DANCIN' DAYS

estreia SEGUNDA na SIC a novela onde vale a pena sonhar!

ÍDOLOS

Domingo temos músicas do século XXI com os 10 finalistas

BOA TARDE

O talk show das tardes da SIC

ROSA FOGO

Assiste à novela no horário nobre da SIC

FINA ESTAMPA

Já estreou na SIC!

31 de agosto de 2009

Esta semana

Olá a todos!
Sinceramente não sei por onde começar esta análise semanal. Em primeiro lugar peço imensa desculpa por “esta semana” sair apenas hoje mas estava esperançado que a SIC subisse ontem ao segundo lugar coisa que não aconteceu. Resultado péssimo!
Resumo da semana é simples: SIC ficou sempre em 3.º e não ultrapassa os 23% de share. O pior da semana acabou por ser a segunda feira com o share de 21,2%
A semana não correu bem a Carnaxide e agora é arregaçar urgentemente as mangas para que Setembro comece bem e tem tudo para voltar ao 2.º lugar dos canais mais vistos isto porque Agosto é mês perdido com a SIC a voltar ao 3.º lugar.
Setembro traz-nos muitas novidades com pelo menos 6 estreias e os debates. Em Setembro temos o novo programa dos Gato Fedorento, o regresso do Ídolos, a estreia de NCIS com a portuguesa Daniela Ruah, a nova telenovela portuguesa com nome provisório “Eterno Amor”, a novela brasileira “Paraíso”, o espectáculo dos ares com o Red Bull Air Race, debates para as Legislativas 2009 assim como as próprias eleições Legislativas além das estreias dos programas da manhã e da tarde na SIC!
Até para a semana e espero ter BOAS notícias para dar!

Luís Costa Branco disse ontem adeus

O jornalista da SIC Luís Costa Branco despediu-se ontem dos ecrãs da SIC. Na hora da saída, o pivô, que está de partida para Angola, onde iniciará um novo projecto, deixou uma palavra aos telespectadores e agradeceu aos colegas.
'Foi um prazer estar com os telespectadores', começou por dizer Luís Costa Branco, na hora da despedida do 'Jornal da Noite' da SIC. 'Agradeço a todos os meus colegas da SIC que me aturaram estes anos todos', concluiu o jornalista.
Luís Costa Branco conduzia o comentário semanal de Rui Santos, na SIC, 'Tempo Extra', um programa de análise ao futebol. Recorde-se que o jornalista estava no parque de estacionamento da SIC quando o comentador desportivo foi alvo de uma tentativa de agressão.
fonte: site CM

29 de agosto de 2009

Audiências de 27 e 28 de Agosto de 2009

Audiências 28.8.09
TVI – 27,0%
RTP1 – 24,4%
SIC – 22,2%
RTP2 – 7,2%
Cabo – 19,1%
Programa mais visto da SIC: Jornal da Noite em 6.º lugar com 28,4% de share e 8,6% de ratio
Audiências 27.8.09
TVI – 27,0%
RTP1 – 23,9%
SIC – 20,8%
RTP2 – 7,1%
Cabo – 21,2%
Programa mais visto da SIC: Jornal da Noite em 9.º lugar com 25,1% de share e 8,3% de ratio

Ser Ídolo custa...

'Casting' de Lisboa reuniu perto de 3 mil pessoas, mas só 800 iam concorrer.
Houve quem ao relento tivesse pernoitado para ser dos primeiros na audição, que nem devotos de bandas por forma a assegurar o bilhete de um concerto. Afinal, 'Ídolos', da SIC, irá caçar talentos que ontem revelaram cansaço.
Os que passaram à porta do Hotel Pestana Palace em Lisboa, ao longo do dia, perceberam, certamente, algo de diferente ali. Porém, ao contrário das edições anteriores do concurso de Carnaxide, não terá sido tanto pela cantoria que se fazia ecoar, mas mais pelas filas, sobretudo compostas por jovens, a grande maioria com ar de fadiga estampado no rosto.
"Cerca de 200 chegaram ao Alto de Santo Amaro já anteontem, por volta das 11 horas", fez saber fonte da produtora Fremantle Media que, numa primeira fase, tem a cargo a pré-selecção dos candidatos a "Ídolos". Dormiram, pois, no chão, uma vez que, dadas as característica do espaço, não seria exequível montar tendas.
Só às 9 horas do dia seguinte se inauguraram as provas. E se as costas não estariam em grandes condições, talvez a voz tenha escapado à noite que se sentiu fria. Pelo menos, os "colegas" que por lá permaneciam foram unânimes em afirmar que ninguém, até ao momento, saíra "aborrecido". Nem todos terão sido apurados, mas, às 16 horas, já não foi possível chegar à fala com a vaga dos que se quiseram antecipar.
Parte dos 800 concorrentes, tendo em conta que o número de 3 mil apontado pelos responsáveis do "casting" contempla também acompanhantes, aguardavam, entretanto, ouvir chamar o seu nome, quase todos deitados, dentro da estrutura das cavalariças.
Enquanto isso, Cláudia Vieira e João Manzarra, a dupla eleita pela SIC para render Sílvia Alberto e Pedro Granger na condução do formato, ultimavam os últimos retoques de maquilhagem para a breve sessão fotográfica à Imprensa, e não menos curta (durou dois minutos) entrevista colectiva. Entusiasmados, disseram não estar "nervosos", mas "ansiosos".
Novamente cá fora, os resistentes à verdadeira estopada, debaixo de um sol intenso, foram formando pequenos grupos adstritos à amizade fomentada pela ocasião. Djosa, um recém-licenciado em jornalismo, de 24 anos, oriundo do Porto, mas a trabalhar na capital, contou, sentado no passeio com a guitarra ao colo, que decidiu "arriscar", mas sem alimentar grandes expectativas. "É mais uma iniciativa da SIC para fazer subir as audiências. E nesta sociedade de espectáculo é frequente tirarem com uma mão o que deram com a outra", sublinhou.
fonte: site JN

Sócrates-Manuela na SIC

O debate para as eleições legislativas entre os líderes do PS, José Sócrates, e do PSD, Manuela Ferreira Leite, vai ser transmitido dia 11 de Setembro na SIC, disse ao CM fonte da estação.
Porém, os frente-a-frente arrancam quarta-feira, dia 2, na TVI, com o debate entre José Sócrates e Paulo Portas, líder do CDS-PP. No dia 4 de Setembro, apurou ainda o CM, será a vez da SIC emitir o debate entre Jerónimo de Sousa (PCP) e Francisco Louçã (BE). O canal de Carnaxide exibirá ainda o frente-a-frente entre Paulo Portas (CDS-PP) e Jerónimo de Sousa (PCP). O debate entre Sócrates e Ferreira Leite poderá ter "uma duração maior do que os restantes", diz Ricardo Costa, da SIC.
O sorteio dos debates decorreu ontem numa reunião com elementos dos partidos e representantes da RTP, SIC e TVI.
fonte: site CM

28 de agosto de 2009

1.º dia de casting do Ídolos em Lisboa

Portugal 2009 > Debate entre Sócrates e Ferreira Leite é na SIC

O único debate televisivo entre o primeiro-ministro e a líder do PSD está marcado para 11 de Setembro e será transmitido pela SIC.
A Estação de Carnaxide também será palco do confronto entre Jerónimo de Sousa e Francisco Louçã, a 3 de Setembro, e do debate entre Paulo Portas e o líder do partido comunista, a 7 de Setembro.
O debate entre Sócrates e Ferreira Leite será, no entanto, mais longo que os restantes.
Para moderadores deste debate entre o líder do PS e a líder do PSD proponho Rodrigo Guedes de Carvalho ou José Gomes Ferreira! Que me dizem?

Paraíso vem aí

ESTREIA DIA 14 DE SETEMBRO

Momentos SIC [Blog] - 3

Um programa que posso dizer sem ofensa nenhuma que foi o antecessor do actual Dia Seguinte da SIC Notícias. Informação desportiva era o que semanalmente, à sexta-feira tendo depois passado por outros dias, se discutia e debatia num programa apresentado por Nuno Santos, actual director de programas. Falo d’Os Donos da Bola. Aqui ficam 2 vídeos do programa. E teve convidados especiais

O outro programa que aqui trago é um clássico do desporto nacional. Volta a Portugal em bicicleta. Quem não se lembra da letra do programa que teve algumas edições na SIC??? O genérico que aqui está é de 1995.

27 de agosto de 2009

Caminho das Índias nos 50% da Globo

Um site brasileiro que tem análise de audiências (ver aqui) refere na sua edição que o episódio em que se dá o reencontro entre os protagonistas de “Caminho das Índias” foi visto no Brasil com mais de 50% de share e 72 de participação. O melhor da novela tinha sido no passado dia 29 de Junho quando fez 46%.
De referir que esta é a 3.ª novela do horário nobre da Globo com menos audiência pertencendo o 1.º lugar a Suave Veneno e Esperança que curiosamente fizeram sucesso em Portugal quando foram emitidas!
Quanto fará em Portugal o episódio que já está a ser publicitado na SIC?

