DANCIN' DAYS

estreia SEGUNDA na SIC a novela onde vale a pena sonhar!

ÍDOLOS

Domingo temos músicas do século XXI com os 10 finalistas

BOA TARDE

O talk show das tardes da SIC

ROSA FOGO

Assiste à novela no horário nobre da SIC

FINA ESTAMPA

Já estreou na SIC!

30 de abril de 2010

Sem maquilhagem com... Rodrigo Hilbert

O site da SIC está a anunciar, desde ontem, que o actor brasileiro Rodrigo Hilbert é o convidado desta semana de Alta Definição. Daniel Oliveira aproveitou o facto de a novela da Globo estar a ser gravada em terras lusitanas e falou com o actor que faz um dos pares românticos da sua novela da noite Viver a Vida.
A entrevista passa, como sempre às 14h de sábado logo a seguir ao Primeiro Jornal e sempre em Alta Definição.

SIC sobe ao 2.º lugar e coloca futebol como mais visto

Fátima Lopes entrevistada no Companhia das Manhãs!

Henrique Gil conduz talk show

Henrique Gil está prestes a tornar-se no apresentador de "talk show" mais novo da televisão nacional. Com 12 anos, o jovem vai entrevistar gente grande como Zé Diogo Quintela, Clara de Sousa e João Manzarra. O programa estreia quinta-feira na SIC K.
"Leite night" brinca com os nomes dos programas de horário nocturno ("late night") dos Estados Unidos. Mas não deixa se ser um formato em quase tudo semelhante aos programas de conversa que nos vamos habituando a ver em televisão. Quase tudo, porque neste caso o estúdio não possui a habitual secretária do apresentador e muito menos o tradicional sofá destinado aos convidados. O quarto e a cama de Henrique, ainda que ficcionados, são o cenário.
"Quando temos 12 ou 13 anos a zona mais importante do Mundo é o nosso quarto. É lá que nos trancamos com música aos berros quando estamos chateados, é lá que falamos secretamente ao telefone, é lá que passamos horas em frente ao computador, é lá que recebemos os nossos amigos", lê-se na sinopse do programa.
"A primeira parte é um monólogo. Falo de alguns problemas do dia-a-dia", explica o apresentador. Só depois chegam os convidados. As gravações dos 20 programas já terminaram, e pelo quarto de Henrique passaram nomes como Clara de Sousa, Roberta Medina, Zé Diogo Quintela e Vanessa Oliveira. Das entrevistas, as preferidas foram as feitas ao apresentador João Manzarra e ao ciclista da modalidade de Down Hill, Marco Fidalgo.
O programa, de emissão semanal, encerra com um consultório, onde Henrique responde a perguntas relacionadas com a "escola, namoradas, família, coisas do género".
Esta não é a primeira experiência de Henrique Gil em televisão (ver ficha) mas é a sua estreia como apresentador. "Adorei. Foi uma experiência fantástica", conta. A sua selecção foi feita por um "casting" pelas Produções Fictícias, responsáveis pelo formato.
"Espectadores como os outros"
Questionado sobre a razão de ser de um "talk show" para adolescentes, Pedro Boucherie Mendes, director dos canais temáticos da SIC, sublinha que se tratam de "espectadores como os outros". "Desde o início dissemos que o K é para pessoas. Este programa é mais uma prova disso", sublinha.

Pedro Mourinho faz hoje 38 anos

Foi em 1972 que nasceu Pedro Mourinho. O agora jornalista da SIC antes esteve na RTP onde apresentou durante algum tempo o Caderno Diário. Hoje, 30 de Abril de 2010 o jornalista que está à frente do Primeiro Jornal de fim-de-semana está de parabéns ao completar mais um ano. Ao serviço da SIC foi pivô central da Edição da Meia Noite, do Dia Seguinte entre outros. Esteve também à frente do programa que deu polémica e teve duração de uma emissão – falo de Mourinho em que o centro das atenções era José Mourinho.
Aproveito para referir que está a decorrer uma sondagem sobre o Pedro Mourinho (veja na barra lateral).

29 de abril de 2010

Especial Informação sobre o défice amanhã

Portugal vive uma crise financeira grave. O défice do Estado e a acumulação da dívida pública colocaram o país sob ataque dos especuladores internacionais.
A queda das avaliações das agências de notação financeira agravou o problema.
Numa altura em que PS e PSD aparentemente juntam esforços para aprovar medidas anti-crise, a SIC lança o desafio: estaria disposto a oferecer o ser subsídio de férias para ajudar o País?
Faça o seu comentário e acompanhe ao longo do dia, na SIC, na SIC Notícias e na SIC Online, a operação especial de informação sobre o assunto.
Veja o resultado num especial informação a emitir esta sexta-feira na SIC!

Especiais Globos de Ouro já passam!

As revelações foram feitas na terça-feira à noite. Ontem começaram a ser emitidos os especiais sobre os Globos de Ouro. A SIC já começa a promover a Gala que premeia em Portugal o trabalho feito em cinema, teatro, música e desporto. Bárbara Guimarães estará à frente da XV Gala (já são cinco anos que a apresentadora estará à frente da Gala) e é, também, ela que conduz os especiais de contdown até à grande gala que mais uma vez será realizada em pleno Coliseu de Recreios. Ontem, por exemplo, Barbara Guimarães abriu as hostilidades sendo que depois passou a palavra a Nuno Graciano e depois a Fátima Lopes que recordaram os melhores momentos dos Globos de Ouro até à XIV Gala que foi a última a ser emitida.
Uma curiosidade deste ano dos Globos de Ouro é o facto de o público poder votar na categoria de “Revelação do Ano”. Ao votar está a habilitar-se a ganhar um Seat Ibiza carrinha. E os nomeados são…
Música – Carminho > 760 20 70 01
Televisão – Daniela Ruah > 760 20 70 02
Desporto – Fábio Coentrão > 760 20 70 03
Desporto – Hugo Chapouto > 760 20 70 04
Televisão – João Manzarra > 760 20 70 05
Cinema – João Salaviza > 760 20 70 06
Literatura – João Tordo > 760 20 70 07
Teatro – Sofia Escobar > 760 20 70 08

(cada chamada tem o custo de 0,60€ + IVA)
site oficial GLOBOS DE OURO (aqui)

SIC em 3.º com RTP1 a liderar

28 de abril de 2010

Grande Reportagem SIC em 5.º lugar

Grande Reportagem SIC foi o programa mais visto tendo subido ao 5.º lugar dos programas mais visto do dia. 24,0% e 8,9% de share.

