal da Noite a descer ao 10.º lugar com 25,3% de share e 8,1% de audiência média
BBC Vida Selvagem a liderar o horário com 35,1% de share e 7,5% de audiência média ficou em 12.º lugar

SIC volta a liderar no domingo!

A SIC venceu este domingo toda a sua concorrência. O canal de Nuno Santos foi o preferido dos portugueses ao fazer 27,4% o que representa uma subida de 5,2% em relação ao dia de sábado.
A TVI desceu para 2.º lugar tendo feito ontem 25,4% de share. O cabo também desce de posto mas tem mais share. 24,4% de share foi quanto fez.
A RTP1 ficou em 4.º lugar tendo descido mais face ao dia anterior. 17,9% foi quanto o primeiro canal fez.
A RTP2 fez 4,9% de share e fecha a tabela.
A SIC Notícias subiu 2 posições tendo ficado no dia de ontem em 5.º lugar (Sporttv em 4.º lugar com derby lisboeta) com 4,4% de share que corresponde a quase 2 milhões de espectadores.
A SIC Radical desceu ao 13.º lugar com share de 1,7% que corresponde a 1milhão e 400 mil espectadores

Jornal da Noite com Pedro Mourinho foi o mais visto de sábado na SIC

O programa mais visto de sábado foi o Jornal da Noite. O bloco informativo apresentado por Pedro Mourinho subiu aos 31,2% de share e 9,4% de audiência média. O programa das 20h foi visto por 889 mil 146 indivíduos. Foi, de resto, o 3.º programa mais visto do dia.
Outros destaques:
Lua Vermelha que regressa ao fim-de-semana com 7,7% de audiência média e 22,2% de share
Primeiro Jornal com 7,5% de audiência média e 29,1% de share
Alta Definição a Virgílio Castelo com 6,6% de audiência média e 29,9% de share
A estreia de Minutos Mágicos foi o 6.º programa mais visto do dia na SIC com 5,1% de audiência média e 15,0% de share.
O compacto de Laços de Sangue que reviu toda a semana fez 18,3% de share e 4,1% de audiência média em 10.º lugar da SIC

SIC atrás do cabo no sábado

Só hoje trazemos as audiências de sábado uma vez que um problema no sistema da Marktest impossibilitou a divulgação de dados anteriormente. A TVI manteve a liderança apesar da descida para os 27,4%. A surpreender, em 2.º lugar, ficou a televisão por cabo com uma subida até aos 24,1% de share. A SIC foi o 3.º “canal” mais visto com 22,2% de share.
A RTP1 com 19,9% desceu em relação a sexta-feira ao contrário da RTP2 que sobe aos 6,4%.
A SIC Notícias ficou em 7.º lugar descendo 2 posições em relação ao dia anterior. 3,0% foi quanto fez tendo tido mais de 1,7 milhões de pessoas a ver o canal. A SIC Radical voltou aos 15 programas de audicabo sendo que ficou em 10.º posto com 2,0% com mais de 965 mil espectadores. A SIC Mulher também desceu face ao dia anterior com share de 1,5% e um total de 1,105 mil espectadores

Amanhã, às 16h sem falta no SIC Blogue!

Um erro informático tem impedido de publicar o vídeo do programa desta semana que deveria ter saído no domingo, ou seja, ontem às 16h….
No entanto como isso não se verificou fica marcado para as 16h de amanhã o lançamento do vídeo de mais um dos programas que estiveram em exibição na SIC desde a sua fundação.

18 de setembro de 2010

MINUTOS MÁGICOS - ESTREIA HOJE

Laços de Sangue sobe ao 4.º lugar

Pela primeira vez desde a estreia Laços de Sangue aparece no top5. Estreada na segunda-feira, a sua novela portuguesa do horário nobre da SIC fez 24,9% de share e 9,8% de audiência média. A trama que tem como protagonistas Diana Chaves, Diogo Morgado e Joana Santos foi o 4.º programa mais visto do dia de ontem e o mais visto da SIC!
Outros destaques brevemente!