Audiências do dia 27.8.09

TVI - 25,9%
RTP1 -25,8%
SIC - 20,4%
RTP2 -8,2%
Cabo - 19,7%

Programa mais visto ficou em 7.º lugar. Salve-se Quem Puder fez 20,5% de share e 8,1% de ratio

Tonight Show regresssa à Radical

O Tonight Show com Conan O' Brien, programa do ruivo cómico que ocupou o lugar deixado vago por Jay Leno na grelha da NBC, vai ser emitido em Portugal a partir de 5 de Outubro na SIC Radical (em horário a definir e com repetições garantidas, segundo a estação).
O canal já detinha os direitos do anterior formato de Conan O'Brien, The Late Night, e assegura ainda a exibição do talk show do seu substituto, Jimmy Fallon, antigo humorista do programa de variedades Saturday Night Live (um clássico da televisão dos Estados Unidos).
Conan 'O Brien, 46 anos, tornou-se presença diária dos espectadores americanos em 1993, quando começou a assegurar a emissão do Late Night da NBC, o programa que sucedia ao Tonight Show com Jay Leno. Este apresentador anunciou em 2004 que se retiraria em 2009 e mais tarde a NBC anunciou que seria Conan a ocupar o horário das 23.00 .
Convidado especial de Jay Leno no seu último programa, em Maio deste ano, o Tonight Show com Conan O' Brien começou a 1 de Junho e mantém o mesmo o estilo do anterior formato.
Desta vez, no entanto, a imagem nocturna de fundo é de Los Angeles e não de Manhattan. Ao contrário do Late Night, que era realizado nos estúdios da NBC no Rockfeller Center, no coração de Nova Iorque, o Tonight Show mudou-se para a outra costa dos Estados Unidos e é emitido a partir da Califórnia.
O primeiro episódio começa, aliás com uma sátira à mudança e uma peça gravada de Conan a atravessar a América a correr para chegar aos estúdios da Universal City. O actor Will Ferrell é o primeiro entrevistado e os Pearl Jam são os convidados musicais da noite e que irão apresentar o single The Fixer, tema do novo álbum Backspacer, no próximo dia 16 de Setembro.
As audiências dos primeiros episódios foram boas, mas em menos de duas semanas Conan foi ultrapassado pelo rival da CBS, David Letterman. Este apresentador volta a cruzar-se na biografia de Conan O' Brien.
O humorista, nascido no estado de Massachussets nos arredores de Boston, tinha sido guionista do Saturday Night Live durante três anos, e em 1993 prestou provas para apresentar o talk show que ia substituir o programa de Letterman.
Jay Leno, 59 anos, deverá voltar à antena da NBC a 14 de Setembro com um novo formato, The Jay Leno Show, a ser emitido no horário das 22.00, em tudo semelhante aos que os portugueses viram nos canais por cabo da SIC.
fonte: DN

26 de agosto de 2009

Salve-se Quem Puder é o vencedor do Verão numa sondagem SIC Blog

Esteve no ar desde 16 de Agosto uma sondagem até à poucas horas que visava escolher o programa vencedor deste Verão na SIC. A escolha recaiu com mais de 20% de diferença no Salve-se Quem Puder. 49% dos votantes escolheram este programa (76 pessoas). Em 2.º lugar como vencedor ficou com 20% O Mundo da Patty (32 pessoas). Em 3.º lugar com 15% da preferência ficou o TGV (23 pessoas). Em 4.º lugar ficou Cenas do Casamento com 5% dos votos (9 votos), SIC ao Vivo em 5.º lugar com 4% (7 votos) e em 6.º lugar em ex aequo ficaram o Tá a Gravar e Mar Azul com 1% dos votos cada (3 votos cada).
No total responderam a este inquérito 153 pessoas. OBRIGADO a todos os que mais uma vez participaram nesta iniciativa.

Novo programa de informação à vista?

A SIC tem estado a anunciar em teaser's um novo programa de informação! Tem estreia prevista para Setembro e eu sei quem o apresenta mas não digo a ninguém (pelo menos para já). Neste novo programa será esmiuçada a política actual isto porque a SIC já tem quem o relate (Primeiro Jornal e Jornal da Noite), quem o debata (Quadratura do Círculo). Agora vai ter quem o revele na sua profundeza. E é um novo programa a estrear já em Setembro.
Brevemente darei aqui mais informação. Adianto, no entanto, que será um excelente programa com comunicadores de excelência e de reconhecido mérito na sua área!

Audiências 25.8.09

TVI - 28,7%
RTP1 - 22,5%
SIC - 21,6%
RTP2 - 7,8%
Cabo - 19,3%

Programa mais visto do dia da SIC: Salve-se Quem Puder em 7.º lugar com um share de 24,6% e 8,7% de ratio.

"SIC ao Vivo" no Funchal na segunda-feira

Na próxima segunda-feira, 31 de Agosto, o Funchal recebe a equipa do programa “Sic ao Vivo”, cuja transmissão em directo acontece, como habitualmente, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 19h00.
O naipe de apresentadores será constituído apenas por três apresentadores: Nuno Graciano, Merche Romero e Ana Rita Clara conduzem o programa. O humor ficará a cargo de César Moura, presença assídua na SIC.
Uma das novidades é a vinda do cantor Beto e da dupla Miguel e André, confirmados para animar o evento.
Ainda na área musical, está também confirmada a participação do cantor madeirense Quintino.
Outros convidados, nomeadamente figuras ligadas à cultura regional, ainda estão por assegurar.
Esta transmissão televisiva vai incluir um passatempo dirigido aos fãs do CR9. Chama-se “Clones do Cristiano Ronaldo” e pretende “eleger” o jovem cujo visual seja idêntico ao do craque do Real de Madrid.
«Conhecimento. Nacionalidade. Diversidade. Humor. Verão. Entusiasmo. São algumas das palavras que caracterizam este programa que prima, não só pela inovação, mas pela ambição de aproximar a SIC e o público espectador através da permanente interactividade, seja através de conversas, jogos, passatempos, momentos de música, desafios colocados ao público e mesmo aos apresentadores», assim é apresentado pela estação de Pinto Balsemão.
Hoje, o “Sic ao Vivo” vai estar em Alcácer do Sal, amanhã em Porto Covo e sexta-feira em Alcochete.
fonte: Jornal da Madeira

Merche garantida nas manhãs

Merche Romero vai dividir as manhãs da SIC com outro apresentador e Fátima Lopes muda para as tardes. Programas vão continuar a ser produzidos pela Comunicasom, mas num espaço do canal, em Carnaxide.
Começam-se a revelar as novidades da "rentrée" televisiva, em Setembro, e já se sabe que a SIC é um dos canais que mais mudanças vai apresentar, principalmente, nos "talk show" diários. O canal de Carnaxide vai manter programas específicos nas manhãs e tardes, mas os conteúdos vão mudar. De cara lavada, os formatos vão receber novos nomes e outras rubricas.
Nas manhãs, Merche Romero é um dos nomes garantidos na apresentação do concorrente a RTP1 e TVI. A apresentadora entrou na estação para substituir Fátima Lopes no "Fátima". Começou ao lado de Carlos Ribeiro, mas foi a solo que apresentou a etapa derradeira. Seguiu-se "SIC ao Vivo", onde se mantém e faz equipa com Nuno Graciano e Ana Rita Clara. A 4 de Setembro, Merche termina a sua prestação, mas o figurino de Verão ainda vai continuar a palmilhar Portugal durante mais quase duas semanas. Depois, vêm as estreias. Merche vai dividir o protagonismo com outro apresentador, cujo nome ainda é desconhecido. José Figueiras ou Nuno Graciano são alguns dos profissionais falados.
Fátima Lopes regressa às tardes, competindo assim com Júlia Pinheiro. Em ambos os programas, deverão surgir novos colaboradores, até porque os antigos "ainda não foram contactados". Quem o garante é Cláudio Ramos, que aguarda a chamada "para um projecto, até porque ficou tudo em aberto".
Outra das novidades da temporada é que os formatos vão funcionar em estúdios próprios da SIC, situados no Parque Holanda, mesmo em frente às instalações de Carnaxide. A produção continuará a ser da responsabilidade de parte dos profissionais da Comunicasom, detentora do espaço onde antes se realizava o "Fátima" e o "Contacto", situado em Lisboa.
fonte: site JN

25 de agosto de 2009

Audiências 24.8.09

TVI - 29,4%
RTP1 - 21,9%
SIC - 31,2%
RTP2 - 7,6%
Cabo - 20,0%

Programa mais visto da SIC foi o Jornal da Noite em 7.º lugar com 9,3% de ratio e 26,7% de share.

Agora é só escolher...

As 20 candidatas que receberem mais votos do público e do júri serão contactadas pela organização do casting no dia 30 de Agosto para serem convocadas para uma avaliação presencial do júri que terá lugar no Hotel D. Pedro, em Lisboa, durante dois dias.
Esta avaliação será composta por entrevistas pessoais, testes de imagem, dicção e capacidade comunicativa.
Os vídeos destas 20 semi-finalistas vão estar disponíveis no site do Rock in Rio-Lisboa de 31 de Agosto a 6 de Setembro para que o público possa votar online novamente na sua preferida.
As 4 finalistas do “Casting Rock in Rio na SIC”, vão participar no programa Curto-Circuito, da SIC Radical, entre os dias 8 e 11 de Setembro para que o público as conheça melhor e ajude o júri a decidir qual deve ser a vencedora. A nova cara do Rock in Rio-Lisboa 2010 será revelada no dia 21 de Setembro, em directo no Curto-Circuito.
fonte: Jornal Hardmusica

Paraíso e Eterno Amor na rentrée

Na "rentrée" que se avizinha, a estação de Carnaxide vai estrear, além da novela portuguesa "Eterno Amor", com Luciana Abreu, Ricardo Pereira e Andreia Dinis, um "remake" da TV Globo: "Paraíso", uma trama rural.
Baseada no original de Benedito Ruy Barbosa, datado de 1982, "Paraíso" foi adaptada pela sua filha Edmara Barbosa e tem como tónica central uma história de amor vivida no campo. Em Portugal arranca em Setembro, tal como a nova novela da SIC.
Um olhar. Um sorriso. Um beijo roubado. É o quanto basta para alguém se apaixonar. As auto-promoções da novela deixam claro que, no "remake" de "Paraíso", a sua autora, Edmara Barbosa, aprendera com o pai a fazer de uma trama rural, uma história de amor entre uma jovem criada e um filho do diabo, um enredo com capacidade para encantar e prender os telespectadores.
Não foi à toa que este "remake", estreado no Brasil a 12 de Março deste ano, com 25 pontos de audiência e 47% de "share", bem melhor do que os 23 pontos alcançados com a exibição do último capítulo de "Negócio da China" - na qual participaram os portugueses Joaquim Monchique e Maria Vieira - , que fechou sua média média total em 20.3%, a mais baixa na história do horário.
De acordo com Benedito Ruy Barbosa, o "remake" de "Paraíso" é uma tentativa de atrair de novo o público jovem às novelas. "Perguntam-me onde está o amor nas novelas. Hoje em dia começa logo com o marido a trair a mulher, mulher essa que já dormiu com quatro", ressalta o autor.
A versão original, de 1982, foi gravada no interior do Rio de Janeiro. A nova "Paraíso" mereceu cenas que evocam o Pantanal, novela do mesmo autor, feita há 19 anos pela extinta TV Manchete e cuja versão arrebatou boa audiência para o SBT em 2008.
Responsável pela adaptação, Edmara Barbosa, filha do autor, assegura, porém, que a novela nada tem a ver com Pantanal. "Filmámos no Mato Grosso, a paisagem é diferente. Não tem tanta água e jacaré. Tem bois, pasto e paisagem da Chapada dos Guimarães. Fala da vida no Interior. Tem algo do folclore da Bahia. "O diabinho na garrafa vem um pouco de lá", assegura.
fonte: site JN