Veja aqui quem são os nomeados dos Globos de Ouro

Aqui ficam os nomeados da XV Gala dos Globos de Ouro

MÚSICA
Melhor interprete:
Ana Moura, Carminho, David Fonseca e Rodrigo Leão

Melhor banda:
Amália Hoje, Orquestrada, Virgem Suta, Xutos e Pontapés

Melhor Tema:
“A Cry 4 Love” – David Fonseca, “Cara ou coroa” - Adriana, Gaivota – Amália Hoje e Mais um dia – José Cid

CINEMA
Melhor Actriz:
Ana Moreia, Catarina Wallentsein, Margarida Carvalho e Rita Martins

Melhor Actor:
Fernando Santos, João Lagarto, Rui Morrison e Tomás Alves

Melhor Filme:
“A Corte do Norte”, de João Botelho, “A Esperança está onde menos se espera”, de Joaquim Leitão, “Morrer Como um Homem”, de João Pedro Rodrigues e “Um Amor de Perdição”, de Mário Barroso

TEATRO
Melhor Actriz:
Beatriz Batarda, Custodia Gallego, Manuela Maria e Sílvia Filipe


Mehor Actor:
Albano Jerónimo, Henrique Feist, José Raposo e Virgílio Castelo

Melhor Espetáculo:
“A Gaiola das Loucas”, encenado por Filipe Lá Féria, “Breve Sumário da Historia de Deus”, encenado por Nuno Carrinhas, "Esta noite Improvisa-se”, encenado por Jorge Silva Melo e “O Camareiro”, encenado por João Mota

DESPORTO
Melhor Atleta Feminina:
Joana Vasconcelos, Michelle Brito, Naíde Gomes e Telma Monteiro

Melhor Atleta Masculino:
Cristiano Ronaldo, Nelson Évora, Rui Gonçalves e Tiago Pires

Melhor Treinador:
Jesualdo Ferreira, Joao Ganço, Jorge Jesus e José Mourinho

MODA
Melhor Modelo Feminino:
Ana Sofia, Flor, Jani Gabriel e Milene Veiga

Melhor Modelo Masculino:
Aramando Cabral, Bruno Rosendo, Luís Borges e Ruben Rua

Melhor Estilista:
Ana Salazar, Filipe Faísca, Filipe Oliveira Baptista e Luís Buchinho

PRÉMIO REVELAÇÃO
Carminho, Música, Daniela Ruah, Televisão, Fábio Coentrão, Desporto, Hugo Chapouto, Desporto, João Manzarra, Televisão, João Salaviza, Cinema, João Tordo, Literatura e Sofia Escobar, Teatro

27 de abril de 2010

E os nomeados dos Globos de Ouro são...

... conhecidos esta noite a partir das 21h40 na SIC!

SIC voltou ao 3.º lugar

26 de abril de 2010

"Multiplicação de Pais" esta terça em Grande Reportagem SIC

Numa altura em que os casamentos homossexuais estão na boca de todos, a Grande Reportagem SIC desta terça-feira trás um tema polémico. "Multiplicação de Pais" é o nome da reportagem que a SIC passa amanhã a seguir ao Jornal da Noite e dá conta de filhos de casais de pessoas do mesmo sexo.
De referir que esta é uma reportagem com a assinatura do jornalista Pedro Coelho e imagem de Fernando Faria. A edição de imagem está a cargo de Ricardo Santana e o grafismo é de Sérgio Maduro.

Carvalho da Silva da CGTP em Sinais de Fogo

Numa altura em que a contestação sobe de tom, é importante ouvir os sindicatos e por isso mesmo a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses estará hoje presente no programa “Sinais de Fogo”. Carvalho da Silva da CGTP será o convidado do programa de Miguel Sousa Tavares que começa às 21h logo a seguir ao Jornal da Noite.

SIC termina com 23,35% de share médio

Olá, sejam bem-vindos a mais uma Audiência Semanal aqui no SIC Blog. Esta semana vamos analisar as audiências do dia 18 de Abril até ao dia 25 de Abril de 2010, portanto de domingo a domingo.
No domingo a SIC foi o 2.º canal mais visto com 25,1% tendo ficado atrás da RTP1 e à frente da TVI. Achas Que Sabes Dançar foi o programa mais visto do canal.
Durante a semana (segunda a sexta-feira) a situação foi má para o canal de Nuno Santos pois não saiu do 3.º lugar das audiências com o Jornal da Noite a ser o programa mais visto em 4 dos 5 dias pois a Liga Europa destronou o Jornal da Noite. Mas a 5.ª feira de futebol na SIC também não foi das melhores. Com a prova já sem equipas portuguesas as audiências ressentem-se apesar do bom desempenho do encontro entre o Atlético de Madrid e o Liverpool mas não é a mesma coisa… Tanto não o é que as audiências do canal viram isso mesmo. A quinta-feira de futebol colocou a SIC no mesmo lugar da segunda, da terça, da quarta e da sexta-feira que foi o 3.º lugar das audiências.
Poderá haver modificações a fazer num espaço próximo com a entrada em grelha de novos programas como o Salve-se Quem Puder que está para chegar à antena assim como o regresso de Camilo o Presidente.
Sábado aconteceu a surpresa total. Não foi o Jornal da Noite a liderar mas o Primeiro Jornal de Pedro Mourinho a liderar os programas mais vistos do canal com boa audiência a ser bastante superior à média do canal. O bloco informativo das 13h da SIC liderou o seu horário com 36,9% de share e catapultou a SIC para o 2.º lugar das audiências nesse dia!
No domingo, 25 de Abril, a SIC liderou confortavelmente de entre os canais mais vistos do dia. 27,8% de share contra 23,1% do segundo permitiu ao canal respirar de alívio depois de uma semana em que o share médio foi de 23,35% o que anda na média do canal embora tenha baixado 0,55% em relação à última semana.
Voltamos dentro de 2 semanas com mais uma audiência semanal. Até lá fiquem com o SIC Blog.