SIC mantém 2.º posto

A SIC manteve o segundo lugar nesta sexta-feira. O canal dirigido por Nuno Santos conseguiu 22,3% de share sendo que ficou à frente da RTP1 por 0,3 pontos percentuais uma vez que o primeiro canal ficou com 22,0%.
A TVI lidera o dia com 29,7% sendo que o Cabo ficou em 4.º lugar com 19,8% de share.
A RTP2 fecha o painel com 6,2% de share.

Reviravolta em Laços de Sangue foi gravada quinta-feira

Um jardim no Arco do Cego, Lisboa, foi o local escolhido para se realizar uma das cenas mais importantes da novela Laços de Sangue (SIC). Na tarde desta quinta-feira, o DN apanhou Joana Santos e Diogo Morgado, que na trama interpretam Diana e João, a gravar as cenas que marcam o início do romance entre o galã e a vilã. É aqui que se desencadeia a reviravolta da história, uma vez que o protagonista vai abandonar a namorada, Inês, interpretada por Diana Chaves, e cair nos braços da irmã desta.
DN

"Bom" e "Muito Bom" para as estreias por Nuno Santos

SIC foi a primeira estação a lançar as armas com que vai disputar a guerra das audiências nos próximos meses. ‘Ídolos' estreou no domingo à noite, enquanto que ‘Boa Tarde' e ‘Laços de Sangue' foram para o ar na segunda. Estas são as peças de artilharia escolhidas pela equipa de Nuno Santos para catapultar os resultados da estação e, após as estreias, o director de programas da SIC faz um balanço positivo.
‘Ídolos' regressou e conquistou o estatuto de programa mais visto do dia. O share de 36,9% e a audiência média de 1 278 200 telespectadores derrotaram ‘Dá-me Música' (RTP 1) e ‘Mar de Paixão' (TVI). "Foi muito bom", diz Nuno Santos, acrescentando que o programa conduzido por Cláudia Vieira e João Manzarra é "uma marca muito forte" e os resultados "vieram contrariar algumas profecias de desgraça".
Sobre a estreia de ‘Laços de Sangue', o director de Programas considera que os resultados gerais foram "bons", referindo que se a análise for feita aos targets comerciais a nota sobe para "muito bom". Nuno Santos defende ainda que a novela marcou uma "diferença qualitativa a nível de imagem e texto relativamente com o que se fez no passado". Além disso, refere que apesar de não ter batido a concorrência da TVI superou a RTP, o que não acontecia neste horário desde que o canal público estreou ‘Quem Quer Ser Milionário - Alta Pressão'. ‘Laços de Sangue' foi seguido por uma média de 897 300 telespectadores, o programa mais visto da SIC na segunda-feira. Ainda assim ficou distante de ‘Espírito Indomável', da TVI, que foi vista por 1 348 300 telespectadores.
‘Boa Tarde', por seu turno, teve uma "boa estreia a nível geral e dos targets comercias", diz Nuno Santos. O programa de Conceição Lino foi visto em média por 276 700 telespectadores, batendo a ‘Festa das Vindimas' da RTP e perdendo para ‘As Tardes da Júlia', com uma audiência de 300 900 pessoas.
Sobre a contra-programação da TVI, que retirou do ar ‘Quem Quer Ganha' para levar ‘As Tardes de Júlia' até às 18h00 e que emitiu um episódio de duas horas de ‘Espírito Indomável', Nuno Santos apenas diz que "cada um faz aquilo que julga adequado" mas regista que "quer a RTP quer a TVI estão preocupadas com a SIC".

'BOA TARDE' - 24% SHARE
Na estreia do novo talk show das tardes da SIC, Conceição Lino conseguiu bater a concorrência da RTP e ficou muito perto do share de ‘As Tardes de Júlia'. Apenas uma décima de diferença.

'LAÇOS DE SANGUE' - 23,4% SHARE
Apesar do primeiro episódio ter sido o programa mais visto do dia da SIC, a estratégia da TVI saiu vencedora. ‘Espírito Indomável' conseguiu ter uma média de mais 451 000 telespectadores.

17 de setembro de 2010

"Quem te vê" na Grande Reportagem deste domingo!