Frederico Roque de Pinho está de saída para a TPA

A SIC vai perder o seu chefe de redacção, Frederico Roque de Pinho, para a Televisão Pública de Angola (TPA).
O jornalista será consultor da administração do canal africano, que se encontra em processo de remodelação.
Frederico Roque de Pinho deverá fazer parte da equipa que vai dar uma nova cara aos noticiários da TPA e tem contrato com a estação para os próximos quatro anos. "Talvez até mais", prevê Frederico Roque de Pinho, que passou recentemente um mês em Angola, tratando de questões logísticas como a casa onde vai morar. "É um país em reconstrução e vou para um megaprojecto", classifica, em declarações ao DN.
No projecto de remodelação da TPA está também envolvido Renato Freitas, antigo quadro da SIC e sócio da produtora Até ao Fim do Mundo, responsável por formatos como Os Contemporâneos, o documentário Dar a Vida sem Morrer, o magazine Cuidado com a Língua, todos da RTP1, ou o programa TV Turbo, onde Frederico Roque de Pinho foi colaborador.
Sobre as futuras funções, o jornalista conta mostrar trabalho antes do início da Taça Africana das Nações, competição de futebol que se realiza em Angola e arranca no dia 10 de Janeiro de 2010.
A saída do jornalista, actualmente a coordenar o Jornal da Noite, já é conhecida na SIC. "Foi superdifícil tomar a decisão de sair", assegura Roque de Pinho, que trabalhou onze anos na estação de Pinto Balsemão.
A gozar de um período de férias, Roque de Pinho tem de acertar alguns detalhes quanto à sua saída da empresa, mas já não deverá voltar à redacção. O seu sucessor no cargo de editor executivo chefe do canal ainda não foi designado.
Este não é o primeiro profissional da SIC a sair da estação rumo a Angola. O jornalista e pivô Luís Costa Branco (na foto), da SIC Notícias, também está de partida para assumir a direcção do semanário Sol neste país.
fonte: site DN

24 de agosto de 2009

Audiências 23.8.09

RTP1 - 25,2%
TVI - 22,1%
SIC - 21,9%
RTP2 - 8,3%
Cabo - 22,6%
Programa mais visto: Primeiro Jornal em 6.º lugar com 32,7% de share e 7,4% de ratio.

Resumindo... o vencedor do dia foi a RTP1 e os derrotados do dia foram a TVI e a SIC porque ficaram ambos atrás do Cabo

23 de agosto de 2009

Esta semana...

Numa semana que ficou marcada pelo regresso do “Ídolos” à acção (pelo menos em castings visto que o programa propriamente dito começa dia 20 de Setembro) a SIC andou por baixo em termos de audiências pela 2.ª semana consecutiva… Algo anda a correr menos bem para os lados de Carnaxide. Houve dois jogos de futebol mas nem isso valeu isto porque um era a feijões e o outro era a Liga Europa, mas em diferido. O horário das 19h continua a ser o grande problema com o Não Há Crise a não conseguir vingar naquele horário andando com audiência em share menores dos 15%. Esperemos que na rentrée isto modifique visto que isto não está bem. Temos de ver também uma coisa. O Não Há Crise emitido durante esta semana foi só repetições e não houve um programa novo! Inovação é meio caminho andado para o sucesso.
Muita gente dizia que a RTP depois do final da Volta ia voltar às audiências normais (3.º lugar) mas isso não aconteceu. Conseguiu vencer a semana em relação à SIC e poderá fazer com a SIC regresse, neste mês de Agosto, ao 3.º lugar que manteve durante vários meses deste ano.
Hoje vamos ver como é que corre o jogo do Barcelona – Atlético de Bilbao que não tem sido muito anunciado e vamos ver como corre o TGV!
O destaque positivo da semana va para o Jornal da Noite que chegou a liderar alguns dias no período em que foi emitido!
Até para a semana!

Novo site do Ídolos

Audiências 22.8.09

RTP1 - 28,3%
TVI - 23,3%
SIC - 21,5%
RTP2 - 7,4%
Cabo - 19,5%
Programa mais visto da SIC ficou em 7.º lugar. Salve-se Quem Puder - Famosos fez 24,4% de share e 7,8% de ratio!

Pedro Moucherie Mendes, Laurent Filipe, Roberta Medina e Moura dos Santos são os jurados dos Ídolos

Manuel Moura dos Santos, Pedro Boucherie Mendes, Roberta Medina e Laurent Filipe são a barreira que os candidatos da terceira edição dos ‘Ídolos’, SIC, têm de ultrapassar para alcançar o sonho. O júri do programa – apresentado por Cláudia Vieira e João Manzarra – foi recebido, ontem, na Alfândega do Porto entre aplausos e gritos de entusiasmo.
Nuno Santos, director de Programas da SIC, fez as honras da casa, apresentando o quarteto. Moura dos Santos, já conhecido das edições anteriores, vai continuar a "não ter papas na língua". Se dantes tinha Luís Jardim para o acompanhar na frontalidade, agora é a vez de Pedro Boucherie Mendes, director de canais temáticos da SIC, entre os quais a SIC Radical. "É um daqueles portugueses raros que diz logo aquilo que pensa, o que é estimulante porque não há nada pior do que induzirmos as pessoas em erro", revelou Nuno Santos.
A atitude de Roberta Medina perante os candidatos vai ser a "mais delicada possível, mas sempre dizendo a verdade", confessou a própria directora do Rock in Rio.
A equipa de ‘Ídolos’ vai estar no Norte até segunda-feira à noite. "Daqui podemos levar sérios candidatos à fase final e quem sabe não estará aqui o nosso Ídolo", sublinhou Frederico Ferreira de Almeida, director da Fremantle, produtora responsável pelo programa.
fonte: CM

22 de agosto de 2009

Merche e Nuno Graciano vão à água!

Hoje é a vez de dois dos apresentadores do SIC ao Vivo se juntarem à festa da bobagem e irem ao Salve-se Quem Puder famosos. Nuno Graciano e Merche Romero prometem gargalhadas e boa disposição em mais um programa onde o fresquinho da água será experimentado. Como sempre o programa terá a apresentação a cargo do sem pescoço (!) Marco Horácio e a mulher do César Diana Chaves.

Reportagem do Ídolos

Audiências 21.8.09

TVI - 27,0%
RTP1 - 24,9%
SIC - 21,5%
RTP2 - 8,2%
Cabo - 18,4%

Programa mais visto da SIC - Camilo & Filho, Lda. com 27,4% de share (8,8% de ratio). Ficou em 7.º lugar!

Momentos SIC [Blog] - 2

Em primeiro lugar peço imensa desculpa por a rubrica não ter ido para “o ar” ontem mas alguma coisa correu mal que eu nem sei (!).

Passemos ao que interessa:
O primeiro vídeo que trago esta semana foi do antecessor do “Fátima”. SIC 10 Horas teve mais de 1500 programas tendo sido apresentado inicialmente por Júlia Pinheiro e mais recentemente por Fátima Lopes. Excepcionalmente foi apresentado por José Figueiras. O humor e a verdadeira Árvore das Patacas eram presença assídua num programa que teve 3 cenários. A última semana do programa foi apresentado pela Ana Marques. Inicialmente o programa teve o nome de SIC 11 Horas

O Segundo vídeo foi uma escolha difícil mas aqui vai ele. Quem não viveu com as vogais transformadas em letra? A, E, I, O, U. Sem verem o vídeo conseguem descobrir? Era apresentado pela Ana Malhoa que à data tinha apenas 15 aninhos. Na altura este programa prendeu a gente mais jovem ao ecrã (incluindo eu!). Aqui fica o Bueréré que durou cerca de 6 anos!

Na sexta-feira, sem excepção trarei aqui mais um Momentos SIC [Blog]

Futebol amanhã na SIC


Daniel Nascimento não descarta saída da SIC

Está de "pedra e cal na SIC", mas não dá nada como seguro, quem o diz é Daniel Nascimento. "Acho que quem trabalha em televisão tem de estar sujeito a todo o tipo de mudanças. E isso não é diferente comigo. Não dou nada como garantido." Numa altura em que a estação de Nuno Santos se prepara para a rentrée em Setembro, o apresentador da SIC admite que gostaria de voltar a trabalhar com Fátima Lopes, mas não descarta a possibilidade de crescer noutro canal. "Terei sempre todo o gosto em trabalhar com a Fátima Lopes. Ela é a minha mestra, mas claro que ambiciono outras coisas. O meu director sabe disso e está atento. Mudar de canal? O tempo é que sabe", adiantou.
fonte: site DN

Vinho do Porto hoje no "Jornal da Noite"

Era para ser emitda ontem no "Jornal da Noite" mas devido à actualidade (derrocada da arriba e incêndio em Sintra) fez com que Rodrigo Guedes de Carvalho tenha pedido desculpas no final do "Jornal da Noite" pela não exibição da mesma peça sobre os herdeiros do Vinho do Porto.
Sendo assim a peça passa hoje no bloco informativo das 20h.
“A Outra Língua do Vinho do Porto” é um trabalho da jornalista Susana André, com imagem de Pedro Carpinteiro e José Caldelas e edição de imagem de Ricardo Sant’Ana.

SIC Notícias pede desculpa por uma peça emitida

A estação de Carnaxide actuou esta sexta-feira prontamente, ao pedir de desculpa, em antena, na SIC Notícias, pela exibição de uma peça com conteúdo sexual explícito, logo pela manhã. Em causa está a transmissão de um documentário na SIC Notícias inserido no programa "Toda a Verdade", cujo títula era: "Solteiras Loucas".
De acordo com fonte da SIC, houve uma troca de cassetes e foi para o ar material programado para horário tardio.
"Solteiras Loucas" mostrou cenas ousadas de cenas de sexo entre 11 e as 12 horas. O pedido de desculpa foi expresso logo na edição do meio-dia.