SIC lidera e coloca 3 no top5

Foi o melhor dia da SIC dos últimos tempos com a liderança confortável nos 27,8% de share. Colocou ainda 3 programas nos cinco mais vistos do dia: Achas Que Sabes Dançar em 2.º lugar com 32,0% de share, Lua Vermelha em 3.º com 25,2% de share e 10,0% de rat e ainda o Jornal da Noite – a liderar o horário com 29,9% de share e 9,6% de rat.
No resto da programação Primeiro Jornal em 4.º lugar com 36,0% de share e 9,3% de rat a liderar o horário das 13h. Fama Show a fazer 32,0% de share e 7,4% de rat. BBC Vida Selvagem nos 34,6% e 7,1% de rat. Viver a Vida nos 33,0% de share, O 2.º filme da tarde a fazer 28,8% de share, Tween Box a fazer 29,7% e Investigação Criminal com Daniela Ruah a fazer 26,4% de share.
No cabo a SIC Notícias fez 4,4% de share e ficou em 4.º lugar

25 de abril de 2010

Fãs querem Vip Manicure de volta à SIC!

Está criado um grupo na rede social Facebook a reivindicar o regresso das manicures mais famosas de Portugal ao canal. Os criadores querem o regresso de Vip Manicure!
Apesar de actualmente estarem a fazer rábulas no programa das sextas-feiras de manhã do canal, os fãs querem Vip Manicure de volta à estação de Nuno Santos.
Se quiser adicionar o "Queremos o Vip Manicure de volta" apenas tem se juntar ao grupo!
http://www.facebook.com/group.php?gid=115828291771987&ref=ts

Rita Ferro Rodrigues partilha com o Mundo que vai ser mamã!

O SIC Blog deseja as maiores felicidades à apresentadora, mamã e futura mamã!

Pedro Mourinho no Jornal da Noite? Vote na sondagem!

Como já foi referido em post anterior cada vez que Pedro Mourinho faz um noticiário (Primeiro Jornal por exemplo) este é catapultado para bons patamares de audiência. Aproveitando o propósito de ontem, 24 de Abril, ter sido o programa mais visto do dia na SIC o SIC blog lança uma nova sondagem! Deveria Pedro Mourinho ir apresentar o Jornal da Noite? Sim? Não? Acompanhado?
A sondagem está aberta é essencial a adesão!

Pedro Mourinho é o mais visto da SIC e o canal fica em 2.º

Não há duvidas que Pedro Mourinho é o mestre da informação dos fins-de-semana no Primeiro Jornal da SIC. O programa das 13h que é um bloco de informação foi o programa mais visto da SIC! 36,9% de share e 8,9% de rat foi quanto fez. Ficou em 6.º lugar dos programas mais vistos do dia.

24 de abril de 2010

Lourenço Medeiros de parabéns!

Nascido a 24 de Abril de 1963, Lourenço Medeiros completa hoje 47 anos de idade. O jornalista da SIC que já trabalhou na RTP onde esteve 12 anos tendo entrado para a SIC em 1999. Actualmente o editor de novas tecnologias do canal está centrado na rubrica dos fins-de-semana do Jornal da Noite Futuro Hoje e desde segunda feira passada também incorpora o grupo do programa Nós Por Cá onde tem um espaço que se chama "Ovo de Colombo". O jornalista da SIC é formado pela University of South Carolina-Columbia tendo frequentado também o CENJOR (Centro de Jornalistas). Na RTP frequentou o seu centro de formação.
O SIC blog aproveita este espaço para lhe dar os parabéns!

SIC mantém 3.º posto

A SIC manteve o terceiro lugar da preferência dos espectadores portugueses. O canal de Nuno Santos não foi além de 22,7% de share e o programa mais visto é o Jornal da Noite a situar-se em 6.º lugar.

23 de abril de 2010

SIC Radical está de parabéns! 9 aninhos

Um dos membros da família SIC está hoje de parabéns. Foi a 23 de Abril de 2001 que começaram as emissões da SIC Radical e desde aí que aposta numa programação que corta com a norma, que opta por ser politicamente incorrecta, que diz as coisas como elas são e sem preconceitos. Este temático mostra caminhos alternativos, diferentes perspectivas sobre os mais variados temas e acima de tudo quer que a sua audiência decida por si própria, escolha, critique e defenda os seus próprios ideais. Uma programação que atrai cada vez mais os espectadores, sobretudo aqueles com idades entre os 15-34 anos, o que se traduziu em 2008 na subida do 9º para o 4º canal mais visto. Sendo considerado também o canal de não notícias preferido dos espectadores, ultrapassando os canais de séries. Para isso contribuíram alguns momentos marcantes como a transmissão do Rock in Rio.

SIC em 3.º com futebol em sexto

Mesmo com a Liga Europa a ultrapassar em muito o share do canal, a SIC manteve-se em 3.º lugar atrás da TVI e da RTP1.

22 de abril de 2010

SIC no Mundial 2010... 5 séculos depois

O regresso dos Incríveis em Maio

Foi durante o ano de 2008 que a SIC apostou com Daniel Oliveira aos comandos no programa "Os Incríveis" que na altura fez um sucesso tremendo. Nuno Gomes, Nani, Simão Sabrosa, Quaresma, Pepe, Ricardo Carvalho, Deco, Cristiano Ronaldo e Luiz Filipe Scolari foram os entrevistados da altura.
Para já está previsto "O regresso dos Incríveis", também da autoria de Daniel Oliveira, onde se promete desvendar mais um pouco daqueles que irão ao Mundial 2010 na África do Sul. A aposta estreia já no mês de Maio!

Alta Definição voa para a África do Sul

O programa conduzido por Daniel Oliveira e que é emitido aos sábados após o Primeiro Jornal começa a preparar a viagem para durante o mês de Junho presentear os espectadores com 3 programas do Alta Definição feitos a partir de terras do Mundial 2010.
Serão 3 as emissões previstas, sendo por isso de esperar três entrevistas a craques da selecção nacional
foto: arquivo

Jornal da Noite às 19h antes do futebol

A SIC transmite hoje futebol. O jogo é entre o Atlético de Madrid e o Liverpool mas antes haverá informação.
Excepcionalmente, hoje, a partir das 19h, temos o Jornal da Noite saindo da grelha Nós Por Cá!
De referir que no intervalo do encontro da Liga Europa começa a contagem para o Mundial 2010 que tem honras de transmissão na SIC.