Dividida por classes - entre aqueles que ganham muito e que muito sabem (classes A e B), entre os desafogados e remediados (classes C1 e C2) e os que vivem para sobreviver, praticamente analfabetos ( classe D)- a audiência das generalistas é disputada pelos 4 canais do mercado nacional.
Mas meio século depois do início das emissões de televisão em Portugal, 18 anos após o arranque das televisões privadas, os canais generalistas vivem um desafio: a fuga de espectadores para outro tipo de oferta: as redes sociais, todo o universo disponível na internet, os jogos de consola e os canais temáticos. Com tamanha concorrência, a Grande Reportagem foi ao encontro de uma reposta para a pergunta: quem ainda vê TV?
Em 20 anos, o perfil do público fiel às estações nacionais alterou-se. Em 1992, quando a SIC surgiu, eram os mais novos quem mais tempo passava à frente dos canais generalistas. Duas décadas mais tarde, são os mais velhos, com idades a partir dos 55 anos, quem mais vê RTP, SIC e TVI. Fernanda Pereira, classe D, Vivialda Abreu, classe C2 e Rafael Leandro, classe C1, são de gerações diferentes e é também de forma diversa que consomem televisão.

--------------------------------------------------------------------------------
Ficha Técnica
Jornalista: Amélia Moura Ramos
Imagem: Pedro Cardoso
Edição de imagem: Ricardo Tenreiro
Grafismo: Eduardo Militão
Produção: Isabel Mendonça e Marco Cândido
Coordenação: Cândida Pinto
Direcção: Alcides Vieira

(Re)Veja Laços de Sangue este sábado à noite!

Estreou na segunda-feira a nova novela da SIC. Laços de Sangue é a novela da nossa gente e até agora já deu cinco episódios.
Perdeu algum episódio? Se sim, ou quer rever todos os episódios já transmitidos, a SIC oferece-lhe neste sábado à noite todos os episódios de seguida!
Tudo irá acontecer das 23h00 até à 1h00! É uma oportunidade excepcional que a SIC dá aos espectadores que não puderam assistir aos primeiros cinco episódios da novela protagonizada por Diogo Morgado, Diana Chaves e Joana Santos. Será logo a seguir à estreia de Minutos Mágicos!
O horário nobre irá ficar assim:


  • 20h00 - Jornal da Noite (com Perdidos e Achados)
  • 21h25 - Lua Vermelha
  • 22h10 - Minutos Mágicos - ESTREIA
  • 23h00 - Laços de Sangue
  • 01h00 - CSI Miami
  • 02h00 - Allô, Allô

Vírgilio Castelo em Alta Definição

Actor, consultor de ficção da SIC, pai. São vários os papéis de Virgílio Castelo na SIC e na vida real. Por isso mesmo o Alta Definição entrevista Virgílio Castelo numa nova etapa do programa uma vez que este é o primeiro programa desde que fez 1 ano de existência.
Daniel Oliveira dá-nos a conhecer o homem que chegou a comprar sapatos às prestações e que começou a trabalhar quando tinha 14 anos.
ESTE SÁBADO na SIC!

Futebol dá o segundo lugar ao canal

O dia de ontem teve futebol na SIC. A Liga Europa pode ter contribuído para o canal ter ficado no 2.º lugar com 23,1%. Na liderança continua a TVI tendo no dia de ontem, quinta-feira, ficado com 28,9%.
A RTP1 passou para o 3.º lugar com 22,8% de share e o cabo ficou em 4.º lugar com 18,8% de share. A RTP2 fecha o painel com 6,5% de share.

SIC coloca Liga Europa como 2.º programa mais visto

O Jogo da Liga Europa que culminou com a vitória por 3 bolas a zero do FC Porto ao Rapid Viena foi o programa mais visto da SIC durante o dia de ontem, quinta-feira. O futebol espectáculo conseguiu 34,5% de share e 13,1% fazendo com que o programa fosse o segundo mais visto do dia na televisão portuguesa
Outros destaques serão dados brevemente!