A corrida por um único objectivo

"Cerca de duas mil pessoas", segundo a SIC, acorreram ontem à pré-selecção de concorrentes ao "Ídolos", no Porto. Alguns passaram a noite ao relento. Quase todos dizem que estão ali para perseguir um sonho.
Ainda o sol não brilhava e uma enorme fila de sonhadores se alinhava pela margem do Douro, no Edifício da Alfândega. Nesta fase, que hoje termina, definem-se os candidatos aos 'castings' propriamente ditos, através de uma pré-selecção realizada pela produtora, a Fremantle Media. No total destes dois dias, são "esperadas seis mil pessoas", diz fonte oficial.
Esta é a edição mais procurada de sempre do "Ídolos". A primeira contou com 5600 inscrições; 7 mil tentaram a sua sorte na segunda e, afirma a SIC, "cerca de 15 mil inscrições" foram registadas no regresso do concurso à televisão.
Silvana Pereira, de 23 anos, era uma das muitas pessoas vindas de Coimbra. Chegou às 7 horas, mas mantinha a sua figura impecável e equilibrada em negros saltos altos debaixo de um sol capaz de derreter qualquer maquilhagem. Interrompeu os estudos de um mestrado em Análises Clínicas para revelar os seus dotes vocais. "Sempre cantei e gosto muito de cantar fado", conta.
Entre a multidão, o sotaque brasileiro de Jonathan Oliveira destoava das cantorias de amigos acabadinhos de fazer. Este auxiliar de serviço numa fábrica de cerâmica chegou a Barcelos há quatro anos. "Já tive várias bandas no Brasil e esta é a primeira vez que participo num evento destes", conta. Agarrado à guitarra, diz que "se não passar é porque não tinha de ser. Nada é por acaso".
Deve ter sido por essa ordem de ideias que Liliana Pereira, de 21 anos, conheceu Aurelie Voirol, de 19, no comboio que veio de Braga. Em comum tinham a estação de saída e o sonho de cantar. Liliana ostentava uma redonda barriga de sete meses, mas nem procurou a organização para ter prioridade da fila, nem foi abordada com a civil oferta. "Não faz mal", sorriu, amparada pela companheira de viagem.
Para fintar o calor e a demora, muitos dos candidatos a cantores juntavam-se à volta de uma guitarra e uma canção para treinar as vozes. Não se avistaram figuras excêntricas ou bizarras, à semelhança do que nos habituou a versão americana do formato, que já prepara a sua 9.ª temporada. Apenas as passagens rápidas dos apresentadores do programa, João Manzarra e Cláudia Vieira, servia de bálsamo para quem nunca os havia visto tão próximos.
Só alguns acabarão por partilhar os estúdio dos "Ídolos". O júri desta que é a terceira edição em Portugal é revelado hoje, sendo que somente o nome de Moura dos Santos está confirmado. Amanhã e depois, será o júri oficial do programa que avaliará os candidatos pré-seleccionados e decidirá sobre a sua continuidade do programa.
fonte: site JN

21 de agosto de 2009

Missão: "Encontrar um Ídolo"

Cláudia Vieira e João Manzarra prometem cativar concorrentes de ‘Ídolos 3’. Este é o trunfo da SIC para a ‘rentrée’.
Está tudo ainda em aberto mas já há algumas estreias confirmadas e muitos regressos para Setembro na RTP, SIC e TVI. O 1.º grande trunfo da estação de Carnaxide é, para já, o concurso de talentos ‘Ídolos 3’, para o qual se foi buscar a actriz Cláudia Vieira e o apresentador João Manzarra. A dupla promete arrasar e ideias não lhe faltam. O que ficou claro logo na primeira reunião com a direcção do canal, a que a Correio TV teve acesso em exclusivo. 'Se eu cantar no programa, quem ganha com a minha voz são os espectadores e a qualidade do programa', brinca Manzarra. Cláudia remata: 'Eu acho que me vou divertir bastante.'
Entusiasmados com a co-apresentação do programa, que neste ano já alcançou 15 mil inscritos, o dobro da anterior edição, Cáudia Vieira e João Manzarra mostraram-se cúmplices fora do pequeno ecrã, deixando a promessa de que o mesmo acontecerá à frente das câmaras. A troca de elogios é o que se segue. 'Da minha parte e da Cláudia, acho que podem esperar o melhor', garante o apresentador. 'Eu e o Manzarra não nos conhecíamos bem mas já acompanhava o trabalho dele. Por acaso, quando falámos sobre as pessoas com quem poderia vir a estar neste desafio sugeri o nome dele, porque este programa exige alguém que seja dinâmico, bem--disposto e, acima de tudo, disponível. E sinto que o Manzarra tem essas características', diz Cláudia Vieira. A apresentadora tem, aliás, ideias definidas nesta matéria, pois a empatia deverá resultar também com os concorrentes. 'Eles vão poder contar com o nosso companheirismo e partilhar as suas angústias, ou não, assim como nós, se calhar, acabamos por partilhar com eles também. Será uma dedicação total, sem dúvida!', exclama. Apesar de nunca se ter visto como apresentadora – esta é a sua estreia –, Cláudia Vieira sente a missão como um ‘papel’ que tem por objectivo 'encontrar os talentos que andam por aí e encontrar um ídolo. Nós somos os anfitriões e por isso temos de fazer com que os concorrentes se sintam bem com a experiência, independentemente de chegarem até ao final'.
João Manzarra compartilha da mesma ideia: 'Os concorrentes podem contar connosco, seremos bons compinchas! A nossa missão é fazê-los brilhar.' E conclui: 'Estamos com força para surpreender. Vamos estar lá a animar aquilo tudo!' A dupla vai dar o máximo possível, até porque são ambos fãs do formato. Manzarra revelou mesmo ser espectador atento: 'Vejo constantemente no YouTube os ‘Ídolos’ de todo o Mundo.' O apresentador diz que o programa terá todos os ingredientes, até porque o público 'gosta de ver os muito bons ou os muito maus', que 'acabam por ser talentos à maneira deles'.
Uma garantia para esta edição de ‘Ídolos 3’ é que Manuel Moura dos Santos será de novo jurado. Os restantes elementos do júri serão revelados amanhã, sábado, no casting do Porto. Nuno Santos, director de Programas da SIC, adianta ainda à Correio TV que 'depois deste fim-de-semana de castings no Porto segue-se Lisboa e, talvez, o Algarve'.

REUNIÃO DE TRABALHO COM A DIRECÇÃO DE PROGRAMAS: APRESENTADORES ESTÃO HOJE NOS CASTINGS
Manzarra e Cláudia vão estar hoje (amanhã), primeiro dia dos castings, na Alfândega do Porto, uma garantia de Nuno Santos, director de Programas da SIC, após a primeira reunião de trabalho com a dupla de apresentadores de ‘Ídolos’. Além de Nuno Santos, reuniram-se Cecília Aguiar, directora de Conteúdos, Ana Torres, produtora executiva, Daniel Oliveira, coordenador executivo de Conteúdos de Entretenimento, e Frederico Ferreira de Almeida, director da produtora Fremantle.

CLÁUDIA VIEIRA
Idade: 30 anos
Profissão: actriz, modelo e apresentadora
CanaL: SIC
Carreira: Como actriz, estreou-se na TVI em ‘Morangos com Açúcar’, em 2004. Em Junho de 2008, assinou contrato de exclusividade com a SIC.

JOÃO MANZARRA
Idade: 24 anos
Profissão: Apresentador
Canal: SIC
Carreira: Estreou-se no final de 2007 em ‘Curto-Circuito’, na SIC, a partir de um casting que fez no final de 2006. Apresenta ‘Todos Gostam do Verão’ com Carolina Patrocínio.
fonte: site CM

Cláudio Ramos NÃO SAI da SIC

Ontem fomos todos surpreendidos com o site TV Universo a dizer que depois de Cláudio Ramos ter terminado o programa "Fátima" agora iria para o TVI 24 apresentar ao lado de Luísa Castel Branco (ver aqui a notícia), o SIC Blogue chegou à fala com o próprio Cláudio Ramos que desmentiu categoricamente a notícia avançada pelo site adiantando que "Não vou sair da SIC". Para finalizar a conversa diz que a notícia "não faz sentido"!
Aqui fica reposta a verdade!

Vinho do Porto no "Jornal da Noite" de hoje

Alistair Robertson nasceu no Porto, diz-se tripeiro, mas está longe de falar bem português.
É descendente dos fundadores da Taylor's e está à frente desta companhia do século XVII, uma das mais antigas do mundo.
A família tem 11 quintas no Douro e nos últimos 100 anos criou três novos tipos de vinho do Porto.
Os Symington falam português com sotaque do Porto e inglês das classes altas, ganho nos melhores colégios britânicos.
A família começou a produzir vinho do Porto no século XIX e detém sete marcas, para além da Graham's.
São donos de 22 quintas no Douro, uma área equivalente a 1700 campos de futebol.
Mais de três séculos depois da criação deste vinho generoso, sobrevivem apenas cinco grandes produtores.
A Reportagem Especial SIC foi conhecer as duas famílias inglesas por trás do vinho do Porto.
FICHA TÉCNICA:
Jornalista: Susana André
Imagem: Pedro Carpinteiro/José Caldelas
Edição de Imagem: Ricardo Sant'Ana

Audiências de dia 20 de Agosto

  • TVI - 28,0%
  • RTP1 - 23,2%
  • SIC - 21,0%
  • RTP2 - 8,9%
  • Cabo - 18,5%

Programa mais visto da SIC ficou em 4.º lugar - Liga Europa (Benfica-Poltava) com 9,6% de ratio e 28,1% de share
2.º Programa mais visto da SIC ficou em 5.º lugar - Jornal da Noite com 9,0% de ratio e 30% de share. Voltou a ser o programa de informação mais visto!