Jornal da Noite sobe ao 4.º lugar

TVI - 27,4%
RTP1 - 24,3%
SIC - 22,8%
Cabo - 20,6%
RTP2 - 4,9%
Tem andado desaparecido dos 5 mais vistos do dia nos 2 últimos dias (segunda e terça-feira),mas ontem, quarta-feira, voltou a ser um dos programas mais vistos do dia dos canais. Ficou em 2.º no seu horário e fez 27,0% de share e 9,4% de rat.

21 de abril de 2010

Mundial volta à SIC

Foi em 2006 que a SIC ficou com o Mundial desse ano. Passou 2006, passou 2007, passou 2008, passou 2009 e estamos em 2010! 5 anos depois a SIC volta a transmitir jogos do Mundial e a contagem decrescente para o campeonato do mundo da África do Sul é feita a partir desta quinta-feira à noite no intervalo do jogo entre o Atlético de Madrid e o Liverpool. Fique para ver!


foto: Blog SIC

Entre Vidas entra na 4.ª temporada

Já passam as promoções na SIC a referir que vem aí a 4.ª temporada da série onde Melinda Gordon é a protagonista. A actriz protagoniza Ghost Whisperer que adaptada ao português é Entre Vidas.
A estreia da quarta temporada está prevista para sábado à tarde a seguir ao E-Especial.

SIC em 3.º distante do 2.º lugar

20 de abril de 2010

61% gosta do novo grafismo do SIC Blog

Ao longo de duas semanas o blog colocou uma sondagem de pé que tinha a ver com o novo grafismo do blog. A maioria gigante que corresponde a 61% dos votos disse gostar do novo grafismo. Para 11% o grafismo não agrada. Para 22% o grafismo é-lhe indiferente sendo que 4% gostava mais do anterior grafismo. Quanto a votos temos 42, 8, 15 e 3 respectivamente para cada área de votação. No total votaram nesta sondagem 68 cibernautas. Obrigado pela vossa colaboração.

Grande Reportagem SIC sobre corrupção

É um tema ques está no foco da actualidade. A SIC apresenta esta terça-feira à noite a seguir ao Jornal da Noite mais uma Grande Reportagem SIC. O espaço mais premiado da televisão portuguesa regressa com um tema polémico, mas actual. A corrupção será alvo da reportagem de hoje do canal. Ricardo Sá Fernandes, advogado, Paulo Morais, ex-vereador de Urbanismo da Câmara Municipal do Porto, e Teresa Goulão, ex-presidente de uma empresa municipal de Lisboa, garantem que é fácil ser "aniquilado" na sequência de uma denúncia de corrupção. Esta tem a assinatura de Miriam Alves, imagem de Fernando Silva e edição de imagem de Marco Carrasqueira.

SIC desce aos 20,8 pontos percentuais

O dia ontem não correu (nada) bem para o canal. Voltou ao 3.º lugar depois de no domingo ter recuperado o 2.º posto. O programa mais visto aparece em... 10.º lugar da tabela e foi o Jornal da Noite de Clara de Sousa.

19 de abril de 2010

Idolomania em Estremoz e Matosinhos!

Se pensam que a Idolomania já acabou desenganem-se. Ontem o concerto foi em Santarém mas no próximo mês de Maio vai estar de volta a Idolomania. Estremoz e Matosinhos são os locais escolhidos. Em Estremoz é no dia 1 de Maio às 21h30 na FIAPE e no dia 7 de Maio é em Matosinhos que os Ídolos irão parar no Centro Desportos e Congressos de Matosinhos também às 21h30. André, Carlos Carolina, Catarina, Diana, Diogo, Filipe, Inês, Mariana, Mariline, Marta, Márcio, Melina e Solange estão à VOSSA espera na Ídolomania – digressão 2010.

Nuno Santos de parabéns

Entrou para a SIC no seu início. Foi jornalista até à altura de ser chamado para ser o responsável da programação do canal RTP1. A 13 de Dezembro de 2007 sabe-se que a partir de Janeiro seguinte Nuno Santos iria transitar para a SIC. Em Janeiro de 2008 o ditado popular ganha forma: o bom filho à casa torna! Depois da RTP1 surge o desafio de dirigir os programas da SIC. Nuno Santos está, no dia de hoje, 19 de Abril, de parabéns por mais um aniversário.
Parabéns director!

Companhia da Mãe a 30 de Abril

É no próximo dia 30 de Abril que a SIC vai fazer mais um especial dedicado desta vez à mãe que se comemora no primeiro domingo de Maio. A SIC antecipa a festa para sexta-feira dia 30 e uma vez mais os espectadores que ligarem para o 760 100 300 (custo da chamada 0,60€ + IVA) poderão habilitar-se a mais uma vez ganharem um magnífico automóvel. Uma vez mais a SIC vai dar um Volvo XC60 (preto).
Muita música e muitas histórias num dia em que se festeja a Companhia da Mãe!

Audiência Semnal

Tal como prometido na semana passada sejam bem-vindos ao primeiro audiência semanal aqui no SIC Blog.
Foram analisados dos dias 11 a dia 18 de Abril de 2010, ou seja, de domingo a domingo. Nos oito dias analisados a SIC obteve um share médio de 23,9% sendo que os piores dias do canal foram o dia 17 e o dia 12 de Abril em que a SIC atingiu o mínimo da semana - 21,9%.
Esta semana a SIC ocupou os lugares possíveis... Ficou em 1.º um dia (11 de Abril), em 2.º (dia 14, 15 e 18 de Abril), em 3.º esteve três dias (12, 13 e 16 de Abril).
A maior queda foi atingida no dia 12 de Abril depois de descer 7,1% de share sendo que a maior subida foi no dia 17 de Abril para o dia 18 de Abril.

SIC ultrapassa TVI e fica em 2.º

Com Achas Que Sabes Dançar a ser o mais visto na SIC, o Jornal da Noite foi o 2.º mais visto do canal com 29,1% de share e 11,0% de rat (noticiário mais visto do seu horário ultrapassando a TVI pois a RTP1 teve futebol nesse horário). Primeiro Jornal nos 34,9% de share e 9,5% de rat (perde por 0,1% para a líder RTP). Fama Show nos 8,8% de rat e 34,0% de share. Lua Vermelha a descer ao 5.º lugar (sábado esteve em 2.º) e fez 8,6% de rat. e 20,5% de share. Investigação Criminal em 6.º com 32,0% de share e 7,1% de rat. BBC Vida Selvagem nos 6,3% de rat e 27,4% de shae. Viver a Vida a fazer 26,3% nos 6,2% de rat. O primeiro filme da tarde a fazer 24,0% de share e Flasforward nos 27,1% de share.