16 de setembro de 2010

Sporting X Levski na SIC dia 30

O Sporting venceu esta noite o Lille por 2-1 com os golos do Sporting a serem apontados por Hélder Postiga e por Vukčević. Este foi só o primeiro jogo e a equipa do Sporting volta à Liga Europa no próximo dia 30 de Setembro pelas 21.05. Este jogo será disputado em casa do Sporting – Estádio Alvalade Séc. XXI – e terá honras de transmissão na SIC que volta aos jogos depois desta noite estar a transmitir o Futebol Clube do Porto – Rapid.
SPORTING X LEVSKI DIA 30 na SIC
A LIGA EUROPA JOGA-SE NA SIC!
Sporting.pt

SIC vai dar um PORSCHE CAYENNE nos 18 anos!

Ligue 760 300 500 (0,60€ + IVA) para se inscrever no concurso. Pode ligar as vezes que desejar.
O sorteio do Porsche Cayenne Hybrid S no valor de 83.350€ é feito já no dia 6 de Outubro!
Participe já!

REGULAMENTO
A SIC – Sociedade Independente de Comunicação, SA, com sede na Estrada de Outurela, 119, Carnaxide, pessoa colectiva nº 501940626, desejando levar a efeito a partir das 00h00m do dia 11/09/2010 até às 18h45m do dia 06/10/2010 um concurso publicitário com atribuição de prémio por sorteio que denominou de “SIC 18 ANOS”, requer a V.Exa. se digne conceder-lhe a necessária autorização nos termos dos artigos 159º e 164 do Decreto-Lei nº 422/89 de 2 de Dezembro, com a redacção dada pelo Decreto-Lei nº 10/95 de 19 de Janeiro, para realizar o mesmo concurso, o qual obedecerá às condições que a seguir se indicam:

1. INTRODUÇÃO.
1.1. “SIC 18 Anos” é um concurso publicitário que decorrerá entre as 00h00m do dia 11/09/2010 e as 18h45m do dia 06/10/2010.
1.2. O presente regulamento disciplina a forma de inscrição, selecção e participação no referido concurso, bem como a forma de atribuição e entrega do respectivo prémio.
1.3. “SIC 18 Anos” é um concurso publicitário com a finalidade de promover a audiência dos programas da SIC, em especial o programa levado a cabo para assinalar o Aniversário dos 18 anos da estação, em que está inserido um concurso com atribuição de prémio cujo modo de participação é através de chamada telefónica.

2. REQUISITOS DE PARTICIPAÇÃO.
2.1. Podem inscrever-se para participar no concurso “SIC 18 Anos” todos os cidadãos residentes em Portugal Continental, possuidores de telefone fixo ou móvel, podendo ligar o número de vezes que desejarem. Não serão consideradas válidas as inscrições originadas em telefones confidenciais ou não identificáveis pelo sistema, ainda que, mesmo nestes casos, seja cobrado o valor do telefonema.
2.2. Não serão admitidos a participar todos aqueles que se encontrem objectivamente em condições de beneficiarem ilegitimamente de informação privilegiada e não pública, relacionada com o concurso, bem como todos aqueles que se encontram objectivamente em condições de adulterar ilegitimamente o decurso do mesmo.

3. COMO CONCORRER
3.1. Para concorrer, o telespectador terá que efectuar uma chamada telefónica para o número de telefone 760 300 500. Cada telefonema terá o custo fixo de 0,60€ + IVA (no valor total de 0,72€), podendo o telespectador participante ligar o número de vezes que desejar.
3.2. As chamadas efectuadas para o referido número, durante o período de habilitação, ficam habilitadas para sorteio, nos termos e nas condições previstas no presente regulamento.
3.3. Para efeitos de sorteio, cada chamada válida corresponde a um número.
3.4. As chamadas efectuadas para os números telefónicos acima referidos são atendidas e registadas de forma automática no sistema.