Luciana Abreu no "Episódio Especial"

Muito se tem escrito sobre a relação de Luciana Abreu e Yannick Djaló, assim como da ex-namorada e mãe do filho do avançado sportinguista. Sábado, em "Episódio Especial", na SIC, às 14 horas, a cantora e atriz, de 24 anos, revela um pouco da sua relação com Djaló. "Estamos sempre a rir, passamos noites a falar, temos sempre assunto", conta Luciana, afirmando ainda não ter de provar nada a ninguém: "Tenho a minha consciência tranquila. Não destruí um casamento que já estava mais do que destruído", diz. Ana Sofia, ex-companheira de Djaló, também tem sido notícia, primeiro pela alegada traição do jogador, agora porque diz não receber a pensão de alimentos do filho, Chrystyan.
A entrevista integra a "Alta Definição" de Daniel Oliveira no programa.
fonte: site RECORD

20 de agosto de 2009

Brevemente na SIC há um Paraíso

As promos já passam na SIC! Do mesmo autor de Pantanal, Rei do Gado chega agora à SIC uma nova novela da Rede Globo. Paraíso estreia brevemente na SIC!
Cá para mim esta novela vai para as 19 horas caso não regresse o Nós Por Cá!
Mesmo assim é uma novela em que ninguém tinha falado sendo que Negócio da China continua colocada na gaveta (uma novela que tem a participação de vários portugueses como Ricardo Pereira

SIC em 2.º e 2 programas no top - 20.8.09

TVI - 26,3%
SIC - 21,8%
RTP1 - 21,5%
RTP2 - 9,7%
Cabo - 20,7%
Programa mais visto: Salve-se Quem Puder em 4.º lugar com 10,1% de ratio e 28,3% de share
2.º Programa mais visto: Jornal da Noite em 5.º lugar com 9,5% de ratio e 27,0% de share sendo o programa de informação mais visto!

19 de agosto de 2009

Momentos SIC [Blog] passa a semanal a pedido dos leitores

A pedido de várias famílias, ou melhor, a pedido de vários leitores que gostaram da iniciativa levada a cabo pelo SIC Blog intitulada Momentos SIC [Blog] esta passa a ser semanal ao contrário do que estava inicialmente previsto. A força dos leitores é importante e por isso já esta sexta-feira trarei aqui novamente 2 vídeos com Momentos que marcaram a SIC por uma ou outra forma!
A não perder na sexta-feira!

Futebol de Qualidade é AQUI!

O dia de hoje é marcado por uma coisa: futebol de qualidade entre duas grandes equipas. O jogo começa às 19h10 e tem transmissão em directo e exclusivo para Portugal na SIC. Cristiano Ronaldo é a estrela do Real Madrid e poderá estar a partir das 19h10 em campo diante do Borussia Dortmund. A não perder este que é um jogo de estrelas que tem transmissão na SIC!
Amanhã também há futebol desta vez entre o Benfica e o Poltava para a Liga Europa.

E o juri do Casting do RIR é...

A estação de Carnaxide e a Associação Rock in Rio anunciaram ontem o nome dos jurados de quem dependerá a escolha do próximo rosto da campanha Rock In Rio, ou seja, a sucessora de Carolina Patrocínio.
Além de Nuno Santos, director de Programas, fazem parte do júri o apresentador Pedro Miguel Ramos, Roberta Medina, vice-presidente do Rock In Rio, Agatha Arêas, directora de marketing e Betoca Jencarelli, directora criativa responsável pela campanha.
As candidaturas das jovens que têm de ter mais de 18 e menos de 25 anos podem ser entregues até domingo. E desde esta terça-feira é possível aceder alguns dos vídeos enviados pelas candidatos em rockinrio-lisboa.sapo.pt.
fonte: JN

As coincidências dos apresentadores dos "Ídolos"

Cláudia Vieira e João Manzarra descobriram ontem que o aniversário de ambos é no mesmo dia, a 20 de Junho. Os dois apresentadores da nova edição de ‘Ídolos’ acharam divertida a coincidência. E só se aperceberam dela quando o com CM perguntou a João Manzarra a sua data de nascimento. Cláudia desatou a rir e revelou ao colega: "Fazes anos no mesmo dia que eu!"
Os apresentadores frisaram ao CM que o seu signo é Gémeos, um signo que, segundo os astrólogos, é muito dado à comunicação.
Com diferença de seis anos, João Manzarra tem 24 e Cláudia Vieira 30, esta dupla de Gémeos parece, assim, ter potencial para se dar bem no novo trabalho.
Os dois apresentadores mostram-se, desde já, em sintonia, com vontade de se divertirem e, muito especialmente, de, como sublinham, "ajudar os concorrentes que, de repente, se vêem num concurso de televisão e têm de tentar vencer o nervosismo das eliminatórias".
Cláudia Vieira comenta ao CM: "Estou de regresso da Tailândia e foi simpático receber lá a confirmação de que iria mesmo ser a apresentadora de ‘Ídolos’". Por sua vez, João Manzarra, também apresentador, com Carolina Patrocínio, de ‘Todos Gostam do Verão’ (SIC), sublinhou: "Sinto-me contente. Sempre gostei de ‘Ídolos’
fonte: CM

RTP lidera e SIC em 3.º (18 de Agosto)

RTP1 - 26,9%
TVI - 23,8%
SIC - 21,0%
RTP2 - 9,7%
Cabo - 18,7%

Programa mais visto da SIC ficou em 6.º e foi o Salve-se Quem Puder com 23,4% de share e 8,2% de ratio

18 de agosto de 2009

Audiências dia 17 de Agosto

TVI - 26%
RTP1 - 22,1%
SIC - 21,4%
RTP2 - 8,7%
Cabo - 21,7%

Programa mais visto da SIC ficou em 4.º lugar e foi o Salve-se Quem Puder (28,0% de share e 9,6% de ratio)
Em 5.º lugar dos mais vistos ficou o Jornal da Noite (líder no seu horário) com 29,8% de share e 8,8% de ratio)

Gato Fedorento VS Políticos

Os "Gato fedorento" voltam ao ataque já a partir de meados do próximo mês. A classe política que se cuide, pois a tónica do programa, cuja referência será o mítico "Dailly show", será um humor cáustico a versar o período eleitoral.
Eis que após uma ausência considerável nas lides do pequeno ecrã, o quarteto de humoristas mais famoso do país está de regresso. Já em Setembro, e alojado na antena da SIC, arrancará o novo formato dos "Gato fedorento", o qual, mais do que nunca, terá como alvo preferencial um ataque mordaz aos políticos portugueses, não estivesse o país à porta das eleições legislativas e autárquicas.
Ao que o JN apurou, o conteúdo será diário, sendo que Ricardo Araújo Pereira, José Diogo Quintela, Tiago Dores e Miguel Góis, terão ido beber inspiração a uma fonte chamada Jon Stewart. Ora quem mais, senão aquele que conduz o mítico "Daily Show" por terras do tio Sam, para decalcarem estilo e abordagem, preservando, naturalmente, o cunho singular que é apanágio dos "Gato".
E se os comediantes de Carnaxide voltam à antena, os "Contemporâneos", da RTP, saem de cena por uns tempos. (...)
Saliente-se que durante a ausência televisiva dos "Gato fedorento" a equipa de quatro, além de retiros de descanso, investiu em lançamentos de CDs e DVDs. O último, por sinal bem recente, contempla a série "Barbosa", incluindo ainda o especial de fim-de-ano levado a cabo pelo grupo (na foto).
Gizado este projecto "em fase de produção", de acordo com fonte próxima, o programa estender-se-á no ar até Outubro. Vários "sketches" satirizando a classe política portuguesa, adivinham-se no alinhamento preconizado.
Recorde-se que algumas das rábulas dos "Gato Fedorento" a versar políticos foram as que mais êxito obtiveram. Tome-se como exemplo o boneco de Marcelo Rebelo de Sousa, vestido por Ricardo Araújo Pereira, a propósito da polémica sobre a despenalização do aborto que vigorava na ordem do dia em virtude do referendo.
fonte: JN

17 de agosto de 2009

Não Há Crise substitui Tá a Gravar

Depois de no horário das 19 horas termos tido os vídeos mais surpreendentes com o Tá a Gravar de Pedro Miguel Ramos e Carolina Patrocínio, agora é a vez de Nuno Graciano nos espantar com os apanhados da tv portuguesa. Não há Crise começou a ser emitido na sexta-feira e será a partir desta segunda-feira uma alternativa para a descontração!
Não perca, então, de segunda a sexta, o Não há Crise com o "tio careca" sempre às 19 horas!

SIC volta ao 2.º lugar e RTP em 1.º (dia 16.8.09)

RTP 1 - 26,7%
SIC - 24,9%
TVI - 22,3%
RTP 2 - 6,1%
Cabo - 20,1%
Programa mais visto da SIC e informação das 20h mais vista foi o Jornal da Noite com um share de 26,5% e ratio de 7,6% a ficar no 5.º lugar dos mais vistos!
A ver vamos como se safa a SIC agora que a RTP1 não tem volta a Portugal de bicicleta...

16 de agosto de 2009

Sondagem sobre os programas da SIC

Este Verão a SIC surpreendeu-nos mais uma vez com programas inovadores como foi o caso de Salve-se Quem Puder, TGV - Todos Gostam do Verão e SIC ao Vivo, por exemplo. Muitos outros apareceram na área da ficção como foi o caso de O Mundo da Patty ou mesmo Cenas do Casamento, Mar Azul. Houve também remodelações como foi o caso de Tá a Gravar.
O Verão caminha para o fim e é tempo de fazer um balanço sobre os programas referidos em cima.
Cabe ao leitor do SIC Blog fazer essa análise. Vote na barra lateral numa sondagem em que se pergunta qual foi o programa que venceu este Verão. A escolha é sua e o seu voto pode decidir no final a sondagem!

Audiências 15 de Agosto

RTP1 - 30,0%
TVI - 22,4%
SIC - 22,1%
RTP2 - 6,5
Programa mais visto da SIC foi o Salve-se Quem Puder Famosos - 8,6% de ratio e 28,9% de share

A Semana vista pelo Bloguer

A semana que agora terminou foi um pouco atípica para os lados de Carnaxide. Durante toda a semana (segunda a sexta-feira) a SIC nunca se conseguiu impor no 2.º lugar ficando em 3.º na preferência dos telespectadores. Volto a referir que apenas cerca de 10 mil pessoas decidem quem ganha e quem perde nas audiências pois é esse o universo estatístico da Marktest (via Mediamonitor).
Será uma semana para esquecer? Penso que não! Acho que é importante para a direcção de programas ter estes resultados visto que o regresso do Jogo Duplo à RTP fez com que programas como Salve-se Quem Puder descesse na grelha (e não me venham dizer que o programa está gasto…). Ao domingo a SIC continua a dar bons frutos muito por causa do TGV – Todos Gostam de Verão. Na semana passada ainda teve a repetição do Salve-se Quem Puder – 50 e o directo à Festa da Caras / SIC que conseguiram superar a concorrência no horário em que foram emitidos…
O acesso ao prime-time (horário nobre) continua a ser o grande calcanhar de Aquiles da SIC. Esteve lá concursos (Roda da Sorte, por exemplo), Informação (Nós por Cá), entretenimento (Vida Animal) ou mesmo novelas… Estas foram as que conseguiram puxar a SIC para cima… Agora… nem Tá a Gravar nem Não Há Crise (que foi emitido esta sexta para surpresa de todos) não conseguem ultrapassar a barreira dos 20% de share. Mérito vem depois para o “Jornal da Noite” que continua a ser a bandeira segura da SIC naquele horário com uma excelente subida apesar dos programas que o antecedem nomeadamente Tá a Gravar que tem sido emitido recentemente. Será melhor colocar uma telenovela nova naquele local? Fica aqui a pergunta! Ou deixo aqui outra sugestão: colocar um sketche dos Gato Fedorento antes do Jornal da Noite…
Na terça-feira o destaque positivo vai, claro está para o SIC ao Vivo que liderou a emissão durante o período em que foi emitido (11h-13 e 16h19h) deixando quer a TVI quer a RTP 1 para trás…
A ver vamos como é que a SIC se comporta no dia de hoje visto que a Grande Reportagem SIC está de regresso seguido do TGV que lidera as audiências sistematicamente no período em que é emitido.