18 de abril de 2010

Carlos Pimenta e Henrique Neto em Sinais de Fogo

As energias estarão em debate no programa desta segunda-feira de Miguel Sousa Tavares. Por isso mesmo haverá espaço a não um convidado mas sim a dois. Carlos Pimenta e Henrique Neto estarão a discutir qual será a melhor opção: energia eólica ou energia nuclear? Tudo para ver em horário nobre nesta segunda-feira em Sinais de Fogo.

Filha de João Pinto no Achas Que Sabes Dançar

O programa de caça talentos da dança da SIC prossegue. Se na semanapassada tivemos Ana Abreu e João Perry de entre os concorrentes, esta semana no Achas Que Sabes Dançar? temos a filha de João Pinto.
Não recebeu logo o passaporte mas vai tentar o tudo por tudo na coreografia de grupo. Depois da coreografia de grupo Diana Pinto soube que não seguia para a audição final do programa.

50% consideram Muito Bom o Achas Que Sabes Dançar

Foi no domingo passado que o SIC Blog lançou uma sondagem relacionada com o novo programa “Achas Que Sabes Dançar?”. Os cibernautas numa semana corresponderam em massa e colocou quatro hipóteses: Nota 1 – Mau, Nota 2 – Razoável, Nota 3 – Bom e Nota 4 – Muito Bom. No final foram 105 os votos contabilizados. Os que nos visitam deram pontuação máxima à nota 4. 50% dos votos foram para Muito Bom. 23% dos votos foram para a nota 3 Bom. Já 16 por cento referiram que consideram o novo programa de Manzarra como Mau sendo que 9% consideram o programa como razoável. 53, 25, 17 e 10 votos respectivamente foi quanto conseguiram.

Atlético de Madrid X Liverpool na SIC

Com nenhum clube português envolvido na competição a SIC vai continuar a acompanhar a Liga Europa que veio substituir a Taça UEFA. O canal transmite já esta quinta-feira um emocionante jogo entre o Atlético de Madrid e o Liverpool. Oito dias depois é a vez de se acompanhar o 2.º jogo desta vez entre Liverpool e Atlético de Madrid. 2 grandes jogos entre 2 grandes equipas que ambicionam chegar à final desta primeira edição da Liga Europa!

SIC coloca Jornal da Noite em 5.º lugar

Em sábado de estreia na SIC o programa mais visto foi o Jornal da Noite. No entanto o noticiário apresentado por Maria João Ruela foi o 1.º mais visto da estação de Carnaxide ficando em 5.º lugar com share de 26,4% e 9,2% de audiência média.
O dia correu mal para a SIC que foi ultrapassada pelo Cabo e pela própria RTP1 que surpreendentemente lidera.
Lua Vermelha foi o 2.º mais visto da SIC com 20,5% de share e 7,9% de rat. Primeiro Jornal de Pedro Mourinho em 2.º lugar do horário e em 3.º na SIC com um share de 27,4% e 6,7% de audiência média. O Alta Definição que reviu os melhores momentos do programa que está actualmente com 6 meses fez 31,9% de share e 6,3% de rat.
A estreia do programa Mesmo a Tempo fez 19,6%. Mais de 2 horas tiveram um rat total de 5,2%. O E-Especial a fazer 31,4% de share e 5,0% de rat. A reposição do primeiro programa de Achas Que Sabes Dançar transmitido às 18h35 de ontem fez 19,3% de share e O Nosso Mundo fez 23,5% de share. O primeiro filme da tarde nos 24,8% de share e o Tween Box nos 19,7%.
Cabo
No cabo a SIC foi o canal mais visto com 18,5% seguido da SIC Notícias em 4.º lugar com 4,2% de share. Ainda houve espaço para a SIC Mulher com 1,4% a fechar os 15 mais do dia.

17 de abril de 2010

Lançados pela SIC... estão no Perdidos e Achados

Estavamos no ano de 2001 e depois da internet e do CD estar a quatro anos nas bancas, Zé Cabra foi um dos artistas que estiveram no programa Herman SIC. Passados 9 anos a SIC vai rever os momentos e será um dos protagonistas do Perdidos e Achados de hoje do Jornal da Noite.
Um ano depois - em 2002 - a SIC estreava Masterplan e uma das concorrentes eleitas vezes sem conta pelos portgueses como a preferida foi Gisela Serrano. Ficou conhecida por mulher furacão e chegou a fazer programa de televisão. Será a outra protagonista do Perdidos e Achados.

Jornal da Noite em 5.º lugar

A sexta-feira terminou com o programa mais visto do canal a ser o Jornal da Noite ficando, no entanto, atrás dos 2 concorrentes RTP1 e TVI respectivamente.
O jornal de Rodrigo Guedes de Carvalho teve 27,0% de share e 10,2% de audiência média.
Dentro de pouco tempo os dados diários dos canais.

Unas na Radical com "Última Ceia"

Senhoras e senhores, a vossa atenção: o artista que vamos apresentar tem o dom da ubiquidade, consegue transformar-se numa pessoa completamente diferente e reaparece do nada sem ninguém perceber como. Este homem, outrora conhecido pelo "ganda maluco" do "Cabaret da Coxa", desapareceu do radar televisivo sem deixar rasto. Foi visto na internet a fazer vídeos caseiros e num papel secundário na "Floribella". Agora surge em dois canais ao mesmo tempo (SIC Radical e Q), mas na pele de um tipo tímido que não comete excessos. A transformação, corrige, sempre fez parte da sua carreira: "É um clique quando a câmara se liga. Canalizo toda a rebeldia para a televisão." Fora dos estúdios, evita os holofotes. Foi com alguma reserva que aceitou dar a entrevista. Começou por pedir para ser por email, mas depois condescendeu: "Estive na penumbra tantos anos... e faz sentido relembrar que tenho algum passado, já são 14 anos de televisão." Diz que está a fazer um esforço para não se fechar em casa e entrar no jogo da fama, obrigatório para quem anda nesta vida. É desse jogo, das conversas picantes com as ouvintes da Rádio Seixal, do fã a quem quis bater, que nos fala. Apresentamos Rui Unas, o verdadeiro, o único, sem câmaras a filmar. Mas com alguns vestígios do "ganda maluco".