4. APURAMENTO DO VENCEDOR E PRÉMIO
4.1. O sorteio realizar-se-á, em directo, no final do programa especial de aniversário “SIC 18 Anos”, pelas 18h45m (previsão) do dia 06/10/2010, nos Estúdios da SIC, sitos no Parque Holanda, Estrada Outurela, Carnaxide.
4.2. O sorteio realizar-se-á através de programa informático de extracção aleatória devidamente autorizado pelo Governo Civil de Lisboa.
4.3. Para além do apuramento do vencedor, serão apurados cinco suplentes.
4.4. O mesmo concorrente ou número de telefone não pode ser, simultaneamente, premiado e suplente, ou duas vezes suplente.
4.5. O prémio a atribuir será o seguinte:
Prémio único:
Um automóvel Porsche Cayenne Hybrid S com valor líquido de €83.350,00 (oitenta e três mil, trezentos e cinquenta euros).
4.6 À importância atrás indicada, que constitui o valor líquido do prémio, será aplicada Imposto de selo de 35% + 10% nos termos dos pontos 11.2 e 11.2.2 da Tabela Geral do Imposto de Selo.
4.7. Valor total líquido do prémio atribuído no concurso: €83.350,00 (oitenta e três mil, trezentos e cinquenta euros).
4.8. A promotora, em caso de força maior, e devidamente autorizada pelo Governo Civil de Lisboa, reserva-se o direito de substituir o prémio previsto por outro equivalente.
4.9. O pagamento do Imposto de selo conforme descrito no ponto 4.6 é assumido pela SIC – Sociedade Independente de Comunicação, SA.

5. CONTACTO COM O PREMIADO
5.1.O premiado será a pessoa que, tendo participado através de determinado número de telefone, seja contactado para esse mesmo número e atenda o telefone.
5.2. O premiado será contactado através do número de telefone que foi utilizado na sua participação (independentemente de o telefone se achar registado ou não em nome do respectivo participante), procedendo-se à recolha dos respectivos dados pessoais (nome, bilhete de identidade ou cartão de cidadão, morada completa, número de contribuinte e outros contactos telefónicos).
5.3. Caso não seja possível contactar o premiado após três tentativas, passar-se-á à tentativa de contacto com o primeiro suplente, através de novas três tentativas.
5.4. Se, ainda assim, não for possível entrar em contacto, far-se-ão três tentativas de contacto com o segundo suplente, e assim sucessivamente até ao último suplente.
5.5. O processo de contacto será repetido, tantas vezes quantas as necessárias, até se conseguir a recolha dos dados.
5.6. O vencedor será anunciado na SIC.

6. PRAZO DO CONCURSO.
A participação neste concurso realizar-se-á entre as 00h00m do dia 11/09/2010 e o final da edição do programa “SIC 18 Anos” pelas 18h45m de dia 06/10/2010, salvo causa de força maior devidamente informada ao Governo Civil de Lisboa.

7. PROTECÇÃO DE DADOS.
7.1. A ArTelecom, S.A. recolhe de forma automatizada os números de telefone dos telespectadores que se inscrevam, independentemente de o telefone se achar registado ou não em nome do respectivo telespectador participante. A SIC, a Sonaecom ou terceiros por estes designados recolhem os dados do participante que tenha ganho o prémio (concretamente, o respectivo nome completo, n.º de bilhete de identidade, morada e, eventualmente, outros contactos telefónicos). Os dados pessoais serão tratados com respeito pela legislação de protecção dos dados pessoais, nomeadamente a Lei n.º 67/98, de 26 de Outubro, e a Lei n.º 41/2004, de 18 de Agosto, sendo que o concurso em causa pressupõe o conhecimento e aceitação do disposto nos pontos seguintes.
7.2. A SIC e a ArTelecom garantem a segurança e confidencialidade do tratamento.
7.3. Sem prejuízos da regra geral constante do ponto número 7.1., os dados de identificação pessoal obtidos poderão ser disponibilizados para o apuramento de responsabilidade civil e criminal, mediante solicitação da autoridade judiciária competente, nos termos da legislação aplicável.