SIC ao Vivo - localidades

Depois de uma semana no Minho e na Figueira da Foz o "SIC ao Vivo" desce até ao Ribatejo!
Segunda-feira: Santarém
Terça-feira: Costa da Caparica
Quarta-feira: Sesimbra
Quinta-feira: Mafra
Sexta-feira: Azeitão.

Futebol na quarta e quinta-feira

A semana que agora começa trás uma novidade: o futebol volta à grelha de programas da estação com dois jogos excelentes. Um é já na quarta-feira em que frente a frente estarão Borussia Dortmund e Real Madrid onde joga o CR9! O jogo é emitido na SIC a partir das 19 horas.
No dia seguinte, ou seja, na qinta-feira é a vez da Liga Europa se jogar na SIC (tem o exclusivo da competição em canal aberto). O Benfica vai à Ucrânia defrontar o Poltava e o jogo tem transmissão na SIC a partir das 21h30.

15 de agosto de 2009

Vídeos do "TV Turbo" da SIC Notícias no Meo

O Meo lançou recentemente uma nova área nos conteúdos gratuitos do videoclube virtual, constituída por segmentos do programa ‘TV Turbo’, da SIC Notícias.
Estes vídeos contêm ensaios de todas as marcas de automóveis e fornecem informações sobre segurança e impacte ambiental. 'Este é um exemplo de outros projectos que se irão seguir tendo em conta a lógica de fornecer conteúdos on-demand, neste caso gratuitos, permitindo às pessoas verem o que querem e quando querem, ao contrário da versão difundida por televisão', explica fonte oficial da PT.
Dentro da secção há uma área exclusiva da marca que patrocina o projecto, com informação sobre todos os seus modelos. 'Esta marca está a ser pioneira, mas trata-se de uma oferta muito segura com um target imenso', acrescenta a mesma fonte.
ARQUIVO: FACILITA PROCURA
A secção ‘TV Turbo’ dispõe já de um arquivo com cerca de 50 vídeos, que todas as semanas será actualizado com mais conteúdos, até um máximo de 400.
fonte: site CM

Cláudia Vieira > "Gosto da dinâmica do programa"

Cláudia Vieira, actualmente de férias na Tailândia, vai, em breve, apresentar a nova edição de ‘Ídolos’, com João Manzarra, na rentrée da SIC. É a estreia triunfal, aos 30 anos, da actriz e ex-‘moranguita’ na apresentação.
'Não sou uma espectadora assídua de ‘Ídolos’, mas sou bastante atenta ao desenrolar do programa. Gosto da dinâmica do programa, porque conjuga o lado humano com o talento e os sonhos de cada um dos concorrentes', diz Cláudia Vieira sobre o programa que se prepara para apresentar após o Verão.
'Será uma estreia para mim em todos os sentidos, como tal, e visto o João [Manzarra] já ter experiência na apresentação, será um grande apoio para este novo desafio. Acho o João muito divertido, animado e um excelente apresentador', revela.
Nascida em Lisboa a 20 de Junho de 1979, Cláudia Vieira iniciou a sua carreira como modelo e actriz. Em Junho de 2008, assinou com a SIC um contrato de exclusividade de três anos. O seu último papel na representação foi o da skysurfer Vitória, protagonista da novela ‘Podia Acabar o Mundo’ (SIC, 2008). Integrou ainda o elenco da série ‘A Vida Privada de Salazar’, no mesmo canal. Participou nas novelas ‘Ilha dos Amores’ (TVI, 2007) e ‘Fala-me de Amor’ (TVI, 2006), ‘Morangos com Açúcar’ (TVI 2004/2005) e, ainda, em ‘Maré Alta’ (SIC, 2004) e no programa ‘Canta Por Mim’ (TVI, 2006). No cinema, entrou em ‘Second Life’ e ‘Contrato’, ambos em 2009. Em ‘Morangos’, a jovem conheceu o namorado, o actor Pedro Teixeira. Cláudia estreou-se no teatro em Março deste ano, com a peça ‘Saia Curta e Consequências’. Capa de revistas como ‘FHM’ e ‘GQ’, Cláudia foi eleita ‘Mulher Triumph 2007’, tendo representado essa marca de lingerie em Portugal.
João Manzarra, ao contrário de Cláudia Vieira, já tem experiência como apresentador em ‘Curto-Circuito’ e ‘Todos Gostam do Verão’, este último, ao lado de Carolina Patrocínio, aos domingos à noite na SIC. Os primeiros castings para concorrentes à terceira edição de ‘Ídolos’, produzida pela Freemantle, realizam-se dia 21, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

PRIMEIRAS EDIÇÕES: OS VENCEDORES NUNO NORTE E SÉRGIO LUCAS
O programa de talentos musicais ‘Ídolos’ estreou em Portugal, na SIC, em 2003, baseado no programa britânico ‘Pop Idol’. O vencedor foi Nuno Norte que integrou a Filarmónica Gil. No ano seguinte, realizou-se a segunda edição de ‘Ídolos’, ganha por Sérgio Lucas, que, depois, transitou para cantor residente do programa de Fátima Lopes, ‘Fátima’, na SIC.
Mas o rosto que mais fama conquistou após ‘Ídolos’ foi o de Luciana Abreu, em 2005, que viria a protagonizar ‘Floribella’ (SIC, 2007). As duas primeiras edições de ‘Ídolos’ foram apresentadas por Sílvia Alberto e Pedro Granger. Compunham o júri Sofia Morais, Manuel Moura dos Santos, Luís Jardim e Ramón Galarza. O formato original norte-americano, ‘American Idol’, criado por Simon Fuller, empresário das Spice Girls, estreou em 2002 no canal Fox.
fonte: site CM

Ricardo Pereira gravou no Marquês

Ricardo Pereira surpreendeu ontem quem passava pelo Marquês de Pombal, em Lisboa. O actor, que protagoniza ‘Pedro Cardoso’ na nova novela da SIC, ‘Eterno Amor’, mostrou as suas habilidades de motociclista em cima de uma antiga Vespa.
Um amor impossível. É esta a história que vai preencher o serão dos telespectadores da SIC a partir de Outubro. Ricardo Pereira, na pele de ‘Pedro’, e Sandra Barata Belo, como ‘Leonor’ vão ser um verdadeiro par ‘Romeu e Julieta’ à portuguesa.
‘Leonor’ é descendente de uma família rica. ‘Pedro’ é um rapaz humilde. Conhecem-se no último ano do curso de Arquitectura e apaixonam-se profundamente, contra a vontade do pai, ‘Tomás’.
Como já não bastassem as suas origens humildes, ‘Pedro’ descobre ainda que o ‘futuro sogro’ abusou sexualmente da empregada, que é sua prima, e decide enfrentar o ‘ricaço’. Irritado, ‘Tomás’ trata de encomendar o atropelamento do rapaz, que passa cinco anos em coma. A ‘Leonor’, que fica grávida, é dito que o namorado morreu. Não descansado, ‘Tomás’ decide também fazer desaparecer o neto. ‘Leonor’ vive dias de angústia e depressão, até que, cinco anos depois, já casada com um homem que o pai lhe escolheu, reencontra ‘Pedro, que julgava morto. O drama e a luta por um amor quase impossível acabam por voltar ao início.
fonte: site CM

14 de agosto de 2009

Camilo & Filho a partir de hoje e todas as sextas

Com o final da transmissão dos 13 episódios que compunham a 1.ª série de Camilo – o presidente a SIC repõe a partir desta noite o sucesso Camilo & Filho com Camilo de Oliveira e Nuno Melo!
No entanto a 2.ª série de Camilo – o presidente vem a caminho não estando, porém, ainda decidida a data de estreia.

Momentos SIC [Blog] - 1

Tal como foi avançado pelo Blog no decorrer desta semana, estreia hoje aqui um novo espaço de vídeos de momentos que por um ou outra forma marcaram a SIC durante os quase 17 anos de idade! Para começar esta rubrica quinzenal nada melhor do que dois programas que marcaram gerações. Em primeiro falo de Big Show SIC exibido semanalmente entre os anos de 1995 e 2001 que tinha actuações de artistas portugueses e internacionais. Pelo estilo de música apresentado neste mega sucesso de audiências das tardes de sábado, a SIC passou a ter no programa o “pimba”. O momento mais esperado e medonho (para alguns) era a entrada em estúdio do Macaco Adriano chegando todos a reproduzir o som do macaco que ficaram conhecidos na vida do programa. O programa tinha duração de cerca de 3 horas e era apresentado pelo saltitão imparável João Baião!

O outro programa que trago aqui na estreia desta rubrica é o Agora ou Nunca exibido na SIC durante 2 anos (1996-1998) apresentado pelo Jorge Gabriel. O objectivo era pura e simplesmente apenas um: acabar com as fobias dos espectadores/concorrentes. Na troca recebiam os antigos “contos” ($). Quem ficou mais célebre neste programa foi o homem do “ponha, ponha, ponha”, “isso vai-me arranhar a careca toda…”

Até daqui a 15 dias com uma pergunta que fica no ar: Quem não ficou marcado por estes programas???