Dizias no teu blogue que estavas com "um cagaço do caraças" deste regresso à televisão. Tens medo de quê?
É aquele receio: será que ainda sei andar de bicicleta? Com o "Cabaret da Coxa" não houve ciência: a personagem criou-se espontaneamente. Neste programa - que também é um talk show com convidados - tenho de me reinventar. Era fácil recorrer às mesmas bengalas, mas não me apetece ser aquela figura. Portanto é o medo do desconhecido. Não sei que persona vai sair dali, que tipo de programa vai ser.

Que andaste a fazer neste tempo que estiveste afastado da apresentação?
Fiz um filme em Espanha com o Diogo Morgado, uma peça de teatro, novelas como actor secundário... "Podia Acabar o Mundo", por exemplo.

E a "Floribella"...
Aprendo sempre qualquer coisa. Até na "Floribella". Não me identifico como espectador, mas aprendo. Mas a minha matriz é apresentação, é disso que gosto. Não digo que não gosto de fazer novelas. Agora não é o que gosto realmente de fazer.

Eras muito popular na SIC Radical, mas desapareceste quando passaste para a SIC generalista. Porquê?
Quando fazia o "Cabaret" sentia que as pessoas viam em mim grande potencial. O Francisco Penim [ex-director de programas] entendeu acabar com o programa e fez-me o convite para ser cara da estação. Sendo um dos seus soldados, tive de aceitar o convite.

Um soldado?
Sim, disse que me queria como soldado na frente de batalha. Assinei um contrato de dois anos com exclusividade. Foram dois anos muito conturbados. Não me sentia confortável com o primeiro projecto, "Pegar ou Largar", que não foi, de facto, um sucesso. Depois não tive mais nenhum grande projecto e acabei nas novelas. Foi aí que as coisas não correram como gostaria. Mas não há mágoa. Fiz o que as circunstâncias me obrigaram a fazer.

Durante esse hiato de televisão voltaste às origens, à rádio [Unas tem um programa na Antena 1]. Como começaste na Rádio Seixal?
Entrei lá depois de participar num concurso em directo. Quando o repórter me perguntou o que fazia, respondi: "Estudo, mas pode considerar-me seu colega porque faço rádio na escola." No fim o gajo deixou-me um cartão e disse-me para ir fazer uns testes à rádio. Passado uma semana estava lá a estagiar. Aconteceu tudo por acaso.

Não tinhas vocação de comunicador?
Se não fosse o concurso, hoje seria fisioterapeuta ou enfermeiro, que era para onde estava virado. Mas sim, havia alguma vocação. Já aos 14 anos tinha a mania de fazer rádio ao microfone do autocarro no trajecto até à Fonte da Telha. Era a Rádio Cueca.

O que fazias na Rádio Seixal?
Fiz de tudo: discos pedidos, madrugadas... Adquiri uma cultura musical... diferente. Na altura a rádio era ainda mais popular. Passavam muita brasileirada, mas daquela nordestina de gosto duvidoso. A minha primeira entrevista foi com os Broa de Mel e eu tremia que nem varas verdes... Para entrevistar os Broa de Mel, vê lá tu!

Pois...
Respeito muito as rádios locais, mas é um universo com o qual hoje não me identifico nada. Na altura sentia-me importante e o meu sonho era passar à rádio nacional. Cheguei a fazer testes para a Renascença e passei nos castings, mas na entrevista com a senhora dos recursos humanos disse que não era católico e não voltei a ser chamado.

As ouvintes do Seixal se calhar agradeceram. Fala-nos lá dessas madrugadas a receber chamadas.
Era muito divertido para um miúdo de 19 anos ter conversas picantes com senhoras de 40, 50 anos. Eu tinha voz de cama e houve conversas indescritíveis com senhoras bem mais velhas. O programa chamava-se "Cocktail Fora de Horas". Ainda durou quase um ano.

Deu para conhecer alguma senhora?
Cheguei a encontrar-me com uma ouvinte. Ela ia à rádio receber um prémio e eu todo contente porque ia conhecê-la. Só que o pior que podia acontecer aconteceu. A senhora, coitada, era muito feia, estrábica e coxa - mas tinha uma voz maravilhosa. Quando entreguei o prémio ela perguntou-me se era o Rui Unas. Respondi que não, não era.

É por essa altura que vais ao "Noite de Sonho", o programa da Catarina Furtado na RTP?
Pois, viste isso? Há imagens no You Tube [ver para crer: pesquise no YouTube: "rui unas noite de sonho"]. Já fiz o meu harakiri. É fabuloso. Ainda não consigo ver aquilo do princípio ao fim.

O que te passa pela cabeça quando vês aquele Rui Unas?
É um misto de emoções. Vergonha é uma delas... Mas, como disse, já fiz o meu harakiri: fui eu próprio que parodiei isso na televisão e na internet.

Antecipaste paródias alheias.
Exactamente. Mas, explicando, na altura tinha um grupo de teatro e o professor empurrou-me para o programa. Lá fizemos o casting e fomos aceites... Olho para aquilo hoje e é outra pessoa que lá está, não me identifico nada. É uma pessoa parecida comigo, com risquinho ao lado. Não há palavras para descrever...

Renegas aquele passado?
Não. Era eu. Faz parte do processo de crescimento e é uma esperança para aqueles que são assim: é possível deixarem de o ser [risos]. Era muito atrofiado. Aquilo é o paradigma de tipos que hoje ironizo. Muito estranho [mais risos]. Mas pouco a pouco vou fazendo as pazes com esse meu passado.

Ao menos ganhaste alguma coisa?
O propósito daquilo era ter uma noite de sonho. Uns queriam ser estilistas, outros bailarinos e a produção fazia tudo para que o objectivo se concretizasse. Nós queríamos fazer um espectáculo de mímica com as condições todas de luzes, cenário, etc. E fizemos.

Essa parte não está no YouTube.
Graças a Deus! Ainda estou à espera que a pessoa que tem o registo inteiro me faça um telefonema a chantagear.