8. CONSIDERAÇÕES FINAIS
8.1. A SIC, desde que devidamente autorizada pelo Governo Civil, reserva-se o direito de alterar, suspender ou cancelar este concurso, caso ocorram circunstâncias de força maior.
8.2. Por razões tecnológicas, alheias à vontade da SIC, pode suceder que o serviço esteja indisponível por pequenos períodos de tempo, ou que seja interrompido. Caso a chamada se desligue em virtude destas circunstâncias, a responsabilidade não poderá ser imputada à SIC.
8.3. A publicidade ao concurso será feita na SIC (televisão e online), obrigando-se a promotora a expor claramente todas as condições respeitantes ao mesmo, em cumprimento do disposto no art. 11º do Decreto-Lei nº 330/90 de 23 de Outubro, com a redacção dada pelo Decreto-Lei nº 275/98 de 9 de Setembro, e, mais recentemente com a redacção dada pelo Decreto-Lei nº 57/2008, de 26 de Março.
8.4. A requerente compromete-se a apresentar no Governo Civil de Lisboa, no prazo de noventa dias úteis a contar da data do sorteio, a declaração do premiado, assinada e com a respectiva fotocópia do Cartão de Cidadão (ou Bilhete de Identidade), comprovativa do recebimento do prémio.
8.5. No prazo referido no número anterior, a requerente compromete-se ainda a comprovar perante o Governo Civil de Lisboa a entrega ao Estado da importância devida pela aplicação do Imposto de selo de 35% + 10%, sobre o valor do prémio.
8.6. No caso de o prémio não ser reclamado no prazo devido, ou de não ser feita prova, nos termos e no prazo referidos na condição 8.4. supra, propõe-se que o prémio em espécie, ou, conforme for optado por esse Governo Civil, o seu valor em dinheiro, reverta para um estabelecimento de assistência a designar pelo Exmo. Governador Civil, no prazo de 30 dias a contar da respectiva notificação.
8.7. Haverá idêntica reversão, aplicando-se o disposto no ponto anterior com as devidas adaptações, se, iniciadas, com a participação do público, as operações, o concurso não se realizar, por qualquer circunstância (incluindo a falta de cumprimento por parte da entidade organizadora do concurso, de alguma das cláusulas estabelecidas para o mesmo), ou o respectivo sorteio, ou, não for possível atribuir o correspondente prémio.
8.8. A requerente compromete-se a:
a) Confirmar, por escrito, ao Governo Civil de Lisboa, as datas das operações e a identificação do seu representante nas mesmas.
b) Proceder ao pagamento das despesas relativas à fiscalização que irá ser exercida pelo Governo Civil de Lisboa, sobre as actividades do referido concurso, salvo quando se trate de operações cujo pagamento não possa ser calculado previamente, sendo neste caso efectuado imediatamente a seguir à realização do trabalho.
8.9. Através de alguns dos meios publicitários indicados na condição 8.3 supra serão dados a conhecer ao público não só o local, mas também o dia e hora da realização das operações de determinação dos contemplados, como ainda a data até à qual as chamadas deverão de ser efectuadas para os concorrentes poderem serem admitidos ao sorteio.

8.10. O premiado não poderá renunciar a uma eventual utilização publicitária gratuita, global ou parcial do seu nome, imagem animada ou não, para efeitos publicitários, salvo se renunciar ao seu prémio.
8.11. O simples facto de participar implica a aceitação pura e simples do regulamento e das instruções que constam dos respectivos documentos.

Minutos Mágicos estreia sábado às 23h e já está no Facebook!

Minutos Mágicos estreia sábado como o SIC Blogue já havia avançado. O horário será o das 23h e é aí que poderemos ver o mágico Mário Daniel fazer magia de rua contando com a reacção do espectador é que mais interessa ao mágico num espectáculo destes.
Se estiver ligado à rede social Facebook poderá adicionar a página do “Minutos Mágicos” aos seus favoritos. O link é este: http://www.facebook.com/reqs.php#!/minutosmagicos?ref=ts e basta, depois, clicar em ‘Gosto’.

25000€ vão ser entregues nesta sexta no Boa Tarde!

Esta semana a Conceição Lino tem sido generosa com os espectadores e está desde segunda-feira a oferecer 15000€ por programa. Até agora já foram entregues 60 mil euros aos espectadores que participam no passatempo.
Amanhã a quantia aumenta! Em vez de 15000€ serão entregues no programa Boa Tarde desta sexta-feira 25.000€.
Esta é uma das razões para não perder esta sexta-feira o Boa Tarde com Conceição Lino!