13 de agosto de 2009

Passatempo Cristiano Ronaldo

Em Agosto o melhor jogador do mundo joga na SIC.
A SIC oferece-lhe a possibilidade de assitir ao espectacular jogo entre o Real Madrid e o Rosenborg.
Para isso só tem que fazer responder à pergunta que lhe colocamos, bastando para isso ligar o 760 20 60 70 (preço da chamada: 0.60 euros + IVA). Para responder à pergunta, use as teclas do seu telefone.

(Exemplo: caso opte por responder número 1, use a tecla 1)

Pergunta:
QUAL A CAMISOLA DE CRISTIANO RONALDO NO REAL MADRID?

O vencedor será aquele que responder mais rápido à pergunta (tempo medido em milissegundos desde o Bip até que a tecla seja pressionada)
Antes de participar, consulte o regulamento AQUI.

PRÉMIO*:
- Viagem a Madrid para duas pessoas
- Estadia num hotel perto do estádio Santiago Bernabéu
- Almoço num dos restaurantes do estádio
- Visita guiada ao Bernabéu
- Bilhetes para duas pessoas assistirem ao jogo Real Madrid x Rosenborg
- Bolas e camisolas autografadas pelo plantel do Real Madrid (incluindo Cristiano Ronaldo e Kaká)

*Ao prémio é acrescentado um seguro de viagem

ATENÇÃO:
- Todos os participantes devem ser maiores de idade.
- A entrega do prémio depende da regularidade de toda a documentação necessária.

Os vencedor será informado no dia 23 de Agosto.

Salve-se Quem Puder do fim das gravações

O SIC Blog sabe, de fonte próxima do programa Salve-se quem Puder, que as gravações do sucesso das noites de segunda a sábado já está todo gravado e, portanto, acabaram as gravações do mesmo. O programa tem feito furor tendo sido muitas vezes o mais visto da antena de Carnaxide e ficando na maioria das vezes, também, nos cinco programas mais vistos do dia. Sendo assim a dupla que compunha o painel de apresentadores Diana Chaves e Marco Horácio desfaz-se sendo que há muitas surpresas reservadas até ao último programa que será exibido em Setembro. O último programa estará também cheio de bobagem!

11 de agosto de 2009

Momentos SIC [Blog] estreia sexta aqui!

Estreia na próxima sexta e quinzenalmente aqui, no SIC Blog, poderá ver os momentos mais marcantes da SIC durante os últimos 16 anos de vida. Poderemos trazer aqui todo o tipo de vídeos, alguns que muitos desconhecem mas que o SIC Blog sabe que você quer ver... Aproveite e envie sugestões para o e-mail do blog que é blog.tuga.news@gmail.com com o tema Momentos SIC Blog e poderá ver aqui a sua sugestão de quinze em quinze dias sempre à sexta-feira. É uma rúbrica que marca várias gerações e que marcou quando foi emitida. São 2 vídeos por "Momentos SIC [Blog]"!

SIC baixa ao 3.º posto

As coisas não correram bem ontem para os lados de Carnaxide. A SIC ontem baixou ao 3.º posto dos canais portugueses a 0,4% do Cabo. A TVI voltou a liderar depois do péssimo resultado conseguido no domingo (ficou abaixo do Cabo) - fez menos de 20% . A RTP também desceu tendo alcançado 23,6% de share. No final TVI com 26,3 seguido da RTP 1 com 23,6 e da SIC com 21,2. Destaque positivo para o Jornal da Noite com um share de 29,1% a ficar em 5.º lugar dos programas mais vistos

Ongoing quer controlar SIC [Impresa]

Aproveitou-se a apresentação de José Eduardo Moniz como vice-presidente da Ongoing Media para esclarecer que a prioridade do grupo é comprar a Impresa e não a Media Capital. O trunfo para seduzir Balsemão chama-se Moniz.
"Damos prioridade às posições onde estamos presentes", disse, ontem, Nuno Vasconcellos, presidente da Ongoing Media, proprietária do Diário Económico. Este grupo detém 23.5% da Impresa (SIC). Rafael Mora, o número dois da Ongoing, de nacionalidade espanhola, reiterou a ideia, recorrendo à metáfora do namoro para exemplificar o ponto da situação dos negócios. "Com a Media Capital houve conversas informais, saímos para tomar um copo, não houve namoro, não nos obriguem a casar já", explicou. "Com a Impresa já namorámos; ela é a nossa primeira prioridade".
Mostrando-se paciente em relação a uma resposta afirmativa da parte de Francisco Pinto Balsemão, o presidente da Impresa;o vice-presidente da Ongoing referiu que não é imperioso adquirir uma posição maioritária no grupo. Basta-lhes 30%, desde que o acordo tácito pressuponha poder de decisão. "Queremos partilhar a gestão". A atitude diante do desejado poder na televisão revelou-se ontem menos exigente do que a expressa na semana passada. O objectivo: levar Balsemão a ponderar a possibilidade de delegar o comando. Numa proposta inicial, sobraria a Balsemão o cargo de administrador não executivo na empresa que fundou. Recorde-se que o presidente da SIC comunicou não estar disposto a alterar a sua posição. Ontem, Rafael Mora falava que não tinha pressa e que nem sequer foi estabelecido um prazo para se passar ao plano B - a negociação com a Prisa.
Para Nuno Vasconcellos, presidente da Ongoing, o negócio com a Impresa não trava um futuro acordo com a Media Capital. "Não estamos em conversações com a Prisa, mas estamos abertos à sua retoma", declarou. De qualquer modo, se houver evolução neste sentido, a Ongoing irá desfazer-se na participação da SIC. Ontem, a tónica do seu discurso foi outra: a aposta na lusofonia, no Brasil e nos países africanos. "Esperamos inovar para que Portugal seja um pólo de desenvolvimento da língua portuguesa". Foi neste feixe de coordenadas que introduziu a contratação de José Eduardo Moniz, a quem reconhece a qualidade de "trunfo para qualquer grupo de média".Sobre um eventual acordo prévio com a PT, anterior interessado na TVI, Vasconcellos admite a criação de sinergias, mas não mais do que isso. " Não acredito que os grupos de telecomunicações criem conteúdos".
fonte: JN

10 de agosto de 2009

Festa Caras / SIC

Festa CARAS SIC com 21,5%

Num programa conduzido por Ricardo Pereira e Sofia Cerveira com reportagens de Margarida Barreiras e Catarina Morazzo a SIC levou ontem das 00h35 às 1h24 o programa especial da Festa CARAS / SIC realizado no T Clube na Quinta do Lago.
Pela passadeira vermelha passaram vários convidados da SIC com destaque para os Nunos Eiró e Graciano, Rita Ferro Rodrigues, Fátima Lopes, Carolina Patrocínio e Pedro Miguel Ramos, Nuno Rogeiro, Nuno Santos (director de programas) e Andreia Vale, Claudia Jackes, as apresentadoras do Fama Show Orsi Feher, Rita Andrade, Cláudia Borges e a mais recente aquisição Andreia Rodrigues entre muitos outros como José Gomes Ferreira.
O programa liderou na faixa horária em que foi emitido sendo que no total conseguiu um share de 21,5%.

Cláudia Vieira e João Manzarra no "Ídolos"

Cláudia Vieira e João Manzarra são os apresentadores da terceira temporada de "Ídolos" que a SIC está a preparar para a "rentrée". Tal como com Diana Chaves, em "Salve-se quem puder", a estação coloca uma actriz no papel de apresentadora.
"Vai ter que se apoiar muito em mim (risos)", brincou João Manzarra, quando questionado sobre a inexperiência da futura colega, acrescentando ter ficado muito contente com a escolha. "Sei que ela tem muito bom coração e é muito simpática".
O apresentador, que conduz ao lado de Carolina Patrocínio "Todos Gostam do Verão" ("TGV"), o concurso das noites de domingo de Carnaxide, ficou satisfeito com o convite para a próxima aposta da estação. "Parece que aos poucos me vou tornando menos numa 'jovem promessa' e passo a ser mais 'uma certeza'", disse.
Quanto a "Ídolos", Manzarra, explicou que se trata de um formato com que se identifica. "Sempre achei muita graça à parte dos 'castings', do julgamento. Foi um programa que terminou e que ainda hoje as pessoas falam dele", sublinhou.
Para o novo desafio, o apresentador explicou que não se vai inspirar em outros registos. "Vai ser na linha do que fui até agora. O que está ali é muito daquilo que sou. Mas ainda tenho bastante a aprender e estou aberto às indicações da produção". Questionado sobre se gostaria de encontrar a "Susan Boyle portuguesa", João Manzarra responde bem humorado: "Se houver vou encontrá-la!".
Depois de ganha a aposta de Diana Chaves, a SIC volta a escolher uma actriz para a condução de um programa de horário nobre. Cláudia Vieira, tal como Diana Chaves, trocou a TVI pela estação de Carnaxide. Pouco depois desempenhou um dos principais papéis de "Podia Acabar o Mundo". Esta é a sua estreia à frente de um formato de entretenimento.
Tal como o JN já noticiou, os "castings", arrancam a 21 de Agosto, na Alfândega do Porto. Fonte da produção revelou que estão já mais de dez mil pessoas inscritas, de Norte a Sul do país. Por isso, os castins vão estender-se a várias localidades, de modo a que ninguém fique sem mostrar o seu talento.

9 de agosto de 2009

Festa de Verão CARAS / SIC

A SIC transmite hoje a partir das 00h35 um especial da Festa de Verão CARAS / SIC! Apesar de estarmos num domingo e de algumas pessoas poderem trabalhar amanhã não deixe de assistir ao encontro de Verão da família Impresa representado pela revista CARAS e pela televisão SIC!

SIC lidera e coloca Jornal da Noite como mais visto

7 de agosto de 2009

Atenção aos que concorreram ao Ídolos!

Alterações na programação

A SIC fez algumas alterações nos últimos dias na sua programação da tarde. O horário que foi trocado foi o das 17h e o das 18h. Assim sendo, "Mar Azul" que até agora era exibido de segunda a sexta-feira no horário das 17 horas passa para sábado de manhã (por volta das 11h). A até agora novela das 18 horas, "Três Irmãs", passa a ser emitida a partir das 15h30 fazendo com que o "SIC ao Vivo" se prolongue até quase as 19 horas altura em que entra o "Tá a Gravar".