Se dúvidas houvesse, foi a machadada final: o Rui Unas não tem nada de "ganda maluco", apesar do papel a que nos habituaste na televisão?
Já houve mais esse equívoco. Na altura do "Cabaret" viam-me com mulheres nuas no cenário, um papagaio que dizia asneiras e achavam: "Este gajo é um ganda maluco." Durante muito tempo ficava incomodado com isso, achava redutor. Mas depois fiz as pazes com a expressão e acho que as pessoas perceberam que aquilo era uma persona.

És mais o Rui Unas do programa da Catarina Furtado ou o Rui Unas do "Cabaret da Coxa"?
Na essência, ainda sou um bocadinho esse Rui Unas do programa da Catarina Furtado. Não tão atrofiado - porque na altura era mesmo atrofiado -, mas sou muito bem-comportado. Não sou um party-animal, não gosto de sair até às tantas ou apanhar pielas. Gosto de ter sempre o controlo da situação. Aparentemente perco as estribeiras na televisão, mas até isso é uma aparência. É a minha oportunidade de extravasar. Canalizo toda a rebeldia e transgressão para a televisão.

O que fazes quando te desafiam para uma bebida à noite?
Finjo que bebo. Quando me oferecem charros, digo que não e ficam ofendidos. Acham que sou uma fraude. "Então afinal o gajo é careta?" Pá, é a verdade. Ainda ontem fui a uma festa e ficaram todos muito surpreendidos. Faço parte daquela ínfima percentagem do meio artístico que não se estica nesses aspectos. Sou uma anormalidade neste meio.

Não havia nada de genuíno na personagem? Nem as piadas de teor sexual?
Sou muito desempoeirado a nível sexual, mas não sou tão hard core como me vendia no "Cabaret". Não sou o gajo que gosta das algemas, mas sou liberal. Havia um rastilho que no programa foi muito potenciado. Era uma caricatura.

Disseste numa crónica que o "Cabaret da Coxa" revolucionou...
[interrompe] Se disse isso, fui pretensioso. Foi uma revoluçãozinha. Rompemos barreiras, foi o primeiro programa a aparece com linguagem mais desbragada. No início era difícil convencer convidados a irem lá - tinha um papagaio a dizer asneiras, todo aquele bas-fond... Foi o primeiro programa em directo com bolinha.

E um humor muito caustico.
Gosto de humor negro. É o meu bom senso que impõe limites. O Rui Sinel de Cordes é o mais hard core dos humoristas portugueses e gosto de algumas coisas que ele faz, mas não sou completamente fã. Agora acho que tem de haver alguém a ir por esses caminhos. Eu tenho alguns pruridos, mesmo assim falei de coisas que ninguém falava.

De que humor és mesmo fã?
Achava piada aos Contemporâneos. Mas o Johny Carson, o primeiro apresentador do "Tonight Show", foi de facto o maior. É o pai do talk show. O bom humor é o que daqui a 20 anos nos vai continuar a fazer rir. Também gosto do Ricky Gervais e do "Curb Your Enthusiasm".

E televisão portuguesa, o que gostas de ver?
Vejo pouquíssima. Sou daquele público que escolhe o quer ver: gravo e depois vejo. Não me revejo na produção nacional.

Apresentavas o "Ídolos" ou o "Achas Que Sabes Dançar"?
Sim. Os apresentadores não são as estrelas. Seria um formato que faria, mas não iria brilhar.

Começaste a trabalhar em televisão numa área improvável. Foste jornalista do "Acontece", num registo sério.
Sim, estava na rádio e fui fazer um curso de locução e apresentação na ETIC. O Carlos Pinto Coelho, que era lá professor, convidou-me para ir estagiar ao "Acontece". Estive lá um ano a fazer reportagens sérias, peças culturais, sempre sob a batuta do Carlos Pinto Coelho, que é muito exigente. Aprendi muito, ele era bastante criterioso. Foi marcante e uma excelente escola, apesar de ter ido depois para o lado negro da força fazer disparates.

Como é que surgiu a ideia de criares o "Curto Circuito"?
A minha produtora, a Sigma 3, fez dois programas para a RTP - "O Alta Voltagem" e o "Sub 26". Quando o Graça Bau lançou o CNL, fez-nos o convite para criar um programa, com uma única condição: que fosse interdito a cotas. Mesmo assim, ipsis verbis. O CNL acabou e o "Curto Circuito" passou depois para a SIC Radical. E passados dez anos continua.

E estás ligado ao programa?
Não. Sou sócio da Sigma 3, mas não tenho participação activa. Acompanho e dou umas dicas.

Fazias dupla com quem na apresentação?
Rita Mendes ou [Fernando] Alvim. Tinha uma relação palhaço rico-palhaço pobre com o Alvim - eu era o rico. Uma relação quase amor-ódio, mas que funcionava bem. Foi um dos momentos áureos do programa [interrompe e pede para atender o telefone].
...
Entrevistas por causa de umas dobragens que fiz num filme ["A Ilha do Impy"]. Uma coisa que não dá muito dinheiro, mas gosto de fazer.

Então onde se ganha dinheiro nesta área?
Depende. Os apresentadores ganham muito com as mais- -valias provenientes da sua exposição. Podem lucrar bastante em espectáculos, festas, conferências. Há aí um conjunto de actores que ganham muito só por ir aos fins-de-semana às discotecas beber um copo. São as presenças.

Não fazes?
Já cheguei a fazer, mas não me sinto confortável. A minha agente diz que tenho de deixar de ser bicho do mato. Não gosto do ambiente das festas do croquete, acho que há ali muita hipocrisia, pessoas que fingem ser muito amigas e mal se conhecem, poses para a fotografia... Sinto-me desconfortável, mas tenho noção que perco com isso.

Porquê?
Não me fazia mal aparecer de vez em quando, mostrar que estou vivo. Choveriam mais convites. E se me oferecerem muito dinheiro para ir a uma festa até me sinto mal se ficar em casa. Quer dizer, não estou a fazer nada e vou recusar ir duas ou três horas a um bar limpar uns trocos?

Estamos a falar de que valores, mais ou menos?
Não sei qual é o meu valor de mercado actualmente, mas sei que se pode ganhar 250 euros ou mil euros. Tem a ver com o estatuto de cada um: a Diana Chaves de certeza que recebe mais que um actor secundário dos "Morangos com Açúcar". Mas imagino que para um puto dos "Morangos com Açúcar" que goste de noite seja maravilhoso receber 250 euros por ir a uma discoteca.