5 de agosto de 2009

Moniz sai da TVI e Impresa salta 6% na Bolsa

As acções da Impresa dispararam 5,94% depois de ter sido anunciado que José Eduardo Moniz vai deixar de ser director-geral da TVI, a principal concorrente da SIC.
"Tudo o que tenha a ver com o enfraquecimento da TVI é bom para a SIC e como tal é bom para a Impresa", explicou um analista ao Económico.
Para o especialista, sendo José Eduardo Moniz um dos principais responsáveis pelo sucesso de audiências da TVI, é natural que esta notícia tenha um impacto positivo nas acções da Impresa, a dona da SIC.
Os títulos da Impresa avançavam 4,95% para 1,06 euros em Lisboa, depois de já terem estado a ganhar 5,94% durante a sessão.

Sondagem do SIC Blog

Apesar de estar encerrada há vários dias, o SIC Blog divulga agora o resultado da sondagem da preferência da rapariga que poderá vir a fazer par com João Manzarra (nome ainda não confirmado)!
As preferências recairam sobre os vários apresentadores em debate. No entanto Diana Chaves, Luciana Abreu e Carolina Patrocínio são os nomes mais votados. Diana Chaves recebeu mais de 50 votos sendo que acumula, no final, 37% dos votos...

Queres ser a cara da SIC no Rock in Rio? Inscreve-te se és... rapariga

Depois dos rostos seleccionados pela SIC, Sílvia Alberto, Ana Rita Clara e Carolina Patrocínio terem sido as caras oficiais das três primeiras edições portuguesas do Rock in Rio, este ano o desafio é lançado ao público feminino que queira ser a cara do maior evento de música e entretenimento do mundo.
O “Casting Rock in Rio na SIC” vai dar a oportunidade à vencedora de ser a cara da campanha do Rock in Rio-Lisboa a ser veiculada entre Janeiro e Maio de 2010 na SIC e de receber um cachet no valor de 1.000 euros. A emoção vai contagiar as jovens portuguesas de todo o país.
Para participar no “Casting Rock in Rio na SIC” as jovens têm de ter entre 18 e 25 anos, serem portuguesas e enviar um vídeo com a duração máxima de 60 segundos. O registo deverá ser feito no site entre 10 e 23 de Agosto através do preenchimento do formulário e do upload do vídeo.
As candidatas vão ser submetidas a várias provas de avaliação de fotogenia, dicção e capacidade comunicativa, as quais vão ser julgadas por um júri composto por elementos da organização do Rock in Rio-Lisboa e da SIC. O público também é chamado a dar a sua opinião através da votação online e chamadas telefónicas, tornando o concurso acessível a todos os portugueses.
O “Casting Rock in Rio na SIC” está dividido em 4 fases. A primeira fase decorre de 10 a 23 de Agosto e é o período correspondente à recepção dos vídeos realizados pelas candidatas, os quais ficarão disponíveis no site do evento para visualização do público. Segue-se a segunda fase, de 24 a 29 de Agosto, etapa destinada à votação online do público nos 100 vídeos com as melhores prestações assim classificadas pelo júri para o concurso. Desses 100 vídeos, de acordo com a opinião do público, o júri irá escolher as 20 candidatas que irão passar à semi-final. A fase 3, de 31 de Agosto a 6 de Setembro, diz respeito à votação online do público nos vídeos das 20 semi-finalistas seleccionadas, assim como à avaliação presencial das candidatas pelo júri que irá escolher as quatro finalistas do concurso. A última fase, que vai de 7 a 21 de Setembro corresponde à votação telefónica do público e avaliação do júri. As finalistas participarão em alguns programas da SIC e a grande vencedora do “Casting Rock in Rio na SIC” será anunciada em directo no Curto Circuito, da SIC Radical, no dia 21 de Setembro.
A campanha de promoção do concurso na SIC é protagonizada por Carolina Patrocínio, cara do Rock in Rio-Lisboa 2008 que, a partir do dia 10 de Agosto, vai desafiar as jovens portuguesas a substituí-la nessa tarefa.
O “Casting Rock in Rio na SIC”, projecto desenvolvido em parceria pelo Rock in Rio e pela SIC, é uma iniciativa patrocinada pelo Millennium bcp, patrocinador principal do Rock in Rio-Lisboa, e conta com o apoio do portal SAPO.
Todas as informações sobre o “Casting Rock in Rio na SIC” estão disponíveis no site oficial do evento, já a partir de hoje.

2 de agosto de 2009

Rita Ferro Rodrigues em entrevista

Coordenadora de "SIC ao vivo" está ausente do pequeno ecrã há algum tempo. Saudosa da apresentação, Rita Ferro Rodrigues diz-se satisfeita com cargo directivo
Debutou para as lides televisivas com apenas 16 anos no "Caderno Diário" da RTP2. Desde cedo se evidenciou no pequeno ecrã, caminhando num trilho sempre ascendente. Pivô da SIC Notícias ao longo de um ano, Rita Ferro Rodrigues percebeu que a sua vocação se prendia mais com a faceta de apresentadora. Conduziu "Contacto" ao lado de Nuno Graciano, formato que deixou para integrar a direcção de Programas de Carnaxide. Aos 33 anos é, no presente, a coordenadora-executiva do programa itinerante do período de "day-time" da antena do canal.
Que balanço faz de "SIC ao vivo"?
Estamos quase com um mês de emissões. Muito mais do que o objectivo das audiências, o nosso propósito é aproximarmo-nos dos portugueses, num momento em que o país precisa de ser abraçado. Somos uma caravana de 70 pessoas em jeito de embaixadores da SIC. Em termos de balanço não podia ser mais positivo. Tem vindo a superar as melhores expectativas. Não falta público, entusiasmo, carinho, sugestões. Ultrapassa a barreira do programa e abrange toda a SIC. Esse será um dos grandes trunfos.
É um investimento avultado. Têm tido o retorno esperado?
É um investimento muito bem pensado, na senda de uma contenção orçamental grande, numa altura em que a SIC, como outra empresa qualquer em tempos de crise, tem de reduzir custos. É inteligente também do ponto de vista das parcerias, cooperações e patrocínios, nomeadamente das autarquias. Trata-se de um formato viável e com cabimento orçamental. O retorno tem sido extraordinário na forma como somos recebidos. Sentimos que estamos a semear algo que poderemos colher mais tarde, já a médio prazo.
Como entende o facto de, ainda assim, ser ultrapassado em audiências?
Como estação privada, naturalmente, trabalhamos para as audiências. Tentamos superar-nos a nós próprios. Sabíamos que seria uma batalha difícil, um empreitada complicada. De manhã temos adversários muito fortes. Porém temos recuperado público para a antena da SIC, sobretudo nesse horário. Há muito a melhorar e fazemos um esforço para agradar a mais pessoas. Sinto que nos reconciliámos com uma geração mais jovem que andava apartada do canal. Este é um programa que não exclui ninguém. A sua lógica é muito positiva e, apesar de apontamentos emocionais, tem música, surpresas e alegria.
Como se justifica a conquista desse "target" mais novo?
Explica-se à luz da imagem que a SIC está a tentar projectar, que assenta na abrangência da família inteira. Temos levado a cabo um "refresh" mais "light" da programação, de que "TGV" e "Salve-se quem puder" são também exemplos.
Que retrospectiva faz do cargo que assumiu na direcção de Programas?
Eu não sinto que assumi qualquer cargo, não me lembro disso nem faço essa abordagem. Todavia, tem sido uma experiência muito gratificante. A oportunidade de liderar uma equipa como esta é algo que me dá uma bagagem muito importante a nível de crescimento profissional, que me irá render no futuro.
Como é o perfil da Rita como chefe?
Sou igual a mim própria na vida, embora requeira capacidade de liderança e algum pulso. Acredito profundamente, é, aliás, a minha filosofia de vida, que quando as pessoas são tratadas com respeito e vêm o seu trabalho reconhecido, as coisas funcionam bem. Rigor e exigência são premissas fundamentais, mas é qualquer coisa tácita, não preciso de invocar as palavras.
Gosta de estar no "backstage"?
Ando sempre a correr de um lado para o outro, a mil à hora. Temos um dia que não pára, sempre a dar autógrafos e beijinhos, é muito engraçado. Sinal de que a SIC está viva é este carinho que nos orgulha.
Não sente saudades de um contacto mais directo com o público?
Muitas. Às vezes estou na "régie" e apetece-me passar para a apresentação. Comunicar e apresentar programas é o que mais gosto de fazer.
Por falar em "Contacto", ficou uma nostalgia ao abandonar o programa? Existe uma espécie de apego quase maternal com os conteúdos em que está inserida?
Sinceramente não ficou nostalgia. Na altura estava exausta e a precisar mesmo de sair, pelo que o convite do Nuno Santos surgiu no momento certo. Guardo óptimas recordações. Há um apego sim aos horários. Mas o desprendimento é automático, nem tão pouco necessito de fazer um período de luto. Já não estou no pequeno ecrã há cerca de um ano, mas é uma relação cuja gestão faço com tranquilidade.
Fica, de certa forma, triste com o final deste "talk show" vespertino?
Estava esgotado. É preciso renovar. Os formatos estavam desgastados e houve claros sinais que era necessário refrescar a grelha. Tudo tem o seu próprio tempo. Um dos trunfos da SIC é não cristalizar.
Também "Fátima" perdeu terreno para a concorrência...
Mas não nos podemos esquecer de que os programas das manhãs da SIC lideraram indiscutivelmente durante cerca de 12 anos.
O que pode revelar da programação que está ser preparada o "day time" na "rentrée"?
Não posso revelar nada, porque sinceramente nada sei. Apenas que está uma equipa competentíssima a tratar do assunto.
A nova roupagem da SIC permitirá fazer uma corrida de velocidade, de meio-fundo, ou de fundo?
Às vezes há que fazer corridas de 100 metros, mas estou convicta que realmente só se ganha nas grandes maratonas. Resistir quando estamos a perder, mas vencer no fim.
Quando irá conduzir um programa?
Não sei. Até 11 de Setembro estou a coordenar o "SIC ao vivo", penso numa coisa de cada vez, e não conversei com o Nuno até ao momento sobre essa matéria. Tenho valor enquanto apresentadora e por certo a SIC contará comigo.
Que tipo de formato a realizaria?
Os formatos que me realizam têm um denominador comum: tempo para conversar com as pessoas e dar a conhecê-las. São as mais simples que por vezes têm mais para ensinar. É viciante saber que se faz companhia a quem se sente só.
fonte: site JN

"Uma Aventura" em cinema

1 de agosto de 2009

SQP > Diana Chaves - Marco Horácio