Mudando de assunto, a tua mulher é panamiana. Onde a conheceste?
Temos o momento em que nos conhecemos registado em duas câmaras. Estávamos os dois, ao mesmo tempo, a fazer uma reportagem num festival no Panamá e entrevistámo-nos. Depois trocámos emails, fui lá, ela veio cá, decidimos que era coisa para durar e estamos casados há quase sete anos. E temos um filho, com três anos. Portanto tenho isso a agradecer à televisão.

Alguma vez tiveste fãs apaixonadas por ti?
Não. E nunca me orientei com uma fã. Tinha sempre aquela sensação que estava a tomar partido da minha posição mediática. É complicado. A maior parte das minhas namoradas africanas nem sabiam quem eu era.

Pois. És um apaixonado pela cultura africana.
Sim, aconteceu por acaso. Fui convidado para passar uma temporada em Cabo Verde e apaixonei-me pela cultura do país. Quando vim para cá, comecei a frequentar sítios africanos e a ter namoradas africanas. Hoje está muito na moda a kizomba, mas na altura era uma minoria étnica. Era o único branco nas discotecas africanas.

Continuas a ir a esses sítios?
Quando saio gosto muito mais de ir a uma discoteca africana do que a uma ocidental. O ambiente é mais saudável, os africanos não precisam de beber muito para se divertirem. E, curiosamente, chateiam-me muito menos. São muito mais educados.

Já foste insultado?
Só uma vez é que estive quase a perder as estribeiras. Foi no Festival do Sudoeste: vejo um tipo lá em baixo que me chama e mostra o dedo do meio. Continuei a ver o concerto. Ele volta a chamar-me e mostra-me o rabo. Saltei da bancada, fui a correr e dei-lhe um caldo. Se ele fizesse qualquer coisa, acho que ia para cima dele. Só que apercebi-me que estava muito intoxicado e se lhe desse um empurrão estatelava-se. Não dizia coisa com coisa. Virei as costas.

Para terminar, és um utilizador assíduo do Twitter.
Sim, e sou um pouco irresponsável nos comentários. Mas na verdade não tenho nenhum estatuto a defender. É a vantagem de fazer o que faço. O Cavaco não pode dizer as coisas que eu digo. Se calhar até gostava, mas não pode. Comigo as pessoas pensam: "Ah, é o Rui Unas, lá está ele com as maluquices dele."

O talkshow "Última Ceia" começa quinta-feira, às 23h35, na SIC Radical. O concurso "Caça ao Cómico" passa todas as quintas, às 22h45, no Q

16 de abril de 2010

Alta Definição diferente

Depois de no sábado passado o programa de Daniel Oliveira ter começado com o prémio recebido da revista TV7 Dias, esta semana vamos ter não um mas vários entrevistados de todos os canais. Mais uma vez Manuel Goucha irá falar para a SIC - no desportivismo que tem apesar de estar na concorrência - mas não é o único. Herman José - que estreia este sábado um programa na RTP1 - também vai falar sobre o Alta Definição entre outros.

SIC mantém 2.º posto


Caras & Bocas repete recorde de audiências

Caras & Bocas repetiu ontem o recorde de audiência da semana passada. A novela está a manter os índices de Paraíso. A Armadilha vence Poder Paralelo (RTP1) e conquista a liderança no horário e Viver a Vida é outra global que também foi líder.

TVI
18:13 ás 18:59 Morangos com Açúcar 5,1 – 25,7% de share
21:56 ás 22:38 Mar de Paixão 15,6 – 41,2%
22:40 ás 23:24 Meu Amor 13,2 – 44,5%
23:34 ás 00:10 Sentimentos 5,5 – 29,0%
Morangos com Açúcar inédito não foi exibida em razão de uma partida de futebol.

SIC
14:22 ás 15:11 A Armadilha - Cama de Gato 3,6 – 27,7%
18:09 ás 19:10 Caras & Bocas 5,0 – 24,3%
21:41 ás 22:46 Perfeito Coração 9,8 – 26,4%
23:18 ás 00:12 Viver a Vida 6,1 – 27,4%

RTP
14:23 ás 15:08 Poder Paralelo 3,3 – 25,1%
15:09 ás 15:51 Vila Faia (REP) 2,3 – 21,1%

SIC Notícias transmite debates ingleses

Os três principais debates entre os candidatos às eleições inglesas, marcadas para dia 6 de Maio, poderão ser acompanhados em Portugal, através da SIC Notícias. O primeiro dos confrontos pode ser visto esta quinta-feira, depois da uma da manhã.
Os restantes dois programas realizam-se nas próximas quintas-feiras, dias 22 e 29 deste mês, com igual metodologia de transmissão.
Além do debate em si, a estação de notícias apresenta logo a seguir um espaço de comentário coordenado por Martim Cabral.
fonte: site JN

15 de abril de 2010

Bárbara volta nos Globos

Bárbara Guimarães está grávida do seu segundo rebento sendo que o SIC Blogue a felicita por este momento.
A apresentadora, com 36 anos, tem tido nos últimos tempos trabalhos pontuais sendo que a última vez que apareceu na TV foi no Verdade ou Talvez Não.
Apesar da gravidez, está confirmada a sua presença no lugar da apresentação de mais uma gala dos Globos de Ouro (organizada pela revista Caras e pela SIC) que distingue os trabalhos na área do desporto, cinema e teatro. A essa altura os flashes das máquinas fotográficas poderão dirigir-se para a barriga de Bárbara Guimarães.

Camilo volta em Maio

Fanecas de Cima esteve parada durante algum tempo mas as gravações para a 2.ª temporada de Camilo o Presidente – a cargo da produtora CBV – já arrancaram e a SIC exibe a série a partir de Maio segundo avança a revista TV7 Dias desta semana. Camilo de Oliveira é mais uma vez o rei do humor.

Perde... paga!

Tal como o SIC Blog já havia avançado, o Companhia das Manhãs assistiu na manhã desta quarta-feira um momento insólito. Tudo por causa da derrota do Sporting diante do Benfica. O caso é simples: Rita Ferro Rodrigues é do Sporting, Francisco Menezes do Benfica. Tinham prometido aos espectadores que quem perdesse havia de cumprir o que tinha prometido,
Fique com o momento Rita agora!